EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A CONSTRUÇÃO MÚTUA DAS PRÁTICAS: APLICAÇÃO EM UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS

  • Francisco Ariclene Oliveira Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO.
  • Nariane Monique Mendes de Lima Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO
  • Lícia Almeida Pereira Landim Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO
  • Karla Maryane de Menezes Oliveira Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO.
  • Denizielle de Jesus Moreira Moura Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO.
  • Rachel Gabriel Bastos Barbosa Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO)
Palavras-chave: Extensão Comunitária, Serviços de Saúde para idosos., Educação em Saúde, Cuidados de Enfermagem, Serviços de Saúde para idosos

Resumo

Resumo: O Brasil vem apresentando uma grande mudança em seu perfil demográfico ao longo das últimas décadas. Esse fenômeno populacional ocorre devido ao aumento da expectativa de vida, crescendo assim a população idosa em termos demográficos. Objetiva-se neste estudo descrever a realização de atividades de educação em saúde e a construção mútua de práticas de saúde em um centro de convivência para idosos. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, utilizando os preceitos teóricos de Orem e Paulo Freire para fundamentar as práticas educativas desenvolvidas nos encontros com idosos em um Centro de Convivência na cidade de Fortaleza-CE, no período de janeiro a dezembro de 2015. Para atender aos eixos norteadores propostos para execução das estratégias de extensão, optou-se pela aplicação de atividades lúdicas e métodos ativos, por meio da utilização de oficinas educativas, dinâmicas, vídeos, além de rodas de conversas com o objetivo de fomentar momentos de discussões e favorecer reflexões sobre a temática. Com a realização das atividades, puderam-se observar aspectos positivos nos idosos, uma vez que se proporcionou uma postura de maior controle/autonomia na busca de sua qualidade de vida. De modo geral, acredita-se que as atividades desenvolvidas com os idosos favoreceram a construção de um espaço de acolhimento, afeto, convivência e solidariedade, mantendo a importância do processo grupal como dispositivo elementar de enfrentamento da solidão, construção de vínculos e ampliação da rede de suporte para os participantes.

Palavras-chave: Extensão Comunitária, Educação em Saúde, Cuidados de Enfermagem, Serviços de Saúde para idosos.

 

Health education and mutual construction of practice: application in an elderly community center

Abstract:Brazil is undergoing a great change in its demographic profile over the past decades. This phenomenon occurs due to the increase in life expectancy, increasing elderly population in demographic terms. The present study aims to describe the performance of health education activities and the mutual construction of health practices in a community center for the elderly. This is a descriptive study in the form of an experience report, using the theoretical precepts of Orem and Paulo Freire to support the educational practices developed in meetings with the elderly in a community center, in Fortaleza, Ceará State, Brazil, from January to December 2015. In order to meet the proposed guidelines for the implementation of extension strategies, it was decided to apply ludic activities and active methods, through the use of educational workshops, dynamics, videos, and conversation groups, aiming to encourage moments of discussion and reflections on the subject. At the end of the activities, positive aspects were observed in the elderly, since it provided a position of greater control/autonomy in the pursuit of their quality of life. In general, it is believed that the activities with the elderly enabled the construction of a receptive, affectionate, harmonious and solidarity space, maintaining the importance of the group process as a fundamental resource to cope with loneliness, building bonds and expanding supporting network for the participants.

Keywords: Community-Institutional Relations, Health Education, Nursing care, Health Services for the Aged.

 

Educación en salud y la construcción mutua de las prácticas: aplicación en un centro de convivencia para ancianos

Resumen: Brasil viene presentando un gran cambio en su perfil demográfico al largo de las últimas décadas. Ese fenómeno poblacional ocurre debido al aumento de la expectativa de vida, creciendo así la población anciana en términos demográficos. El objetivo de este estudio es describir la realización de actividades de educación en salud y la construcción mutua de prácticas de salud en un centro de convivencia para ancianos. Se trata de un estudio descriptivo, del tipo relato de experiencia, utilizando los preceptos teóricos de Oren y Paulo Freire para fundamentar las prácticas educativas desarrolladas en los encuentros con ancianos en un centro de convivencia en la ciudad de Fortaleza-CE, en el periodo de enero a diciembre de 2015. Para cumplir con los principios rectores propuestos para la implementación de las estrategias de extensión, se optó por la aplicación de actividades de ocio y métodos activos, mediante el uso de talleres educativos, dinámicos, vídeos, y además las ruedas de conversaciones con el fin de fomentar los debates de momentos y fomentar la reflexión sobre el tema. Con la realización de las actividades, se pudo observar aspectos positivos en los ancianos, una vez que se proporcionó una postura de mayor control/autonomía en la búsqueda de su calidad de vida. De modo general, se cree que las actividades desarrolladas con los ancianos favorecieron la construcción de un espacio de receptividad, afecto, convivencia y solidaridad, manteniendo la importancia del proceso grupal como dispositivo elemental de enfrentamiento de la soledad, construcción de vínculos y ampliación de la red de soporte para los participantes.

Palabras-clave: Relaciones Comunidad-Institución, Educación en Salud, Atención de Enfermería, Servicios de Salud para Ancianos.

 

DOI: https://doi.org/10.24317/2358-0399.2017v8i2.4991

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Biografia do Autor

Francisco Ariclene Oliveira, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO.
Graduando do Curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO. Bolsista do Programa de Bolsa de Incentivo à Educação na Rede SESA – PROENSINO/SESA.
Nariane Monique Mendes de Lima, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO
Enfermeira, Pós-graduanda do curso de Enfermagem de Terapia Intensiva (UTI) pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO, Coordenadora do Grupo de Pesquisas de Estudos e Pesquisa em Saúde do Idoso - GEPSI - pela FAMETRO.
Lícia Almeida Pereira Landim, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO
Enfermeira, Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Aberta do SUS (UNASUS) e em Saúde do Idoso pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Karla Maryane de Menezes Oliveira, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO.
Enfermeira, Pós-graduanda do curso de Enfermagem de Terapia Intensiva (UTI) pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO, Coordenadora do Grupo de Pesquisas de Estudos e Pesquisa em Saúde do Idoso - GEPSI - pela FAMETRO.
Denizielle de Jesus Moreira Moura, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO.
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO.
Rachel Gabriel Bastos Barbosa, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO)
Enfermeira, Especialista em Enfermagem Geronto-Geriátrica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestre em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMRP-USP, Doutora em Ciências Médicas pela FMRP-USP. Pós-doutoranda em Ciências Médicas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Professora da disciplina de Processo de Cuidar em Saúde do Idoso do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO), Membro do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem/ABEn -Seção Ceará.

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Publicado
17-06-2017
Como Citar
OLIVEIRA, F.; LIMA, N.; LANDIM, L.; OLIVEIRA, K.; MOURA, D.; BASTOS BARBOSA, R. EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A CONSTRUÇÃO MÚTUA DAS PRÁTICAS: APLICAÇÃO EM UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 8, n. 2, p. 75-82, 17 jun. 2017.
Seção
Artigos