LIGA DE EMERGÊNCIA DA UFC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Resumo
Resumo: O adequado e rápido atendimento de pacientes com situações clínicas ou cirúrgicas de urgência ou emergência é um dos principais focos das ações de Saúde Pública em nosso país e no mundo. É missão do meio acadêmico, portanto, desenvolver atividades para promover educação continuada sobre este tema. A despeito do ensino curricular nos cursos de graduação, ações extracurriculares, como as ligas, são importantes para ampliar este conhecimento, inclusive fora da universidade. O objetivo do presente artigo é relatar a experiência da Liga de Emergência da UFC (Universidade Federal do Ceará) - um projeto de extensão universitária - voltado para o tema de urgência/emergência e analisar seu impacto junto à sociedade. Para tanto, foram revisados os registros deste projeto de extensão, no sentido de identificar e analisar as atividades realizadas, os ambientes empregados para a execução das diversas ações e o público-alvo beneficiado por cada uma delas, desde sua criação até o final do ano de 2015. Observou-se que as diversas atividades de extensão realizadas ocorreram de forma articulada com ensino e pesquisa. Ao longo de 12 anos de existência, o projeto proporcionou a vivência em urgência/emergência para 74 acadêmicos e, em suas ações, já capacitou cerca de 6.000 pessoas. Projetos de extensão deste tipo cumprem papel importante de levar conhecimento qualificado para a comunidade, com alto potencial de transformar realidades.
Palavras-chave: Ensino; Estudantes de Medicina; Emergências; Relações Comunidade-Instituição.
“Liga de Emergência – UFC”: experience report of a university extension project
Abstract: Appropriate and fast care of patients with clinical or surgical emergency conditions is one of the main focuses of Public Health actions in our country and around the world. Therefore, it is the role of the academic environment to develop activities to promote continuing education about this theme. In spite of the curricular teaching in the undergraduate courses, extracurricular actions, like the leagues, are important to extend this knowledge, even out of the university. The purpose of this article is to report the experience of the UFC Emergency League (Universidade Federal do Ceará, Ceará State, Brazil) - an university extension project - focused on the urgency/emergency theme and to analyze its impact on the society. In this way, the records of this extension project were reviewed, in order to identify and to analyze the activities carried out, the environments used for the execution of the different actions and the target audience benefited by each of them, since its creation until the end of 2015. The various extension activities carried out occurred in an articulated way with teaching and research. Throughout its 12 years of existence, the project has provided an urgency/emergency experience for 74 academics and, in its actions, it has already trained about 6,000 people. This kind of extension projects plays an important role in bringing qualified knowledge to the community, with a high potential for changing realities.
Keywords: Teaching; Medicine Students; Emergencies; Community-Institutional relations.
“Liga de Emergência – UFC”: relato de experiencia de un proyecto de extensión universitária
Resumen: La adecuada y rápida atención de pacientes con situaciones clínicas o quirúrgicas de urgencia o emergencia son uno de los principales focos de las acciones de Salud Pública en nuestro país y en el mundo. Es misión del medio académico, por lo tanto, desarrollar actividades para promover la educación continuada sobre este tema. A pesar de la enseñanza curricular en los cursos de graduación, acciones extracurriculares, como las aleaciones, son importantes para ampliar este conocimiento, incluso fuera de la universidad. El objetivo del presente artículo es relatar la experiencia de la Liga de Emergencia de UFC ((Universidade Federal do Ceará, Ceará, Brasil) - un proyecto de extensión universitaria - orientado al tema de urgencia/emergencia y analizar su impacto en la sociedad. Para ello, se revisaron los registros de este proyecto de extensión, en el sentido de identificar y analizar las actividades realizadas, los ambientes empleados para la ejecución de las diversas acciones y el público objetivo beneficiado por cada una de ellas, desde su creación hasta el final del año de 2015. Se observó que las diversas actividades de extensión realizadas ocurrieron de forma articulada con enseñanza e investigación. A lo largo de 12 años de existencia, el proyecto proporcionó la vivencia en urgencia/emergencia para 74 académicos y, en sus acciones, ya capacitó a cerca de 6.000 personas. Los proyectos de extensión de este tipo cumplen un papel importante de llevar conocimiento calificado para la comunidad, con alto potencial de transformar realidades.
Palabras-clave: Enseñanza; Estudiantes de Medicina; Urgencias Médicas; Relaciones Comunidad-Institución.
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