PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREAS NATIVAS: UMA ALTERNATIVA PARA A MELHORIA NAS CONDIÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL-RS

  • Patrícia de Oliveira-Neves Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel
  • André Carlos Cruz Copetti Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel
  • Gabriel Martini Lemos Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel
  • Luís Henrique de Araújo Gouvêa Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel
  • Francisco de Marques de Figueiredo Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel
  • Antônio de Souza Barbosa Junior Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel
  • Ithiciano Rodrigues Viedo Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel
  • José Ariosto Andrade Jardim Neto Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel
  • Túlio Ribeiro Mira Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel
Palavras-chave: Áreas verdes, áreas verdes, Biodiversidade, cobertura vegetal, Extensão Universitária, biodiversidade, UNIPAMPA

Resumo

A presença de áreas arborizadas reflete em benefícios tanto de caráter ecológico, quanto funcional e psicológico, pois as árvores urbanas oferecem alimentos para a avifauna, controle da poluição do ar e de ruídos, além de tranquilidade, harmonia e paz. O trabalho relata as ações do projeto de extensão “Onde há verde, há vida!”, cujo objetivo principal consiste em contribuir na melhoria das condições socioambientais do município de São Gabriel (Rio Grande do Sul, Brasil), através da produção e plantio de mudas arbóreas nativas da flora brasileira, em parceria com a comunidade gabrielense. Está sendo desenvolvido na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)/campus São Gabriel, desde 2014, com a colaboração de servidores e discentes da instituição. Em 27 meses, foram produzidas 539 mudas, das quais, 202 já foram plantadas no município, incluindo propriedades particulares, área militar e instituições de ensino. No município, a iniciativa é relevante no sentido de promover o plantio de espécies arbóreas nativas da flora local ou regional, além de dar início à arborização do campus universitário. No ambiente escolar, o plantio e o acompanhamento do crescimento das mudas pelas crianças, dará suporte para ações teórico-práticas sobre educação ambiental, importantes para a formação de cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente. Em 2017, o projeto seguirá, com a firmação de novas parcerias, incluindo instituições de outros municípios.

Palavras-chave: Áreas Verdes, Biodiversidade, Extensão Universitária

 

Native tree species planting: an alternative for improving socio-environmental conditions of the municipality of São Gabriel, Brazil

Abstract: The presence of green areas brings ecological, functional and psychological benefits, because the urban trees offer food for birds, control air pollution and noise, as well as reflect tranquility, harmony, and peace. This article reports the actions from the university extension project "Where there is green, there is life!" which main objective is to improve socio-environmental conditions of São Gabriel city (Rio Grande do Sul State, Brazil), through the production and planting of native tree seedlings from Brazilian flora, in partnership with São Gabriel’s community. This work is being developed, since 2014, at the Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)/campus São Gabriel, with the collaboration of employees and students. In 27 months, 539 seedlings were produced, of which 202 have already been planted in the city, including private properties, military area, and educational institutions. The project is a relevant initiative to the city, in order to promote the planting of native tree species from local or regional flora, in addition, it promotes the university campus arborization. In the school environment, the planting and monitoring of seedlings growth by children support theoretical and practical actions on environmental education, which is very important to the development of citizens committed to the environment preservation. In 2017, the project will continue, with new partnerships, including institutions from other cities.

Keywords: Green Areas, Biodiversity, University Extension

 

Plantaciones de especies arbóreas nativas: una alternativa para la mejoría de las condiciones socio ambientales del municipio de São Gabriel, Brasil   

Resumen: La presencia de zonas arborizadas refleja en beneficios tanto de carácter ecológico como funcional y psicológico, ya que los árboles urbanos ofrecen alimentos para la avifauna, control de la polución del aire y de ruidos, así como la tranquilidad, armonía y paz. El trabajo describe las acciones del proyecto de extensión “¡Donde hay verde, hay vida!”, cuyo objetivo principal consiste en contribuir con la mejoría de las condiciones socio ambientales del municipio de São Gabriel (estado de Rio Grande do Sul, Brasil), a través de la producción y plantío de plantones arbóreos nativos de la flora brasileña, en cooperación  con la comunidad de São Gabriel. Está siendo desarrollado en la Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)/campus São Gabriel, desde 2014, con la colaboración de servidores y estudiantes de la institución. En 27 meses, se produjeron 539 plantones, de los cuales, 202 ya han sido plantados en el municipio, incluyendo propiedades privadas, área militar y las instituciones educativas. En la ciudad, la iniciativa es relevante en el sentido de promover la plantación de especies nativas de la flora local o regional, además de iniciar el proceso de arborización del campus universitario. En el entorno escolar, la plantación y el mantenimiento del crecimiento de los plantones por los niños, apoyarán las acciones teórico-prácticas sobre educación ambiental, importantes para la formación de ciudadanos comprometidos con la preservación del medio ambiente. En 2017, el proyecto va a seguir, con la adhesión de nuevas asociaciones, incluyendo instituciones de otros municipios.

Palabras-clave: Zonas Verdes, Biodiversidad, Extensión Universitaria

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Biografia do Autor

Patrícia de Oliveira-Neves, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas;

Pós Graduação em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul;

Bióloga na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

André Carlos Cruz Copetti, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);

Mestrado em Ciência do Solo (UFSM) e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo na mesma Universidade;

Professor Assistente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Gabriel Martini Lemos, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel

Biotecnólogo pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA);

Acadêmico do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado)

Luís Henrique de Araújo Gouvêa, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel
Acadêmico do curso de Engenharia Florestal.
Francisco de Marques de Figueiredo, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel
Acadêmico do curso de Engenharia Florestal.
Antônio de Souza Barbosa Junior, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel
Acadêmico do curso de Engenharia Florestal.
Ithiciano Rodrigues Viedo, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel
Acadêmico do curso de Engenharia Florestal.
José Ariosto Andrade Jardim Neto, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel
Acadêmico do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado).
Túlio Ribeiro Mira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel
Acadêmico do curso de Engenharia Florestal.

Referências

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Publicado
21-12-2017
Como Citar
OLIVEIRA-NEVES, P.; COPETTI, A. C.; LEMOS, G.; GOUVÊA, L. H.; DE FIGUEIREDO, F.; BARBOSA JUNIOR, A.; VIEDO, I.; JARDIM NETO, J. A.; MIRA, T. PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREAS NATIVAS: UMA ALTERNATIVA PARA A MELHORIA NAS CONDIÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL-RS. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 8, n. 3, p. 149-157, 21 dez. 2017.
Seção
Artigos