CONSULTA DE ENFERMAGEM NEONATAL: UM PROJETO EM EXTENSÃO, NO PERÍODO DE 1996 A 2006
Resumo
O presente estudo relata a experiência de implantação e implementação do Projeto de Extensão: Consulta de Enfermagem Neonatal: Uma Alternativa para a Assistência, realizada pelos docentes da Disciplina de Enfermagem do Departamento Materno-Infantil (DEMI). Tem como objetivos relatar a experiência de implantação do projeto e descrever as atuais atividades e estratégias realizadas. A consulta de enfermagem acontece uma vez por semana, tendo nesse campo a atuação dos alunos de graduação em enfermagem. O projeto de Extensão possui quatro dimensões do cuidar: Assistência, Ensino, Pesquisa e Técnico-Administrativo. Foram atendidas desde a sua implantação 1773 crianças, para seu acompanhamento e crescimento no primeiro ano de vida. O projeto de extensão possibilita a integração entre a universidade e o sistema de saúde, articulada ao ensino e pesquisa. Nele está presente a produção de conhecimento, a troca de saberes através de uma relação dialógica entre alunos, docentes, discentes, profissionais e comunidade assistida. Além disso, a formação de um profissional com olhar crítico-reflexivo sobre a realidade vivida pela criança e sua família.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).