ACESSIBILIDADE CULTURAL: ARTICULAÇÕES E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA AÇÃO DE EXTENSÃO

  • Paloma Rodrigues Rodrigues Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Palavras-chave: Diversidade, Educação, Acesso, Inclusão, Conhecimento, Cultura, Igualdade, Ensino,

Resumo

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) afirma que as pessoas com deficiência possuem direito aos meios culturais acessíveis e que é preciso assegurar a participação delas nas atividades culturais. A acessibilidade cultural pressupõe que os documentários, as peças de teatro, as exposições nos museus, entre outros, estejam ao alcance de qualquer pessoa. No entanto, observa-se que há uma precarização no que concerne aos elementos de acessibilidade em espaços culturais. Diante disso, o grupo de pesquisa Nefti da Unifei, refletindo sobre a importância da acessibilidade em atividades científicas de cunho cultural realizadas nas instituições escolares e em espaços de Educação não formal, desenvolveu um projeto de extensão que visou ofertar, aos professores da cidade de Itajubá-MG e região, o curso “Acessibilidade Cultural: Articulações e Reflexões na Formação de Professores”, na modalidade semipresencial. Portanto, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar o delineamento metodológico do curso, assim como os resultados relativos à contribuição dessa formação de extensão para a atuação inclusiva desses professores no contexto escolar. A análise dos dados apontou que a realização do curso de extensão possibilitou a construção de conhecimentos, pelos professores, sobre a importância da cultura para a formação dos alunos com ou sem deficiência, assim como instigou a reflexão no tocante à necessidade de as ações culturais contemplarem a acessibilidade.

Palavras-chave: Diversidade, Acesso, Conhecimento, Igualdade

 

Cultural accessibility: links and reflections about teacher training in an extension action

Abstract: The Brazilian Inclusion Law states that people with disabilities have the right to access cultural means and guaranteed participation in cultural activities. Cultural accessibility presupposes that documentaries, plays, exhibitions in museums, among others, are within the reach of anyone. However, there is a precariousness regarding accessibility in cultural spaces. This way, the research group Nefti of Unifei has developed an extension project to offer to the teachers of Itajubá-MG and surroundings, the semi-distance course “Cultural Accessibility: Links and Reflections about Teacher Training”. It showed the importance of accessibility in cultural scientific activities in school institutions and in non-formal education spaces. Therefore, this work aims to present the methodological outline of the course, as well as the results related to the contribution of this extension activity to the inclusion of these teachers in the school context. The data analysis reveals that the completion of the extension course made it possible for teachers to construct knowledge about the importance of culture for the training of students with or without disabilities, as well as instigating reflection on the need for cultural actions to contemplate accessibility.

Keywords: Diversity, Access, Knowledge, Equality

 

Accesibilidad cultural: articulaciones y reflexiones en la formación de profesores en una acción de extensión

Resumen: La Ley Brasileña de Inclusión (LBI) afirma que las personas con discapacidad tienen derecho a los medios culturales accesibles y que es necesario asegurar la participación de ellas en las actividades culturales. La accesibilidad cultural presupone que los documentales, las obras de teatro, las exposiciones en los museos, entre otros, estén al alcance de cualquier persona. Sin embargo, se observa que hay una precarización en lo que concierne a los elementos de accesibilidad en espacios culturales. Frente a ello, el grupo de investigación Nefti de la Unifei, reflejando sobre la importancia de la accesibilidad en actividades científicas de carácter cultural realizadas en las instituciones escolares y en espacios de Educación no formal, desarrolló un proyecto de extensión que pretendía ofrecer, a los profesores de la ciudad de Itajubá-MG y región, el curso "Accesibilidad Cultural: Articulaciones y Reflexiones en la Formación de Profesores", en la modalidad semipresencial. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo consiste en presentar el delineamiento metodológico del curso, así como los resultados relativos a la contribución de esa formación de extensión para la actuación inclusiva de esos profesores en el contexto escolar. El análisis de los datos apuntó que la realización del curso de extensión posibilitó la construcción de conocimientos por los profesores, sobre la importancia de la cultura para la formación de los alumnos con o sin discapacidad, así como instigó la reflexión en cuanto a la necesidad de las acciones culturales contemplaren la accesibilidad.

Palabras-clave: Diversidad, Acceso, Conocimiento, Igualdad

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Rodrigues Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Professora na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).Possui Licenciatura em Física pela UNESP de Presidente Prudente; Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC) ; Especialista em Educação Especial Inclusiva na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Especialista em Design Instrucional (DI) pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI); e em Inovação em Tecnologias Educacionais pela Anhembi Morumbi e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Realiza pesquisas sobre os seguintes temas:Formação de Professores de Ciências, Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva,Ensino de Física, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Educação a Distância. Atualmente é coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Referências

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de Julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm Acesso em 22 Agosto de 2017

CHAGAS, I. Aprendizagens não formal/formal das ciências: relações entre museus de ciência e escolas. Revista de Educação, Lisboa, v. 3, n. 1, p. 51-59, 1993.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 6º ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, publicações e trabalhos científicos. 4ª Edição São Paulo: Atlas, 1992.

LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LÜDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MENDES, E.G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, p. 387-405, 2006.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, v.12, n.1, p.117-128, 2006

PEREIRA, M.R. A impostura do mestre. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008.

TRIVINÕS, A.N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987.

UNESCO. Declaração universal dos direitos humanos. 1948. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/139423por.pdf Acesso em 10 de Julho de 2017

VALENTE, J.A.Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Interface (Botucatu) [online]. 2003, vol.7, n.12, pp.139-142. ISSN 1807-5762.

Publicado
06-04-2018
Como Citar
RODRIGUES, P. ACESSIBILIDADE CULTURAL: ARTICULAÇÕES E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA AÇÃO DE EXTENSÃO. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 9, n. 1, p. 39-46, 6 abr. 2018.
Seção
Artigos