INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES

  • Vinícius Ximenes M. da Rocha Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde na Paraíba.
  • Emmanuel Fernandes Falcão Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Palavras-chave: Extensão Universitária, metodologia extensionista, integração entre ensino-pesquisa-extensão

Resumo

Com a expansão nacional da proposta do Estágio Nacional de Extensão em Comunidades (ENEC) através da parceria junto ao Ministério da Saúde e ao Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, conforme a linha do Projeto Vivências e Estágios em Educação Popular em Saúde (VEPOP) e dentro do projeto VER-SUS Extensão, surge a necessídade de grande solidariedade no fluxo de conhecimentos e saberes entre as localidades onde já acontecem as propostas de ações extensionistas reflexivas norteadas pela metodologia do trabalho de Mobilização Coletiva e Individual (Met-MOCI), desenvolvida a partir da síntese de vinte anos de trabalhos de extensão comunitária na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e aquelas onde a proposta está em vias de implantação. Assim, este instrumento metodológico se desdobra em quatro eixos que visam trabalhar questões que vão desde programas de organização interna dos trabalhos, até a busca de parcerias, tanto junto aos movimentos sociais como às grandes instituições formais, além, claro, de contribuir na sistematização dos diálogos iniciais junto aos atores sociais das comunidades. A expectativa é que este instrumento metodológico seja um catalisador para os trabalhos de extensão apoiados pela iniciativa do VEPOP e que estes possam ser ensaios de experiências que inovem na amostragem de formas de se integrar ensino e pesquisa a partir da extensão universitária, construindo novas bases de como se gerar conhecimento acadêmico, dialógico e interativo com a dinâmica da sociedade civil brasileira, principalmente naqueles setores nos quais se concentram as classes sociais subalternas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
02-12-2006
Como Citar
DA ROCHA, V.; FALCÃO, E. INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA ARTICULAÇÕES INICIAIS DO ESTÁGIO NACIONAL DE EXTENSÃO EM COMUNIDADES (ENEC)/ VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS EM EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DA UFPB (VEPOP) E INÍCIO DE ABORDAGEM DE TRABALHO JUNTO COM AS COMUNIDADES. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 4, n. 2, p. 19-25, 2 dez. 2006.
Seção
Artigos