MORCEGOS (MAMMALIA: CHIROPTERA) NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA NA CONSERVAÇÃO DOS MORCEGOS

  • Michele da Costa Pinheiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
  • Priscilla Maria Peixoto Patrício Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Doutoranda, Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias
  • Kátia Maria Famadas Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Professora titular
  • Elizabete Captivo Lourenço Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pós doutoranda, Laboratório de Ecologia de Mamíferos
Palavras-chave: Educação Ambiental, educação ambiental, Concepções prévias, concepções prévias, Mitos, mitos, Crendices, crendices, Etnozoologia, etnozoologia

Resumo

Chiroptera é um grupo diverso em relação a seus hábitos alimentares e refúgios, além de apresentarem importante papel ecológico no ecossistema. No entanto, a grande parte da população não conhece sobre a biologia e ecologia desses animais e os temem por serem associados a animais maléficos. O presente trabalho objetivou apresentar a percepção dos alunos do Ensino Médio de duas escolas no município do Rio de Janeiro a respeito dos morcegos e as mudanças decorrentes no conhecimento desses animais após um trabalho de educação ambiental. Para isso foram utilizados questionários abertos antes da aula expositiva e prática e outro após o trabalho de educação ambiental. Nas aulas os alunos puderam conhecer um pouco da biologia, diversidade e curiosidades sobre os morcegos, além de tocar em exemplares taxidermizados e tirar dúvidas sobre a ecologia desses animais. Foram analisados questionários de 122 alunos e pôde-se perceber que, após as aulas, o conhecimento da biologia dos morcegos aumentou, com maior número de itens assinalados a respeito da alimentação e refúgio. Além do aumento de referências de afetividade/ajuda e de entendimento sobre a importância dos morcegos nos ecossistemas. Pode-se concluir através desse estudo que a escola é uma ótima ferramenta para expandir o acesso ao conhecimento na realização de atividades extracurriculares, de modo a auxiliar na consolidação de atividades em prol da conservação dos morcegos.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Concepções Prévias, Mitos, Crendices, Etnozoologia

 

Bats (Mammalia: Chiroptera) in the perception of high school students in the city of Rio de Janeiro - an importance of the Science / Biology class in bats conservation  

Abstract: Chiroptera is a diverse group in relation to their eating habits and refuges, besides presenting an important ecological role in the ecosystem. However, much of the population does not know about the biology and ecology of these animals and fear them for being associated with malefic animals. The present work aimed to present the perception of the high school students of two schools in the city of Rio de Janeiro regarding bats and the resulting changes in the knowledge of these animals after an environmental education work. For that, we used open questionnaires before the lecture and practice class and another after the environmental education work. In the classes, the students were able to get to know some of the biology, diversity and curiosities about bats, as well as playing on taxidermized specimens and doubting the ecology of these animals. A total of 122 questionnaires were analyzed and it was possible to observe that, after classes, knowledge of bats biology increased, with a greater number of items related to food and shelter. In addition to increasing references to affection/ help and understanding about the importance of bats in ecosystems. It can be concluded from this study that the school is a great tool to expand access to knowledge in the accomplishment of extracurricular activities, in order to help consolidate activities for the conservation of bats.

Keywords: Environmental Education, Previous Concepts, Myths, Creeds, Ethnozoology

 

 Murciélagos (Mammalia: Chiroptera) en la percepción de alumnos de la Escuela Secundaria del municipio de Río de Janeiro - la importancia de la enseñanza de Ciencias / Biología en la conservación de los murciélagos

Resumen: Chiroptera es un grupo diverso en relación a sus hábitos alimenticios y refugios, además de presentar un importante papel ecológico en el ecosistema. Sin embargo, la gran parte de la población no conoce sobre la biología y la ecología de estos animales y los temen por estar asociados a animales maléficos. El presente trabajo objetivó presentar la percepción de los alumnos de la Enseñanza Media de dos escuelas en el municipio de Río de Janeiro respecto a los murciélagos y los cambios que se derivan del conocimiento de estos animales tras un trabajo de educación ambiental. Para ello se utilizaron cuestionarios abiertos antes de la clase expositiva y práctica y otro después del trabajo de educación ambiental. En las clases los alumnos pudieron conocer un poco de la biología, diversidad y curiosidades sobre los murciélagos, además de tocar en ejemplares taxidermizados y sacar dudas sobre la ecología de esos animales. Se analizaron cuestionarios de 122 alumnos y se pudo percibir que, después de las clases, el conocimiento de la biología de los murciélagos aumentó, con mayor número de ítems señalados respecto a la alimentación y refugio. Además del aumento de referencias de afectividad / ayuda y de entendimiento sobre la importancia de los murciélagos en los ecosistemas. Se puede concluir a través de este estudio que la escuela es una óptima herramienta para expandir el acceso al conocimiento en la realización de actividades extracurriculares, para auxiliar en la consolidación de actividades en favor de la conservación de los murciélagos.

Palabras-clave: Educación Ambiental, Conceptos anteriores, Mitos, Creencias, Etnozoología

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M, F.; ROSA, A. R.; SODRÉ, M. M.; MARTORELLI, L. F. A.; JOSÉ TREZZA NETTO, J. T. Fauna de morcegos (Mammalia, Chiroptera) e a ocorrência de vírus da raiva na cidade de São Paulo, Brasil. Veterinária e Zootecnia, v. 22, n. 1, p. 89-100, 2015.

ALTRINGHAM, J. D. Roosting and feeding ecology. In: ALTRINGHAM, J.D. Bats: from Evolution to conservation, 2011, 2° ed. University Press. Oxford: p. 137-165.

ALVARENGA, L.; NUNES, A. G. A.; CAMPELO, R. P. M.; TAHARA, A. S.; ROVIDA, J.C.; NORBERTO, P. M.; SILVA, S. J. Morcegos: Imagens, percepção e educação Ambiental. In: III ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - I ENCONTRO DA REDE CAPIXABA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2004, Vitória. Anais... Espírito Santo: UFES, 2004.

ALVES, L. M. P. B. A mídia como agente operador do direito. Fides, v. 2, n. 1, p. 190-203, 2011.

ANDRIGUETTO, A. C.; CUNHA, A. M. O. O papel do ensino na desconstrução de mitos e crendices sobre morcegos. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 12, p. 123-134, 2004.

BARREIRO, M. J.; ORTÊNCIO FILHO, H. Análise de livros didáticos sobre o tema “morcegos” Ciência & Educação, v. 22, n. 3, p. 671-688, 2016.

BIAVATTI, T., COSTA, L. M.; ESBÉRARD, C. E. L. Morcegos (Mammalia, Chiroptera) em refúgios diurnos artificiais na região sudeste do Brasil. Mastozoología Neotropical, v. 22, n. 2, p. 239-253, 2015.

BREDT, A. Morcegos em áreas urbanas e rurais: Manual de manejo e controle. Brasília: Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde, 1998.

BREDT, A.; UIEDA, W. Bats from urban and rural environments of the Distrito Federal, Midwestern Brazil. Chiroptera Neotropical, v. 2, p. 54-57, 1996.

BRUNO, M.; KRAEMER, B. M. Percepções de estudantes da 6ª série (7º ano) do “Ensino Fundamental” em uma escola pública de Belo Horizonte, MG sobre os morcegos: uma abordagem etnozoológica. Revista Científica do Departamento de Ciências Biológicas, Ambientais e da Saúde, v. 3. n. 2, p. 45-50, 2010.

CAPARROS, E. M.; MAGALHÃES JUNIOR, C. A. O. A representação social sobre morcegos apresentada pela mídia brasileira. Contexto & Educação, n. 97, p. 94-116, 2015.

ESBÉRARD, C. E. L.; CHAGAS, A.S.; LUZ, E.M.; CARNEIRO, R.A. Pesquisa com público sobre morcegos. Chiroptera Neotropical, v. 2, n. 1, p. 44-45, 1996.

FREITAS, R. E.; RIBEIRO, K. C. C. Educação e percepção ambiental para a conservação do meio ambiente na cidade de Manaus uma análise dos processos educacionais no centro municipal de educação infantil Eliakin Rufino. Revista Eletrônica Aboré, v. 3, 2007.

GARCIA, Q. S.; REZENDE, J. L. P.; AGUIAR, L. M. S. Seed dispersal by bats in a disturbed area of Southeastern Brazil. Revista de Biología Tropical, v. 48, n. 1, p. 25-128, 2000.

GOODWIN, G. G.; GREENHALL, A. M. A review of the bats of Trinidad and Tobago. Bulletin of the American Museum of Natural History, v. 122, n. 3, p. 1-301, 1961.

KUNZ, T. H. Roosting ecology of bats. In: KUNZ, T. H. Ecology of bats. Chicago: University of Chicago Press, 1982. p. 1-55.

KUNZ T. H.; BRAUN DE TORREZ, E.; BAUER, D.; LOBOVA, T.; FLEMING, T. H. Ecosystem services provided by bats. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 1223, p. 1–38, 2011.

MARQUES, M. A.; TESTA, D.; MARANHO, G. B.; ORTENCIO FILHO, H. Sensibilização da população do município de Cianorte - Paraná, acerca dos morcegos e a sua importância ecológica In: II MOSTRA CIENTÍFICA - IV JORNADA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE CIANORTE. 2004. Anais... Paraná, 2004.

MARTINS, M. V.; TORRES, J. M.; ANJOS, E. A. C. Dieta de morcegos frugívoros em remanescente de Cerrado em Bandeirantes, Mato Grosso do Sul. Biotemas, v. 27, n. 2, p. 129-135, 2014.

MOUTINHO, F. F. B.; GOMES, R. S.; SERRA, C. M. B.; VALENTE, L. C. M.; BORGES, F. V. B.; FARIA NETO, F. Distribuição espaço-temporal das reclamações sobre morcegos recebidas pelo centro de controle de zoonoses de Niterói, RJ (2009–2013). Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 12, n. 22, p. 155-168, 2016.

PACHECO, S. M.; SODRÉ, M.; GAMA, A. R.; BREDT. A.; CAVALLINI, E. M.; SANCHES, R. V.; GUIMARÃES, M. M.; BIANCONI, G. Morcegos urbanos: status do conhecimento e plano de ação para a conservação no Brasil. Chiroptera Neotropical, v. 16, n. 1, p. 629-647, 2010.

PATRÍCIO, P. M. P.; LOURENÇO, E. C.; PRADO, L. C.; IVANCHUCK, K. H.; FAMADAS, K. M. Percepção popular sobre morcegos: educação ambiental para conservação e saúde. Caderno de Extensão UFRRJ, p. 5-81, 2015.

PEDRO, W. A. Morcegos na área urbana. Biológico, v. 60, n. 2, p. 101-102, 1998.

PEDROZO, A. R.; GOMES, L. A. C.; GUIMARÃES, M.; UIEDA, W. Quiropterofauna da Fazenda Santo Antônio dos Ipês, Jaú, estado de São Paulo, Brasil. Biotemas, v. 29, n. 1, p. 97-107, 2016.

REIS, A.; KAGEYAMA, P. Y. Restauração de áreas degradadas utilizando interações interespecíficas. In: KAGEYAMA, P. Y.; OLIVEIRA, R. E.; MORAES, L. F. D.; ENGEL, V. L.; GANDARA, F. B. (Org.). Restauração ecológica de ecossistemas naturais. Botucatu: FEPAF, 2003. p. 91-110.

REIS, N. R.; SHIBATTA, O. A.; PERACCHI, A. L.; PEDRO, W. A.; LIMA, I. P. Sobre os morcegos brasileiros. In: REIS, N. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO, W. A.; LIMA, I. P. (Ed.). Morcegos do Brasil. Londrina, 2007. p. 17-25.

SAZIMA, I.; FISCHER, W. A.; SAZIMA, M.; FISCHER, E. A. The fruit bat Artibeus lituratus as a forest and city dweller. Ciência e Cultura, v. 46, p. 164-168, 1994.

SCAVRONI, J.; PALEARI, L. M.; UIEDA, W. Morcegos: Realidade e fantasia na concepção de crianças de área rural e urbana de Botucatu, SP. Simbio-Logias, v. 1, n. 2, p. 1-18, 2008.

SCHNITZLER, H.; KALKO, E. K. V. Echolocation by Insect-Eating Bats. BioScience, v. 51, n. 7, p. 557-569, 2001.

SILVA, S. G.; MANFRINATO, M. H. V.; ANACLETO, T. C. S. Morcegos: percepção dos alunos do ensino fundamental 3º e 4º ciclos e práticas de educação ambiental. Ciência & Educação, v. 19, n. 4, p. 859-877, 2013.

SOARES, S. C.; RUIZ, C. M.; ROCHA, D.V.; JORGE, K. M.; SENKOWSKI, S. T. V.; FILHO, H. O.; JÚNIOR; C. A. O. M. Percepção dos moradores de Goioerê – PR, sobre a fauna silvestre urbana. Arquivos do MUDI, v. 15, n. 1/2/3, p. 17-30, 2011.

TRAJANO, E. Protecting caves for the bats or bats for the caves? Chiroptera Neotropical, v. 1, n. 2, p. 19-21, 1995.

ZETUN, C. B. Análise quali-quantitativa sobre a percepção da transmissão de zoonoses em Vargem Grande, São Paulo (SP): a importância dos animais de companhia, da alimentação e do ambiente. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, 2009.

ZILLMER-OLIVEIRA, T. Percepção ambiental dos moradores da comunidade Seringal, Bacia do Rio Xingu, Querência, MT. Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado de Mato Grosso, Mato Grosso, 2009.

Publicado
03-04-2018
Como Citar
PINHEIRO, M.; PATRÍCIO, P. M.; FAMADAS, K.; LOURENÇO, E. MORCEGOS (MAMMALIA: CHIROPTERA) NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA NA CONSERVAÇÃO DOS MORCEGOS. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 9, n. 1, p. 7-15, 3 abr. 2018.
Seção
Artigos