CONSERVAÇÃO IN VITRO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL: ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO
Resumo
As plantas constituem a base dos ecossistemas e a necessidade de conservar a biodiversidade é imprescindível para a sociedade. O objetivo deste projeto foi conscientizar os alunos de uma escola pública de ensino médio do Rio de Janeiro desta realidade, gerando oportunidade para graduandos e pós-graduandos transmitirem conceitos de biotecnologia aplicada à conservação de plantas. A metodologia consistiu de palestras, documentários em vídeo e visita técnica aos laboratórios do Núcleo de Biotecnologia Vegetal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde os alunos acompanharam a produção e a conservação de plantas in vitro. A avaliação baseou-se na frequência e na participação, além da comparação das respostas a um questionário aplicado no início e ao final do projeto. Foi detectada uma grande variação entre as turmas, tanto na frequência (41-68%), quanto no percentual de acertos nos questionários, inicial (42-57%) e final (53-68%). Contudo, todas as turmas avaliadas apresentaram maior rendimento após a participação no projeto, indicando um efeito positivo nas questões específicas de Biotecnologia e sua aplicação na conservação da Biodiversidade.
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável, Cultura In Vitro, Ensino de Biologia, Biotecnologia Vegetal
In vitro conservation of plant biodiversity: approach in high school
Abstract: Plants constitute the base of ecosystems and the need to conserve biodiversity is indispensable for society. The aim of this project was to raise awareness among students of a public high school in Rio de Janeiro, creating opportunity for undergraduate and graduate students to transmit concepts of biotechnology applied to plants’ conservation. The methodology consisted of lectures, videos documentaries and a technical visit to laboratories of the Plant Biotechnology Center of the Rio de Janeiro State University where students saw in vitro production and conservation of plants. The evaluation was based on the attendance and participation, as well as the comparison of the answers to questionnaires applied in the beginning and the end of the project. A large variation in the results between the classes was detected both in the frequency (41-68%) and in the percentage of correct answers in the initial (42-57%) and final (53-68%) questionnaires. However, all evaluated classes showed higher performance after participating in the project, indicating a positive effect on specific issues of biotechnology and its application in biodiversity conservation.
Keywords: Sustainable Development, In Vitro Culture, Biology Teaching, Plant Biotechnology
Conservación in vitro de biodiversidad vegetal: enfoque en la enseñanza media
Resumen: Las plantas constituyen la base de los ecosistemas y la necesidad de conservar la biodiversidad es imprescindible para la sociedad. El objetivo de este proyecto fue concientizar a los alumnos de la enseñanza media pública de esta realidad, generando oportunidad para graduandos y post-graduandos transmitir conceptos de biotecnología aplicada a la conservación de plantas. La metodología consistió de conferencias, vídeos y visita técnica a los laboratorios del Núcleo de Biotecnología Vegetal de la Universidad del Estado de Río de Janeiro, donde los alumnos acompañaron la producción y la conservación de plantas in vitro. La evaluación se basó en la comparación de las respuestas a un cuestionario aplicado al principio y al final del proyecto. Se detectó una gran variación en los resultados entre las clases, tanto en la frecuencia (41-68%), como en el porcentaje de aciertos en los cuestionarios inicial (42-57%) y final (53-68%). Sin embargo, todas las clases evaluadas presentaron mayor rendimiento después de la aplicación en el proyecto, indicando un efecto positivo en las cuestiones específicas de Biotecnología y su aplicación en la conservación de la Biodiversidad.
Palabras-clave: Desarrollo Sostenible, Cultivo In Vitro, Enseñanza de Biología, Biotecnología Vegetal
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