LIGA DE EMERGÊNCIA DA UFC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

  • Taís Castelo de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Rafael Diogo Carneiro de Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Dulce Andrade Terceiro Universidade Federal do Ceará
  • Francisco José Cândido da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Rafael Barbosa de Azevedo Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Antônio Aldo Melo Filho Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Romel Lima de Araújo Instituto Doutor José Frota
Palavras-chave: Ensino, Emergências, Estudantes de Medicina, Relações Comunidade-Instituição, Extensão Universitária

Resumo

Resumo: O adequado e rápido atendimento de pacientes com situações clínicas ou cirúrgicas de urgência ou emergência é um dos principais focos das ações de Saúde Pública em nosso país e no mundo. É missão do meio acadêmico, portanto, desenvolver atividades para promover educação continuada sobre este tema. A despeito do ensino curricular nos cursos de graduação, ações extracurriculares, como as ligas, são importantes para ampliar este conhecimento, inclusive fora da universidade. O objetivo do presente artigo é relatar a experiência da Liga de Emergência da UFC (Universidade Federal do Ceará) - um projeto de extensão universitária - voltado para o tema de urgência/emergência e analisar seu impacto junto à sociedade. Para tanto, foram revisados os registros deste projeto de extensão, no sentido de identificar e analisar as atividades realizadas, os ambientes empregados para a execução das diversas ações e o público-alvo beneficiado por cada uma delas, desde sua criação até o final do ano de 2015. Observou-se que as diversas atividades de extensão realizadas ocorreram de forma articulada com ensino e pesquisa. Ao longo de 12 anos de existência, o projeto proporcionou a vivência em urgência/emergência para 74 acadêmicos e, em suas ações, já capacitou cerca de 6.000 pessoas. Projetos de extensão deste tipo cumprem papel importante de levar conhecimento qualificado para a comunidade, com alto potencial de transformar realidades.

Palavras-chave: Ensino; Estudantes de Medicina; Emergências; Relações Comunidade-Instituição.

 

“Liga de Emergência – UFC”: experience report of a university extension project

Abstract: Appropriate and fast care of patients with clinical or surgical emergency conditions is one of the main focuses of Public Health actions in our country and around the world. Therefore, it is the role of the academic environment to develop activities to promote continuing education about this theme. In spite of the curricular teaching in the undergraduate courses, extracurricular actions, like the leagues, are important to extend this knowledge, even out of the university. The purpose of this article is to report the experience of the UFC Emergency League (Universidade Federal do Ceará, Ceará State, Brazil) - an university extension project - focused on the urgency/emergency theme and to analyze its impact on the society. In this way, the records of this extension project were reviewed, in order to identify and to analyze the activities carried out, the environments used for the execution of the different actions and the target audience benefited by each of them, since its creation until the end of 2015. The various extension activities carried out occurred in an articulated way with teaching and research. Throughout its 12 years of existence, the project has provided an urgency/emergency experience for 74 academics and, in its actions, it has already trained about 6,000 people. This kind of extension projects plays an important role in bringing qualified knowledge to the community, with a high potential for changing realities.

Keywords: Teaching; Medicine Students; Emergencies; Community-Institutional relations.

 

“Liga de Emergência – UFC”: relato de experiencia de un proyecto de extensión universitária

Resumen: La adecuada y rápida atención de pacientes con situaciones clínicas o quirúrgicas de urgencia o emergencia son uno de los principales focos de las acciones de Salud Pública en nuestro país y en el mundo. Es misión del medio académico, por lo tanto, desarrollar actividades para promover la educación continuada sobre este tema. A pesar de la enseñanza curricular en los cursos de graduación, acciones extracurriculares, como las aleaciones, son importantes para ampliar este conocimiento, incluso fuera de la universidad. El objetivo del presente artículo es relatar la experiencia de la Liga de Emergencia de UFC ((Universidade Federal do Ceará, Ceará, Brasil) - un proyecto de extensión universitaria - orientado al tema de urgencia/emergencia y analizar su impacto en la sociedad. Para ello, se revisaron los registros de este proyecto de extensión, en el sentido de identificar y analizar las actividades realizadas, los ambientes empleados para la ejecución de las diversas acciones y el público objetivo beneficiado por cada una de ellas, desde su creación hasta el final del año de 2015. Se observó que las diversas actividades de extensión realizadas ocurrieron de forma articulada con enseñanza e investigación. A lo largo de 12 años de existencia, el proyecto proporcionó la vivencia en urgencia/emergencia para 74 académicos y, en sus acciones, ya capacitó a cerca de 6.000 personas. Los proyectos de extensión de este tipo cumplen un papel importante de llevar conocimiento calificado para la comunidad, con alto potencial de transformar realidades.

Palabras-clave: Enseñanza; Estudiantes de Medicina; Urgencias Médicas; Relaciones Comunidad-Institución.

 

DOI: https://doi.org/10.24317/2358-0399.2017v8i2.4972

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Biografia do Autor

Taís Castelo de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Medicina pela UFC (2012-2017). Instrutora do Curso de Suporte Básico de Vida pelo Centro de Ensino e Treinamento em Emergência (CETE), certificada e autorizada pela American Heart Association (AHA). Integrante da Liga de Emergência UFC (2014-2015). Integrante do Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar (2012-2015). Bolsista de extensão do Projeto “Sim à Vida, Não as Drogas na Abordagem Sistêmica Comunitária”(2013). Bolsista de Iniciação Científica pela FUNCAP(2014). Bolsista de Iniciação Científica pela Cnpq(2015). Monitora de Ensino da Assistência Básica do Adulto I (2016)

 

Rafael Diogo Carneiro de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista e integrante do Projeto de Extensão – Liga de Emergência e monitor de Anatomia Humana – Dpto de Morfologia UFC. Instrutor de Basic Life Support (BLS) pelo Centro de Ensino e Treinamento em Emergência (CETE), certificado e autorizado pela American Heart Association (AHA).  Integrante do Projeto de Extensão "Prevenção de mortes por afogamento" (2014-2016). Monitor de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular (2016). Estagiário no Instituto Doutor José Frota (IJF) em setor de emergência.

 

Dulce Andrade Terceiro, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2012-2017). Instrutora do Curso de Suporte Básico de Vida pelo Centro de Ensino e Treinamento em Emergência (CETE), certificada e autorizada pela American Heart Association (AHA). Integrante da Liga de Emergência UFC (2013-2016). Integrante do Projeto de Extensão "Prevenção de mortes por afogamento" (2013-2016). Monitora de Pneumologia e Cirurgia Torácica (2015). Monitora de Diagnóstico de Saúde da Comunidade (2016). Bolsista de Iniciação Científica pelo Instituto do Câncer do Ceará pela (2014-2016).

Francisco José Cândido da Silva, Universidade Federal do Ceará
Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2013-2018), Instrutor do curso de Suporte Básico de Vida da American Heart Association, integrante da Liga de Emergência UFC (2014-2016). Integrante do Projeto de Extensão "Prevenção de mortes por afogamento" (2013-2016). Monitor da disciplina de Histologia e Embriologia Humanas (2014), Monitor de Farmacologia Clínica (2015).
Rafael Barbosa de Azevedo, Universidade Federal do Ceará - UFC
Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Projeto de Extensão – Liga de Emergência (2014-2015). Integrante do Projeto de Extensão "Prevenção de mortes por afogamento" (2014-2015). Bolsista de Iniciação Científica no Departamento de patologia (2013). Bolsista de extensão da Liga de Emergência (2015). Capacitado e certificado pela AHA em Suporte Básico de Vida.
Antônio Aldo Melo Filho, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Pediátrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutorado em Cirurgia pela UNICAMP. Professor adjunto de Cirurgia Pediátrica da Faculdade de Medicina da UFC e do Curso de Medicina da UNIFOR. Coordenador do Serviço de Cirurgia Pediátrica - Hospital Infantil Albert Sabin. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE).

Francisco Romel Lima de Araújo, Instituto Doutor José Frota

Graduado em Medicina pela UFC. Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Instituto Doutor José Frota. Especializado em Gestão do Paciente crítico pelo Hospital Sírio Libanês, especializado em Cirurgia Ginecológica pelo Hospital Geral de Fortaleza. Preceptor de Cirurgia Geral e do Trauma no IJF, preceptor da residência de Medicina de Emergência no IJF e HGF. Instrutor do ATLS pelo American College of Surgeons e BLS e ACLS pela American Heart Association. Coordenador do Centro de Treinamento da AHA-CETE, Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Politraumatizado.

 

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Publicado
03-07-2017
Como Citar
DE OLIVEIRA, T.; CARNEIRO DE ARAÚJO, R.; TERCEIRO, D.; CÂNDIDO DA SILVA, F.; DE AZEVEDO, R.; MELO FILHO, A.; LIMA DE ARAÚJO, F. LIGA DE EMERGÊNCIA DA UFC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 8, n. 2, p. 83-89, 3 jul. 2017.
Seção
Artigos