AGROECOLOGIA E EXTENSÃO: O MOVIMENTO ESTUDANTIL EM DEFESA DE UMA NOVA AGRONOMIA

  • Rodrigo Ferraz Ramos Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo
  • José Tobias Marks Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Jeferson Tonin Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Lisiane Sobucki Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo
  • Débora Leitzke Betemps Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo
Palavras-chave: Ciência Agronômica, , FEAB, Movimentos sociais, Universidade, Extensão

Resumo

O movimento estudantil nacional absorveu diversas temáticas emergentes dos movimentos sociais que tendem a contrapor a hegemonia dos paradigmas convencionais, observada nas universidades e na sociedade. No tocante aos cursos de Agronomia, se observa uma tendência de temas referentes à agroecologia e a extensão universitária adentrarem os círculos de discussões entre estudantes, professores, profissionais e sociedade em geral. No presente artigo, conduz-se um relato da experiência da 16º edição do Encontro Regional dos Estudantes de Agronomia – EREA, estabelecendo uma discussão sobre os principais temas abordados no tocante à formação profissional de Agronomia. Considera-se a necessidade de ampliar a discussão acerca da formação de profissionais que consigam superar os limites e a problemática acerca da concepção hegemônica da Agronomia. Conclui-se que os encontros regionais dos estudantes de Agronomia consagram-se enquanto um espaço de diálogo e formação crítica dentro do conjunto do movimento estudantil nacional, contribuindo concomitantemente para o intercâmbio sociocultural entre estudantes de diferentes regiões, e a aproximação destes com a dinâmica dos movimentos sociais.

Palavras-chave: Ciência Agronômica; FEAB; Movimentos sociais; Universidade

 

Agroecology and extension: the student movement in defense of a new agronomy

Abstract: The national student movement has absorbed several emerging themes of social movements that tend to counter the hegemony of conventional paradigms observed in universities and society. In terms of Agronomy courses, there is a tendency for themes related to agroecology and university extension come to discussions among students, professors, professionals and society in general. Thus, this paper reports experiences of the 16th edition of the Regional Meeting of Agronomy students (EREA), promoting discussion about the main topics addressed in the professional training of Agronomy. It is considered the need to broaden the discussion about professionals’ capacitation who can overcome the limits and problematics about the Agronomy hegemonic conception. It is concluded that the regional meetings of students of Agronomy are consecrated as a space for dialogue and critical formation within the whole national student movement, concomitantly contributing to the social and cultural exchange between students from different regions and their knowledge of dynamics of social movements.

Keywords: Agronomic science; FEAB; Social Movements; University

 

Agroecología y extensión: el movimiento estudiantil en defensa de una nueva agronomía

Resumen: El movimiento estudiantil nacional ha absorbido varios temas emergentes de los movimientos sociales que tienden a contrarrestar la hegemonía de los paradigmas convencionales observados en las universidades y la sociedad. En términos de cursos de Agronomía, hay una tendencia a que los temas relacionados con la agroecología y la extensión universitaria lleguen a discusiones entre estudiantes, profesores, profesionales y la sociedad en general. Por lo tanto, este trabajo informa las experiencias de la 16ª edición del Encuentro Regional de Estudiantes de Agronomía (EREA), promoviendo el debate sobre los principales temas abordados en la capacitación profesional de Agronomía. Se considera la necesidad de ampliar la discusión sobre la capacitación de los profesionales que pueden superar los límites y las problemáticas sobre la concepción hegemónica de la Agronomía. Se concluye que las reuniones regionales de estudiantes de Agronomía se consagran como un espacio de diálogo y formación crítica dentro de todo el movimiento estudiantil nacional, contribuyendo de manera concomitante al intercambio social y cultural entre estudiantes de diferentes regiones y su aproximación con la dinámica de los movimientos sociales.

Palabras-clave: Ciencia agronómica; FEAB; Movimientos sociales; Universidad

 

DOI: https://doi.org/10.24317/2358-0399.2017v8i3.4779

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADMAU, Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai, APLs, 2016. Disponível em < http://www.admau.org.br/pagina/apl > acesso 29 ago. 2016.

ALTIERI, M. Agroecologia: A Dinâmica Produtiva da Agricultura Sustentável. 5º ed. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2004.

ALTIERI, M. Agroecologia: Bases Científicas para Uma Agricultura Sustentável. 3º ed. Editora Expressão Popular: São Paulo, 2012.

CAPDEVILLE, G. O ensino superior agrícola no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 72, n. 172, p.229-261, 1991.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília (DF): MDA/SAF/DATER-IICA, 2004.

CAPORAL, F. R. Poderá a agroecologia responder aos cincos axiomas da sustentabilidade? Revista Brasileira de Agroecologia, v. 11, n. 4, p. 390-402, 2016.

CERIOLI, P. Método Pedagógico. Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC). Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrára (ITERRA). Veranópolis, 2003. Disponível em: < http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/caderno%20iterra%2013.pdf> acesso 26 maio 2017.

COSTABEBER, J. A.; MOYANO, E. Transição agroecológica e ação social coletiva. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v. 1, n.4, p. 50-61, 2000.

CHARLOTTE L., CHIFFOLEAU Y., Vente directe et circuits courts: évaluations, définitions et typologie. Les cahiers de l’Observatoire CROC, Montpellier, n. 1, p. 1-8, 2007.

DAROLT, M. R. Circuitos curtos de comercialização de alimentos ecológicos: reconectando produtores e consumidores. In: NIEDERLE, P.A.; ALMEIDA, L.A; VEZZANI, F.M. (Org.). Agroecologia: práticas, mercados e políticas para uma nova agricultura. 1ed.Curitiba: Kairós, p. 139-170. 2013.

EMATER, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural. Feira Livre evidência força da agricultura familiar em Cerro Largo. 2014 Disponível em: < http://www.emater.tche.br/site/noticias/detalhe-noticia.php?id=19734#.V8N4CfkrLIU > acesso 28 ago. 2016.

FEAB, Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil. A formação profissional do engenheiro agrônomo no âmbito da agricultura familiar. In: 57º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia, Curitiba: FEAB, 2014a.

FEAB, Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil. Entrar permanecer e mudar a Universidade. Santa Maria: FEAB, 2014b.

FEAB, Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil. O livro cinza do Agronegócio. Curitiba, 2010.

FEAB, Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil. O papel da Agronomia na construção do projeto de soberania popular na Amazônia. In: 54º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia, Belém: FEAB, 2011.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 4º ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 654 p.

JEZINE, E. As práticas curriculares da Extensão Universitária. Anuário UNESCO/UMESP de Comunicação Regional, Brasília/UNESCO, v. único, p. 332-339, 2004.

MAZOYER, M.; ROUDART, L. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: NEAD, 2010.

MESQUITA, M. R. Juventude e movimento estudantil: discutindo as práticas militantes. Revista Psicologia Política, Brasil, v. 3, n.5, p. 89-120, 2003.

MESQUITA, M. R. Cultura e política: A experiência dos coletivos de cultura no movimento estudantil. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 81, n. 1, p.179-207, 2008.

MORAES, L.F. D. Sistemas Agroflorestais para uso sustentável do Solo: consideração ecológicas e socioeconômicas. Embrapa Agrobiologia. Documento 281. 2011.

RAMOS, R. F.; SUBUCKI, L.; ROHRIG, B. Desafios da construção de uma agronomia emancipatória: formação de um profissional sensível à dinâmica dos sistemas agrários e à realidade do campo brasileiro. In: IX Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2015, Belém - PA. Cadernos de Agroecologia. v. 10, n. 3, 2015.

REMAF, Rede Missioneira da Agricultura Familiar, APL Missões 2016. Disponível em < http://www.admau.org.br/pagina/apl > acesso 28 ago. 2016.

SIMÕES, A. Refletindo sobre a formação profissional do agrônomo: a experiência da Universidade Federal do Pará. Revista Brasileira de Agroecologia. v. 12, n.1, p. 81-92, 2016.

SILVA NETO, B. A agronomia e o desenvolvimento sustentável: por uma ciência da complexidade. Desenvolvimento em questão. ano. 7, n. 13, p. 37-62, 2009.

SILVA NETO, B. Por uma agronomia como ciência da complexidade: o papel da disciplina de Extensão Rural. In: Seminário Nacional de Ensino em Extensão Rural, 2., 2010, Santa Maria/RS. Seminário Nacional de Ensino de Extensão Rural, 2010. Resumos... disponível em < http://w3.ufsm.br/seminarioextensaorural/arqs/Texto_Benedito_Silva_Neto.pdf > acesso 26 mai. 2017.

SILVA NETO, B. Agroecologia, ciência e emancipação humana. Revista Brasileira de Agroecologia. v. 8, n. 1, p. 3-17, 2013.

SILVA NETO, B.; BASSO, D. A ciência e o desenvolvimento sustentável: para além do positivismo e da pós-modernidade. Ambiente & Sociedade. v. 13, n. 2, p. 315-329, 2010.

TORRES, C. L. O simbolismo do MST na marcha e na mística: espaço itinerante de formação humana. Revista Espaço Acadêmico, ano 10, n. 110, p. 130-137, 2010.

Publicado
18-11-2017
Como Citar
RAMOS, R.; MARKS MACHADO, J.; TONIN, J.; SOBUCKI, L.; BETEMPS, D. AGROECOLOGIA E EXTENSÃO: O MOVIMENTO ESTUDANTIL EM DEFESA DE UMA NOVA AGRONOMIA. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 8, n. 3, p. 135-142, 18 nov. 2017.
Seção
Artigos