UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO TEMA ÁGUA
Resumo
Resumo: A educação ambiental se constitui numa ferramenta poderosa de apoio à preservação da qualidade de água pura para as futuras gerações. Desta forma, a inserção de temas ambientais nas atividades pedagógicas deve ter como objetivo principal a formação do cidadão crítico, participativo e ecologicamente consciente. O presente trabalho objetivou a inserção da educação ambiental em uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Codó/Maranhão-Brasil tendo como tema gerador a água, desenvolvendo tópicos relacionados à educação e preservação ambiental. A metodologia aplicada se constituiu de análise, planejamento, construção, ensaio e implementação no âmbito escolar, por meio de atividades cooperativas interdisciplinares, de ações de fomento da educação ambiental, a partir da temática água, levando em consideração o contexto local. Foi baseada na indissociabilidade do tripé ensino-pesquisa-extensão. De forma geral, os licenciandos foram bem aceitos no ambiente escolar, e rapidamente fizeram parte do cotidiano dos alunos, o que evidencia a boa aceitação do projeto na escola, nesta etapa inicial do projeto. Após a inserção no ambiente escolar e durante o período de observação foi diagnosticada uma situação problema bastante relevante na escola, o lixo escolar, visto que o lixo sólido também impacta na concepção da qualidade da água, uma vez que o destino final deste material pode ser o próprio rio da cidade. Observou-se que o conjunto de trabalhos realizados com os alunos, além de gerar discussão e divulgação científica, suscitou uma série de atitudes no âmbito ambiental, o que já proporciona contribuições significativas aos alunos do ensino fundamental da escola Municipal Remy Archer da cidade de Codó – Maranhão, principalmente em relação às suas formações como cidadãos e sujeitos ecológicos.
Palavras-chave: Qualidade da água, Ensino fundamental, Projetos escolares.
An Interdisciplinary Proposal of Environmental Education based on the Theme Water
Abstract: Environmental education constitutes a powerful tool to support the preservation of water quality for the future generations. Thus, addressing environmental issues in educational activities should be regarded as a goal to the formation of critical, participatory and ecologically aware citizens. The present work aimed at introducing environmental education in a public school in the city of Codó, Maranhão State, Brazil. The theme approached during the classes was water, which had as main objective to foster discussions on topics related to education and environmental preservation. The methodology consisted of the analysis, planning, development, testing and the implementation of the proposal in the school context by means of interdisciplinary cooperative activities and actions to promote environmental education based on the theme 'water'. The indissociability of the teaching-research-extension tripod was taken into account as a fundamental aspect of the project. As a general rule, the undergraduate students were well accepted in the school and were quickly integrated in the students’ daily routine. This demonstrates the wide acceptance of the project in the school even at its early stage. After the introduction of the proposal, and during the observation period, the school waste was diagnosed as a relevant problem to be addressed, since it majorly affected the quality of the river in which it was released. All the activities undertaken by and with the students provided an environment for discussions and scientific information. Furthermore, the project promoted a number of attitudes in the environmental context which provided significant contributions to the students of the elementary school Remy Archer of Codó city, mainly in relation to their formation as citizens and ecologically aware subjects.
Key-words: Environmental education. Water. Elementary school.
Una Propuesta Interdisciplinaria de Educación Ambiental con el Tema Agua
Resumen: La educación ambiental constituye una herramienta de gran alcance para apoyar la preservación de la calidad del agua para las generaciones futuras. De esta manera, la inclusión de las cuestiones ambientales en las actividades pedagógicas debe estar dirigida a la formación de ciudadanos críticos, participativos y ecológicamente conscientes. Este estudio tuvo como objetivo introducir la educación ambiental en una escuela pública de enseñanza fundamental en la ciudad de Codó, en la provincia de Maranhão, Brasil, teniendo el asunto agua como tema generador, y el desarrollo de temas relacionados con la educación y la preservación del medio ambiente. La metodología consistió en el análisis, planificación, construcción, experimentos y puesta en práctica en el ámbito escolar, a través de actividades de cooperación interdisciplinaria, de acciones para promover la educación ambiental, basada en el tema agua, teniendo en cuenta el contexto local. Los aspectos metodológicos también se basaron en la inseparabilidad de la trípode enseñanza-investigación-extensión. En general, los estudiantes del grado fueron bien aceptados en el entorno escolar y rápidamente hicieron parte de la vida cotidiana de los estudiantes, lo que demuestra la gran aceptación del proyecto en la escuela en esta primera etapa. Tras la inserción en el cotidiano escolar y durante el período de observación, fue diagnosticada una situación problema muy relevante en la escuela: la basura. Los residuos sólidos también afectan la calidad del agua, ya que el destino final de este material puede ser el río de la ciudad. Se observó que todo el trabajo realizado con los estudiantes generó el debate y la divulgación científica, y planteó una serie de actitudes ambientales, que ya ofrece importantes contribuciones a los estudiantes de la escuela primaria Remy Archer en la ciudad de Codó, principalmente en relación a su formación como ciudadanos y sujetos ecológicos.
Palabras-clave: Educación ambiental. Agua. Escuela primaria.
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