CONSERVAÇÃO IN VITRO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL: ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO

  • Isabela Brandão de Sousa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Bianka de Oliveira Soares Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Jamine de Almeida Pettinelli Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Renata Garcia Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Cláudia Ribeiro da Silva Colégio Estadual João Alfredo e Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rachel Fatima Gagliardi Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável, desenvolvimento sustentável, Cultura in vitro, cultura in vitro de plantas, Biotecnologia, ensino de biologia, Ensino de Biologia, biotecnologia vegetal

Resumo

As plantas constituem a base dos ecossistemas e a necessidade de conservar a biodiversidade é imprescindível para a sociedade. O objetivo deste projeto foi conscientizar os alunos de uma escola pública de ensino médio do Rio de Janeiro desta realidade, gerando oportunidade para graduandos e pós-graduandos transmitirem conceitos de biotecnologia aplicada à conservação de plantas. A metodologia consistiu de palestras, documentários em vídeo e visita técnica aos laboratórios do Núcleo de Biotecnologia Vegetal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde os alunos acompanharam a produção e a conservação de plantas in vitro. A avaliação baseou-se na frequência e na participação, além da comparação das respostas a um questionário aplicado no início e ao final do projeto. Foi detectada uma grande variação entre as turmas, tanto na frequência (41-68%), quanto no percentual de acertos nos questionários, inicial (42-57%) e final (53-68%). Contudo, todas as turmas avaliadas apresentaram maior rendimento após a participação no projeto, indicando um efeito positivo nas questões específicas de Biotecnologia e sua aplicação na conservação da Biodiversidade.

Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável, Cultura In Vitro, Ensino de Biologia, Biotecnologia Vegetal

 

In vitro conservation of plant biodiversity: approach in high school

Abstract: Plants constitute the base of ecosystems and the need to conserve biodiversity is indispensable for society. The aim of this project was to raise awareness among students of a public high school in Rio de Janeiro, creating opportunity for undergraduate and graduate students to transmit concepts of biotechnology applied to plants’ conservation. The methodology consisted of lectures, videos documentaries and a technical visit to laboratories of the Plant Biotechnology Center of the Rio de Janeiro State University where students saw in vitro production and conservation of plants. The evaluation was based on the attendance and participation, as well as the comparison of the answers to questionnaires applied in the beginning and the end of the project. A large variation in the results between the classes was detected both in the frequency (41-68%) and in the percentage of correct answers in the initial (42-57%) and final (53-68%) questionnaires. However, all evaluated classes showed higher performance after participating in the project, indicating a positive effect on specific issues of biotechnology and its application in biodiversity conservation.

Keywords: Sustainable Development, In Vitro Culture, Biology Teaching, Plant Biotechnology

 

 

Conservación in vitro de biodiversidad vegetal: enfoque en la enseñanza media

Resumen: Las plantas constituyen la base de los ecosistemas y la necesidad de conservar la biodiversidad es imprescindible para la sociedad. El objetivo de este proyecto fue concientizar a los alumnos de la enseñanza media pública de esta realidad, generando oportunidad para graduandos y post-graduandos transmitir conceptos de biotecnología aplicada a la conservación de plantas. La metodología consistió de conferencias, vídeos y visita técnica a los laboratorios del Núcleo de Biotecnología Vegetal de la Universidad del Estado de Río de Janeiro, donde los alumnos acompañaron la producción y la conservación de plantas in vitro. La evaluación se basó en la comparación de las respuestas a un cuestionario aplicado al principio y al final del proyecto. Se detectó una gran variación en los resultados entre las clases, tanto en la frecuencia (41-68%), como en el porcentaje de aciertos en los cuestionarios inicial (42-57%) y final (53-68%). Sin embargo, todas las clases evaluadas presentaron mayor rendimiento después de la aplicación en el proyecto, indicando un efecto positivo en las cuestiones específicas de Biotecnología y su aplicación en la conservación de la Biodiversidad.

Palabras-clave: Desarrollo Sostenible, Cultivo In Vitro, Enseñanza de Biología, Biotecnología Vegetal

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Brandão de Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal
Bianka de Oliveira Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Bióloga do Núcleo de Biotecnologia Vegetal
Jamine de Almeida Pettinelli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal
Renata Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Bióloga do Núcleo de Biotecnologia Vegetal
Cláudia Ribeiro da Silva, Colégio Estadual João Alfredo e Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Professora docente I no Colégio Estadual João Alfredo e Bióloga da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Rachel Fatima Gagliardi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Professora adjunta do Departamento de Biologia Vegetal e pesquisadora do Núcleo de Biotecnologia Vegetal - Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes.

Referências

BRASIL Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC. 2002. Disponível em : <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em 20 fev. 2015.

BRASIL Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC. 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2015.

CANHOTO, J.M. Biotecnologia vegetal da clonagem de plantas à transformação genética. 1. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. 407 p., 2010.

FAJARDO, V. MEC amplia currículo alternativo para tirar ensino médio público da crise. Disponível em : <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/05/mec-amplia-curriculo-alternativo-para-tirar-ensino-medio-publico-da-crise.html>. Acesso em: 05 abr. 2015.

FREITAS, M.E.M., MIRANDA, M., FERNANDES, H.L., CINQUETTI, H.C.S., BENEDITTI, R., COSTA, E. Desenvolvimento e aplicação de kits educativos tridimensionais de célula animal e vegetal. Ciências em Foco, v.1, n.2, p. 1-11, 2009.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

MACHADO, M.M.B.. Temas Meio ambiente, Sustentabilidade e Educação ambiental no ensino de Biologia: um estudo sobre as práticas dos professores do Ensino Médio de Sapucaia do Sul, RS. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2014.

METZGER, J. P., CASATTI, L. From diagnosis to conservation: the state of the art of biodiversity conservation in the BIOTA/FAPESP program. Biota Neotropica, v.6, n.2, p.1-23, 2006.

NOGUEIRA, A.C.O. Cartilha em quadrinhos: um recurso dinâmico para se ensinar Botânica. In: 6º Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, São Paulo, 1997. Coletânea, 1997.

PEDRANCINI, V.D., CORAZZA-NUNES, M. J., GALUCH, M. T. B., MOREIRA, A. L. O. R., E RIBEIRO, A. C. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, v.6, n.2, p.299-309, 2007.

PEREIRA, M.G., BARBOSA, A.T., ROCHA, G.S.D.C., NASCIMENTO, C.V.C., NECO, E.C. Modalidades didáticas utilizadas no Ensino de Biologia na educação básica e no ensino superior. In: X Jornadas Nacionales y V Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología, 2012, Córdoba. Memorias, p.590-594. Córdoba, Argentina: ADBIA, 2012.

QUINTINO, C.A., ROSA, M.I.F.P.S. Investigando relações entre currículo integrado e interdisciplinaridade numa história de formação continuada de professores do ensino médio da área de ciências. Atas do V ENPEC, n.5, p1-13, 2005.

RIBEIRO, R.A., E RODRIGUES, F.M. Genética da conservação em espécies vegetais do cerrado. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v.5, n.3, p.253-260, 2006.

SANO, T.P. Livros Didáticos. In: SANTOS, D.Y.A.C., CECCANTINI, G. (Orgs.). Proposta para o ensino de botânica: manual do curso para atualização de professores da rede pública de ensino. São Paulo: Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências, 2004, p.43-44.

SANTOS, W.A. Uma reflexão necessária sobre a profissão docente no Brasil, a partir dos cinco tipos de desvalorização do professor. Sapere Aude - Revista de Filosofia, v.6, n.11, p.349-358, 2015.

SIEGEL, S., CASTELLAN JÚNIOR, N.J. Estatística não-paramétrica para ciências do comportamento. 2. ed. Porto Alegre: Artmed. 2006.

SILVA, A.B.V., MORAES, M.G. Jogos pedagógicos como estratégia no ensino de morfologia vegetal. Enciclopédia Biosfera, v.7, n.13, p.1642-1652, 2011.

SILVA, J.N., GHILARDI-LOPES, N.P. Botânica no ensino fundamental: diagnósticos de dificuldades no ensino e da percepção e representação da biodiversidade vegetal por estudantes. Revista Eletrônica de Enseñanza de las Ciencias, v.13, n.2, p.115-136, 2014.

TENENBAUM, S.S. Avaliação de diferentes metodologias de ensino para alunos de Biologia do Ensino Médio. Centro Universitário de Brasília, 2011. Monografia de Licenciatura. Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília. Brasília, DF. 2011.

XAVIER, M.C.F., SÁ-FREIRE, A., MORAES, M.O.A. Nova (moderna) Biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no Ensino Médio. Ciência & Educação, v.12, n.3, p.275-289, 2006.

Publicado
06-04-2018
Como Citar
SOUSA, I.; SOARES, B.; PETTINELLI, J.; GARCIA, R.; SILVA, C.; GAGLIARDI, R. CONSERVAÇÃO IN VITRO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL: ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 9, n. 1, p. 47-56, 6 abr. 2018.
Seção
Artigos