ABORDAGEM LÚDICA SOBRE OS ASPECTOS CELULARES DO DIABETES E DA OBESIDADE PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.24317/2358-0399.2018v9i1.6810Palavras-chave:
Metodologias Didáticas, Metodologias didáticas, Doença crônica Não Transmissível, doença crônica não transmissível, Extensão Universitária, divulgação científicaResumo
A obesidade e o diabetes são consideradas doenças de alta incidência entre jovens. As causas são atribuídas ao consumo alimentar inadequado e ao sedentarismo, associados à pré-disposição genética e às alterações celulares. O presente projeto propôs trabalhar o conhecimento sobre a gênese celular dessas doenças por meio da produção de atividades lúdicas e didáticas, desenvolvidas por uma equipe constituída principalmente por graduandos de Medicina da UFMS, Campo Grande, tendo como público-alvo os alunos do Ensino Médio. Termos celulares associados ao diabetes, obesidade e à nutrição foram selecionados e transformados em uma abordagem simples, didática e adequada para o entendimento dos escolares. Elementos como receptores, transportadores, enzimas e hormônios envolvidos no desenvolvimento dessas doenças foram o foco da construção das atividades. As sequencias didáticas desenvolvidas incluíram: modelos em EVA simulando células como adipócitos, enterócitos e células Beta pancreática, teatro participativo usando uma célula gigantesca para simulação dos mecanismos regidos pela insulina, apresentação de depoimento de indivíduos diabéticos, montagem de uma cozinha-cenário para jogo da verdade sobre nutrição, maquete sobre hipertrofia e hiperplasia adiposa, banner ilustrativo sobre o controle da saciedade, vídeo Draw the life que demonstra a circulação de lipídeos no organismo, uso de microscópios para demonstração do tecido adiposo e jogo de tabuleiro sobre termos celulares. As abordagens lúdicas e didáticas, desenvolvidas sobre a gênese celular das doenças e criadas como ação estratégica para o enfrentamento do diabetes e da obesidade, incentivaram a participação voluntária do público-alvo e permitiram observar o quanto este carece de informações biológicas sobre as doenças abordadas.
Palavras-chave: Metodologias Didáticas, Doença Crônica Não Transmissível, Extensão Universitária.
Ludic approach on the cell aspects of diabetes and obesity for high school students
Abstract: Diabetes and obesity are considered diseases of high incidence among young people. The causes are linked to inadequate food intake and sedentary lifestyle, associated with genetic predisposition and cell alterations. This project aimed to teach knowledge about the cell genesis of these diseases through the production of play activities and didactic activities created by a team consisting mainly of undergraduates in Medicine from UFMS, Campo Grande, targeting high school students. Cell nomenclatures associated with diabetes, obesity and nutrition were selected and modified into a simple, didactic and proper approach to facilitate the understanding of the students. Cell elements like receptors, transporters, enzymes and hormones directly involved in the development of these diseases were used as the focus of the production of the activities. The didactic sequence developed included EVA models simulating adipocyte, enterocyte and pancreatic B cells, interactive theatre using a giant cell for simulating the mechanisms controlled by insulin, testimonial of diabetic individuals, setting up a kitchen scenario for truth or dare game about nutrition, model on hypertrophy and adipose hyperplasia, illustrative banner on control of the satiety, Draw the life video demonstrating the circulation of lipids in the body, use of microscopes for demonstration of adipose tissue and board game on cell nomenclatures. The ludic and didactic approaches developed on the cell genesis of the diseases were elaborate as a strategic action to confront diabetes and obesity, and encouraged the voluntary participation of the target audience and allowed to observe their absence of knowledge of the biological information about these diseases.
Keywords: Didactic Methodologies, Non-Transmissible Chronic Diseases, University Extension
Abordaje lúdico sobre los aspectos celulares de la diabetes e la obesidad para alumnos de educación secundaria
Resumen: La obesidad y la diabetes son enfermedades consideradas de alta prevalencia entre los jóvenes. Las causas son una alimentación inadecuada y el sedentarismo, asociados a factores de riesgo genético e a las alteraciones celulares. El proyecto plantea la divulgación de conocimientos relacionados a la génesis celular de estas enfermedades a través de la realización de actividades lúdicas y didácticas creadas por un equipo formado principalmente por estudiantes de pregrado de Medicina de la UFMS, Campo Grande, y están dirigidos a alumnos de nivel secundario de Educación Básica. Términos celulares relacionados a la diabetes, obesidad y nutrición fueron seleccionados y replanteados de una manera simple, didáctica y adecuada para el entendimiento de los estudiantes. Los términos como receptores, transportadores, enzimas y hormonas relacionados con estas enfermedades fueron elegidos para la elaboración de las actividades. Las secuencias didácticas desarrolladas incluyeron: modelos en EVA simulando células como adipocitos, enterocitos y célula beta pancreática, teatro participativo con células gigantes para la simulación de los mecanismos regidos por la insulina, presentación de testimonios de individuos diabéticos, montaje de una cocina de escenario para juego de verdades y mitos acerca de la nutrición, maqueta sobre hipertrofia e hiperplasia adiposa, poster ilustrativo sobre el control de la saciedad, video de tipo Draw the life para mostrar la circulación de los lípidos en el organismo, uso de microscopios para observación del tejido adiposo y juegos de tablero de términos celulares. Los enfoques lúdicos y didácticos desarrollados sobre la génesis celular de estas enfermedades fueron creados como acción estratégica para enfrentar la diabetes y la obesidad, incentivaron la participación voluntaria del público al cual estaban dirigidas las actividades y permitieron observar la falta de informaciones biológicas sobre las enfermedades estudiadas por parte de este público.
Palabras-clave Metodologías Didácticas, Enfermedades Crónicas no Trasmisibles, Extensión Universitaria
Downloads
Referências
AMARAL, S. R..; COSTA, F.G. Estratégias para o ensino de ciências: Modelos tridimensionais – uma nova abordagem no ensino do conceito de célula. Requisito de Programa de Desenvolvimento Educacional, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Bandeirantes, 2010.
AMORIM, A.S. A influência do uso de jogos e modelos didáticos no ensino de Biologia para alunos de Ensino Médio. Monografia. Universidade Estadual do Ceará - UABUECE, 2013.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNs). Biologia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022. Brasília, 2011.
FALKEMBACH, G.A.M. O lúdico e os jogos educacionais. - CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação – UFRGS, 2006.
FERNANDES, I.C.B. Atividades lúdicas no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado de discentes no âmbito escolar. Monografia. Universidade de Brasília. Ariquemes, 2012.
FRANÇA, F.C.O.; MENDES, A.C.R.; ANDRADE, I.S.; RIBEIRO, G.S.; PINHEIRO, I.B. Mudanças dos hábitos alimentares provocados pela industrialização e o impacto sobre a saúde do brasileiro. In: Anais do I Seminário Alimentação e Cultura na Bahia, Bahia: UEFS, 2012.
GOULART, F.A.A. Doenças crônicas não transmissíveis: estratégias de controle e desafios e para os sistemas de saúde. Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde. Brasília – DF, 2011.
GUALANO, B.; TINUCCI, T. Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, n. spe, p. 37-43, dez. 2011.
JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje. 2 ed. São Paulo; Ática, 2012
MAINARDI, N. Educação em saúde: problema ou solução? Tese de doutorado Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – Brasil. São Paulo, 2010.
BASTOS, E.C.; CASTANHO, M.E. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 24, p. 121-131, 2008.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. 174p.
OBLINGER, D.G. Multimedia in the classroom. Information. Technology and Libraries, v. 12, n. 2, p. 246-247, 1993.
ONTORIA, A.; LUQUE, Â.; GÓMEZ, J.P.R. Aprender com mapas mentais – uma estratégia para pensar e estudar. 3. ed. São Paulo: Madras, 2008.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Doenças crônico degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília:OPAS,2003. Disponível em: https://www.opas.org.br/wp-ontent/uploads/2015/09/d_cronic.pdf. Acesso em 31 ag. 2017.
ORLANDO, T.C.; LIMA, A.R; SILVA, A.M; FUZISSAKI, C.N.; RAMOS, C.L.; MACHADO, D.; FERNANDES, F.F.; LORENZI, J.C.C.; LIMA, M.A.; GARDIM, S.; BARBOSA, V.C.; TRÉZ, T.A. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de Biologia celular e Molecular no Ensino Médio por graduandos de Ciências Biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, v. 10, p. 1-17, 2009.
PFROMM NETO, S. Telas que ensinam. Mídia e aprendizagem: do cinema ao computador. 2. ed. Campinas: Alínea, 2001.
PINHEIRO, A.R.O.; FREITAS, S.F.T.; CORSO, A.C.T. Uma abordagem epidemiológica da obesidade. Revista Nutrição, Campinas, v. 17, n. 4, p. 523-533, 2004.
RAVIOLO, A.; GARRITZ, A. Analogias no ensino do equilíbrio químico. Química nova na escola. n. 27, 2008.
SÃO PAULO. Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e se seus fatores de risco SES/CVE/DDCNT. 3ª edição – São Paulo, 2008. Disponível em:ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/cronicas/CARTILHA_AGSAUDE08.pdf. Acesso em 31 ag. 2017.
SCHEIN, Z.P.; COELHO, S.M. O papel do questionamento: intervenções do professor e do aluno na construção do conhecimento. Caderno Brasileiro de Ensino em Física, v. 23, n. 1, p. 68-92, 2006.
SILVA, R.A.; SILVA, M.L.; SOUZA, R. O ensino da anatomia através das artes cênicas. Arquivos da APEDEC, v. 5, n. 1, p. 9-14, 2001.
SILVA, F.T.; SILVA, A.L. O teatro como instrumento pedagógico para o ensino de Física. Caderno de Física da UEFS, v.11, n.1, p. 43-55, 2013.
WHO. Global status report on noncommunicable diseases 2014. Word Health Organization,Geneva,2014.Disponívelem:http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/148114/1/9789241564854_eng.pdf. Acesso em 31 ag. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).