FEIRA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DE MONTE CARMELO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • Eliza Vieira Davi Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Monte Carmelo
  • Livia Mendonça de Aguiar Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Carla Cristine Neves Mamede Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Monte Carmelo
Palavras-chave: Extensão, Ensino Médio, Ciências Agrárias, Escolha profissional

Resumo

O Ensino Médio é uma fase em que os estudantes lidam com as expectativas sobre o futuro e ingresso ao Ensino Superior. Assim, atividades extensionistas sobre o tema são importantes para auxiliá-los na escolha profissional. O objetivo deste trabalho foi relatar a realização da Feira de Ciências Agrárias de Monte Carmelo e apresentar seu impacto diante dos estudantes participantes. A Feira foi um evento de extensão que trouxe os estudantes do Ensino Médio para a universidade e promoveu palestras com temas relacionados à Educação Superior e aos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, visitas aos laboratórios e atividades práticas.  Ao final do evento, os participantes responderam um questionário sobre seu aprendizado e o quanto a Feira foi capaz de ajudá-los na escolha profissional. Os resultados mostraram que 43,5% dos estudantes participaram da Feira porque queriam adquirir conhecimentos sobre Ciências Agrárias, pois pretendiam seguir uma carreira desta área de conhecimento. Além disso, 58% dos alunos disseram que nunca participaram de evento semelhante devido à falta de oferta desse tipo de atividade. Além disso, 93% dos participantes consideraram que a Feira os ajudou na decisão da escolha profissional. Por fim, cerca de 70% deles se interessaram em fazer Agronomia, enquanto 17% afirmaram que fariam Engenharia Florestal. A realização de atividades extensionistas como esta proporciona uma aproximação entre a universidade e a comunidade escolar, permitindo que as instituições divulguem conhecimento acadêmico e busquem despertar nos jovens a vontade de ingressar no Ensino Superior.

Palavras-chave: Atividade Extensionista, Relação Instituição-Comunidade, Escolha Profissional

 

Monte Carmelo Agrarian Sciences Fair: experience report on a university extension project with high school students

Abstract: High School is a period in which students deal with their expectations concerning the future, and the university entrance. Thus, extension activities on the subject are important for their career selection process. This paper aimed at reporting Monte Carmelo Agricultural Sciences Fair and its impact on the participants. The Fair was an extension event that brought high school students to the university and promoted lectures on themes related to Higher Education, Agronomy and Forest Engineering courses, laboratory tours and practical activities. At the end of the event, the participants answered a questionnaire on what they had learned, and how helpful the Fair was in their career selection process. According to the results, 43.5% of the students took part in the event in order to acquire knowledge on Agrarian Sciences, due to their future plans to pursue this career. In addition, 58% of the students claimed they had never participated in a similar event due to the lack of offer of this type of activity. Moreover, 93% of the participants claimed that the Fair was helpful in the career selection process. Finally, approximately 70% of them developed an interest in studying Agronomy, while 17% said they would study Forest Engineering. The fulfillment of such activities brings the University and the school community together, allowing the institutions to disseminate academic knowledge, and to attempt to arouse in the youngsters the desire to pursue Higher Education.

Keywords: Extension Activity, Institution-Community Relation, Career Selection

 

Feria de Ciencias Agrarias de Monte Carmelo: relato de experiencia de un proyecto de extensión universitaria con alumnos de la escuela secundaria

Resumen: La Escuela Secundaria es una fase en la que los estudiantes tratan con expectativas sobre el futuro y acceso a la Enseñanza Superior. Así actividades extensionistas sobre el tema son importantes para ayudarlos en la elección profesional. El objetivo de este trabajo fue detallar la realización de la Feria de Ciencias Agrarias de Monte Carmelo y presentar su impacto ante los estudiantes. La Feria fue un evento de extensión que trajo los estudiantes de la Escuela Secundaria hacia la universidad y promovió conferencias con temas relacionados a los cursos de Agronomía e Ingeniería Forestal, visitas a los laboratorios y actividades prácticas.  Al final del evento, los participantes respondieron un cuestionario sobre su aprendizaje y a respecto de cómo la Feria fue capaz de ayudarlos a elegir su profesión. Los resultados mostraron que 43,5% de los estudiantes participaron de la Feria porque querían adquirir conocimientos sobre Ciencias Agrarias. Además, 58% de los alumnos dijeron que nunca habían participado en evento similar debido a la falta de oferta de ese tipo de actividad. Otro dato mostró que 93% consideraron que la Feria los ayudó a tomar uma decisión al elegir su profesión. Por último, aproximadamente 70% de ellos se interesaron por la carrera de Agronomía, mientras que 17% afirmaron que estudiarían Ingeniería Forestal. La realización de actividades como esta proporciona una aproximación entre la Universidad y la comunidad escolar, permitiendo que las instituciones divulguen conocimiento académico y busquen despertar en los jóvenes el deseo de entrar en la Universidad.

Palabras-clave: Actividades Extensionistas, Relación Institución-Comunidad, Elección Profesional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Vieira Davi, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Monte Carmelo
Graduada em Biomedicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em janeiro de 2012 e mestre em Ciências pelo programa de Biociências Aplicadas à Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP) em 2015. Atualmente é servidora pública e trabalha como técnica do laboratório de Práticas Biológicas do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) da UFU. Neste momento desenvolve como coordenadora um projeto de extensão intitulado Feira de Ciências Agrárias de Monte Carmelo.
Livia Mendonça de Aguiar, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Bióloga e técnica do Laboratório de Doenças Parasitárias da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Carla Cristine Neves Mamede, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Monte Carmelo
Doutora e Professora do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

ABREU, L. S.; BELLON, S.; BRANDENBURG, A.; OLLIVIER, G.; LAMINE, C.; DAROLT, M. R.; AVENTURIER, P. Relações entre agricultura orgânica e agroecologia: desafios atuais em torno dos princípios da agroecologia. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 26, p. 143-160, 2012.

ALCANTARA, F. D. et al. Bacharelado em agronomia: o ensino nas universidades para o exercício profissional. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE CIENCIA, TECNOLOGÍA, INNOVACIÓN Y EDUCACIÓN, 2014, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires, 2014. p 1-11.

ARRIVABENI, B. S. Ensino de engenharia florestal no Brasil e na Espanha. 2014. Monografia (Graduação em engenharia florestal) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.

BARTALOTTI, O.; MENEZES-FILHO, N. A relação entre o desempenho da carreira no mercado de trabalho e a escolha profissional dos jovens. Economia Aplicada, v. 11, n. 4, p. 487-505, 2007.

BENETTI, P. C.; SOUSA, A. I.; DO NASCIMENTO SOUZA, M. H. Creditação da extensão universitária nos cursos de graduação: relato de experiência. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, n. 1, p. 25-32, 2015.

BRANDENBURG, A. Movimento agroecológico: trajetória, contradições e perspectivas. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 6, p. 11-28, 2002.

GIOVINAZZO- JÚNIOR, C. A. Os jovens, o Ensino Médio e a vida que os estudantes não encontram na escola. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 22, n. 44, p. 49-87, 2016.

ICIAG - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Graduação em Agronomia - Campus Monte Carmelo. Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia, s. d. Disponível em: < http://www.iciag.ufu.br/node/415 > Acessado em out. 2016.

NASCIMENTO, T. G. V. et al. Análise do nível de conhecimento e motivação de alunos do ensino médio rumo ao ensino superior: Projeto Diálogos sobre o que Significa Cursar Engenharia. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v.6, n.1, p. 7-13, 2015.

SANTOS, A. F. Caracterização do ensino da Engenharia Florestal no Brasil. Revista Educação Agrícola Superior, v. 21, n. 1, 2006.

SOBROSA, G. M. R.; SANTOS, A. S. D.; OLIVEIRA, C. T. D.; DIAS, A. C. G. Perspectivas de Futuro Profissional para Jovens Provenientes de Classes Socioeconômicas Desfavorecidas. Temas em Psicologia, v. 22, n. 1, p. 223-234, 2014.

WANDERLEY, E. C. Feiras de ciências enquanto espaço pedagógico para aprendizagens múltiplas. Dissertação (Mestrado) - CEFET-MG, Belo Horizonte, 1999.

Publicado
21-12-2017
Como Citar
DAVI, E.; DE AGUIAR, L.; MAMEDE, C. FEIRA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DE MONTE CARMELO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 8, n. 3, p. 185-192, 21 dez. 2017.
Seção
Artigos