SAÚDE E COMUNICAÇÃO: QUALIDADE DE VIDA NO VARJÃO
DOI:
https://doi.org/10.36661/2358-0399.2006v4i2.958Palavras-chave:
Extensão Universitária, Saúde PúblicaResumo
Buscando estimular a responsabilidade social dos universitários e contribuindo para a qualidade de vida dos(as) moradores(as) do Varjão (população de aproximadamente 8 mil pessoas), a partir de 2001, uma equipe multidisciplinar da Universidade de Brasília (UnB), com a participação centrada inicialmente no curso de medicina, atua no projeto "Saúde e Qualidade de Vida do Adolescente na comunidade do Varjão". A partir de 2002, o trabalho envolveu estudantes de Comunicação Comunitária. Ações de ensino, pesquisa e extensão já geraram oficinas de capacitação à comunidade e três CDs de prevenção às DST/AIDS, hanseníase e tuberculose e um curta-metragem Um Olhar sobre o Vjarjão. Além disso, em parceria com lideranças locais, a equipe criou uma biblioteca comunitária com acesso à Internet e informativos e programas de promoção à saúde veiculados em uma rádio local. Após participar do Projeto, os estudantes têm condições de desenvolver um olhar e uma prática profissional diferenciada em relação às comunidades pobres, encontrando até possibilidades de atuação profissional voltadas para a inclusão social, para a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).