MINI-HOSPITAL VETERINÁRIO: GUARDA RESPONSÁVEL, BEM ESTAR ANIMAL, ZOONOSES E PROTEÇÃO À FAUNA EXÓTICA

  • Juliana Ikeda Ishikura Universidade Federal do Paraná
  • Carolina Trochmann Cordeiro Universidade Federal do Paraná
  • Evelyn Cristine Silva Universidade Federal do Paraná
  • Gislayne de Paula Bueno Universidade Federal do Paraná
  • Leonardo Gaspareto Santos Universidade Federal do Paraná
  • Simone Tostes Oliveira Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Extensão Universitária, Escola, Infantil, Animais, Lúdico

Resumo

O projeto Mini-hospital Veterinário teve por objetivo ensinar às crianças, por meio de brincadeiras e bichos de pelúcia, o respeito aos animais, a prevenção de doenças e conceitos de bem-estar animal. As atividades foram realizadas principalmente em escolas, públicas ou privadas. Em grupos, as crianças passaram pelos módulos do Mini-hospital, para ajudar os "pacientes" e criar soluções para os problemas apresentados. No ano de 2015, foram feitas 19 apresentações, com a participação de 840 crianças. As crianças demonstraram grande interesse e empolgação durante as atividades, e o projeto foi elogiado por suas professoras.

Palavras-chave: Animais, Extensão, Escola, Infantil, Lúdico.

 

Veterinary Mini-hospital: responsible pet ownership, animal welfare, zoonoses, and exotic wildlife protection

Abstract: The Veterinary Mini-hospital project aimed to teach children concepts of respect for animals, disease prevention and animal welfare through games and stuffed animal toys. The project carried out its activities mainly in schools, public and private. In groups, children went through the Mini-hospital modules, helping the "patients" and creating solutions to the related problems. In 2015, 19 presentations were given, with the participation of 840 children. The children showed great interest and excitement during the activities, and the project was praised by their teachers.

Keywords: Animals, Extension, School, Infancy, Ludic

 

Mini-hospital Veterinario: tenencia responsable de mascotas, bienestar animal, zoonosis y protección de la fauna exótica

El proyecto Mini-hospital Veterinario tuvo como objetivo enseñar a los niños por medio del juego y de animales de peluche, el respeto a los animales, la prevención de enfermedades y conceptos de bienestar animal. El proyecto llevó a cabo sus actividades principalmente en las escuelas, públicas o privadas. En grupos, los niños pasaron por los módulos del Mini-hospital ayudaran a los ‘pacientes’ y crearon soluciones a los problemas presentados. En 2015, fueron realizadas 19 presentaciones, con la participación de 840 niños. Los niños mostraron gran interés y entusiasmo durante las actividades y el proyecto fue elogiado por sus profesoras.

Palabras-clave: Animales, Extensión, Escuela, Infancia, Lúdico.

 

DOI: https://doi.org/10.24317/2358-0399.2017v8i1.3123

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Tostes Oliveira, Universidade Federal do Paraná
Departamento de Medicina Veterinária.

Referências

ALIANÇA INTERNACIONAL PARA CONTROLE DE ANIMAIS DE COMPANHIA. ICAM. Guia de controle humanitário da população canina. 2007. Disponível em: < http://www.icam-coalition.org/downloads/ Humane_Dog_Population_Management_Guidance_Portuguese.pdf >. Acesso em: 23 fev. 2016.

BARBOSA, E. V. F.; CIDREIRA NETO, I. R. G.; CAVALCANTI, A. C. B. A. et al. Controle populacional ético e educação para a guarda responsável. In: Encontro de Extensão, 15, 2015, Pernambuco. Resumos... Pernambuco, UFPE, 2015. Disponível em: <https://www.ufpe.br/proexc/images/publicacoes/Anais/Artigos_ENExC_2015/saude/res194.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2016.

BEHLING, G. M.; ISLAS, C. A. Extensão universitária, educação ambiental e ludicidade na preservação de animais silvestres. Revista Conexão (UEPG), v. 10, n. 1, p. 128-129, 2014.

COSTA, F. S.; SILVA, J. L. L.; DINIZ, M. I. G. A importância da interface educaçãosaúde no ambiente escolar como prática de promoção da saúde. Informe-se em promoção da saúde, v. 4, n. 2, p. 30-33, 2008.

DELARISSA, F. A.; MATTIOLI, O. C. Objeto de amor. Revista Viver Mente & Cérebro, v. 14, n. 169, p. 56-61, 2007. Disponível em: < http://www.psiquiatriageral. com.br/terapia/objetos_amor.htm >, acesso em: 28 abr. 2016.

DOTTI, J. Terapia e Animais. 1. ed., São Paulo: Noética, 2005.

DZIECIOL, M. E.; BOSA, C. R. O programa de guarda responsável de animais de Curitiba e sua aplicação no acantonamento ecológico. Monografias Ambientais, v. 4, n. 4, p. 877-886, 2011.

FLÔRES, L. N. Os benefícios da interação homem animal e o papel do médico veterinário. Monografia de Especialização em Clinica Médica de pequenos animais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Porto Alegre, RS/ Mossoró, RN, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. IBGE. Acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências

Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação. Rio de Janeiro: IBGE, 2013. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/pns/2013_vol2/default.shtm>. Acesso em: 10 fev. 2016.

LIMA, M.; SOUSA, L. A influência positiva dos animais de ajuda social. Interacções n. 6, p.156-174, 2004.

MALUF, A. C. M. A importância das brincadeiras na evolução dos processos de desenvolvimento humano. Revista Psicopedagogia OnLine, 2003. Disponível em: < http://www.edelbra.com.br/salvaArquivo.php?nome_ arquivo=arquivo_109_259_323.pdf&caminho_arquivo=doc/arquivo_109_259_323.pdf >, acesso 12 mar. 2016.

MORENO, M. O desenho: um processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento criativo. Revista Pedagógica, v. 10, n. 21, p. 121-141, 2008.

OLIVEIRA, M. A. F. C.; BUENO, S. M. V. Comunicação educativa do enfermeiro na promoção da saúde sexual escolar. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 5, n. 3, p. 71-81, 1997.

PINTO, C. L.; TAVARES, H. M. O lúdico na aprendizagem: apreender e aprender. Revista da Católica (Uberlândia), v. 2, n. 3, p. 226-235, 2010.

REED, R.; FERRER, L.; VILLEGAS, N. Curadores naturais: uma revisão da terapia e atividades assistidas por animais como tratamento complementar de doenças crônicas. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 20, n. 3, p. 612-618, 2012.

SANTOS, V.; SANTOS, M. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Anuário da Produção de Iniciação Científica Discente, v. 14, n. 24, p. 289-300, 2014. Disponível em: < http://sare.anhanguera.com /index.php/anuic/article/view/7569/1708 >, acesso 15 mar. 2016.

SILVANO, D.; BENDAS, A. J. R.; MIRANDA, M. G. N.; PINHÃO, R.; MENDES-DE-ALMEIDA, F.; LABARTHE, N.V.; PAIVA, J. P. Divulgação dos princípios da guarda responsável: uma vertente possível no trabalho de pesquisa a campo. Revista Eletrônica Novo Enfoque, v. 9, n. 9, p. 64-86, 2010.

TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; DI CHIARA, I. G.. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação, v. 34, n. 2, p. 93-104, 2005.

TOME, R. O.; SERRANO, A. C. M.; NUNES, C. M.; PERRI, S. H. V.;

BRESCIANI, K. D. S. Inquérito epidemiológico sobre conceitos de zoonoses parasitárias para professores de escolas municipais do ensino infantil de Araçatuba- SP. Revista Ciência em Extensão, v. 2 n. 1, p. 38-46, 2005.

WAJSKOP, G. O brincar na educação infantil. Cadernos de Pesquisa, n. 92, p. 62-69, 1995.

Publicado
20-03-2017
Como Citar
ISHIKURA, J.; CORDEIRO, C.; SILVA, E.; BUENO, G.; SANTOS, L.; OLIVEIRA, S. MINI-HOSPITAL VETERINÁRIO: GUARDA RESPONSÁVEL, BEM ESTAR ANIMAL, ZOONOSES E PROTEÇÃO À FAUNA EXÓTICA. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 8, n. 1, p. 23-30, 20 mar. 2017.
Seção
Artigos