ACESSIBILIDADE CULTURAL: ARTICULAÇÕES E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA AÇÃO DE EXTENSÃO
Resumo
A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) afirma que as pessoas com deficiência possuem direito aos meios culturais acessíveis e que é preciso assegurar a participação delas nas atividades culturais. A acessibilidade cultural pressupõe que os documentários, as peças de teatro, as exposições nos museus, entre outros, estejam ao alcance de qualquer pessoa. No entanto, observa-se que há uma precarização no que concerne aos elementos de acessibilidade em espaços culturais. Diante disso, o grupo de pesquisa Nefti da Unifei, refletindo sobre a importância da acessibilidade em atividades científicas de cunho cultural realizadas nas instituições escolares e em espaços de Educação não formal, desenvolveu um projeto de extensão que visou ofertar, aos professores da cidade de Itajubá-MG e região, o curso “Acessibilidade Cultural: Articulações e Reflexões na Formação de Professores”, na modalidade semipresencial. Portanto, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar o delineamento metodológico do curso, assim como os resultados relativos à contribuição dessa formação de extensão para a atuação inclusiva desses professores no contexto escolar. A análise dos dados apontou que a realização do curso de extensão possibilitou a construção de conhecimentos, pelos professores, sobre a importância da cultura para a formação dos alunos com ou sem deficiência, assim como instigou a reflexão no tocante à necessidade de as ações culturais contemplarem a acessibilidade.
Palavras-chave: Diversidade, Acesso, Conhecimento, Igualdade
Cultural accessibility: links and reflections about teacher training in an extension action
Abstract: The Brazilian Inclusion Law states that people with disabilities have the right to access cultural means and guaranteed participation in cultural activities. Cultural accessibility presupposes that documentaries, plays, exhibitions in museums, among others, are within the reach of anyone. However, there is a precariousness regarding accessibility in cultural spaces. This way, the research group Nefti of Unifei has developed an extension project to offer to the teachers of Itajubá-MG and surroundings, the semi-distance course “Cultural Accessibility: Links and Reflections about Teacher Training”. It showed the importance of accessibility in cultural scientific activities in school institutions and in non-formal education spaces. Therefore, this work aims to present the methodological outline of the course, as well as the results related to the contribution of this extension activity to the inclusion of these teachers in the school context. The data analysis reveals that the completion of the extension course made it possible for teachers to construct knowledge about the importance of culture for the training of students with or without disabilities, as well as instigating reflection on the need for cultural actions to contemplate accessibility.
Keywords: Diversity, Access, Knowledge, Equality
Accesibilidad cultural: articulaciones y reflexiones en la formación de profesores en una acción de extensión
Resumen: La Ley Brasileña de Inclusión (LBI) afirma que las personas con discapacidad tienen derecho a los medios culturales accesibles y que es necesario asegurar la participación de ellas en las actividades culturales. La accesibilidad cultural presupone que los documentales, las obras de teatro, las exposiciones en los museos, entre otros, estén al alcance de cualquier persona. Sin embargo, se observa que hay una precarización en lo que concierne a los elementos de accesibilidad en espacios culturales. Frente a ello, el grupo de investigación Nefti de la Unifei, reflejando sobre la importancia de la accesibilidad en actividades científicas de carácter cultural realizadas en las instituciones escolares y en espacios de Educación no formal, desarrolló un proyecto de extensión que pretendía ofrecer, a los profesores de la ciudad de Itajubá-MG y región, el curso "Accesibilidad Cultural: Articulaciones y Reflexiones en la Formación de Profesores", en la modalidad semipresencial. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo consiste en presentar el delineamiento metodológico del curso, así como los resultados relativos a la contribución de esa formación de extensión para la actuación inclusiva de esos profesores en el contexto escolar. El análisis de los datos apuntó que la realización del curso de extensión posibilitó la construcción de conocimientos por los profesores, sobre la importancia de la cultura para la formación de los alumnos con o sin discapacidad, así como instigó la reflexión en cuanto a la necesidad de las acciones culturales contemplaren la accesibilidad.
Palabras-clave: Diversidad, Acceso, Conocimiento, Igualdad
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Referências
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