INTERVENÇÃO PSICOTERAPÊUTICA COM FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: RELATO DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO
Resumo
Resumo: Há 17 anos o Laboratório de Análise e Prevenção de Violência (LAPREV) desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão com mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência intrafamiliar, buscando compreender causas, efeitos e formas de prevenir tal fenômeno. O presente trabalho visa descrever algumas das intervenções e técnicas psicoterapêuticas utilizadas com famílias ao longo dos anos nos atendimentos realizados pela equipe do LAPREV. Os atendimentos às crianças foram conduzidos em uma sala do Conselho Tutelar da cidade de São Carlos, SP, em uma Casa Abrigo municipal durante o período em que a mãe corria risco de violência fatal estava abrigada com seus filhos e na Universidade. Paralelamente à intervenção com a criança, as mães participavam de sessões visando o ensino de estratégias de manejo do comportamento dos filhos. Os resultados obtidos com os atendimentos demonstraram ganhos, durante o período do atendimento, no aspecto pessoal (por exemplo, aumento de autoestima ou autoconceito), desempenho escolar (por exemplo, maiores notas) e no aspecto interpessoal (por exemplo, diminuição de agressões na escola e comunidade, estabelecimento de novas amizades). As desistências do atendimento foram decorrentes do desabrigo, mudança da cidade, ou dificuldades de os cuidadores levarem as crianças à psicoterapia. Tais condições indicam que variáveis econômicas e sociais podem dificultar o progresso terapêutico de maneira a comprometer ganhos em longo prazo.
Palavras-chave: Criança; Adolescente; Violência Doméstica, Extensão Universitária.
Psychotherapeutic intervention for families in a context of violence: report of a community extension activity
Abstract: The Laboratório de Análise e Prevenção de Violência - LAPREV (Laboratory of Analysis and Prevention of violence) has been developing research and educational activities as an extension project for 17 years seeking to understand the causes, the effects and methods to prevent the abuse of women and children. Thus, this paper aims at describing cases of interventions and psychotherapeutic techniques used with families in the service provided by LAPREV over the years. Therapy sessions for children were provided as part of a Child Protective Service in the city of São Carlos, São Paulo State, in the municipal shelter for women during the period in which women and their children were likely to suffer violence. In addition to the intervention provided to children, their mothers took part of sessions aimed at teaching parenting skills. The results from the intervention have shown benefits in terms of personal growth (e. g., increased self-esteem or self-concept); benefits in terms of school performance (e. g., higher grades) and development of interpersonal skills (e. g., decreased aggression in the school and the community and the development of friendships). The interruption of treatment was a result from women leaving the shelter, moving to a different city, or having difficulties to bring their children to psychotherapy. These conditions indicated that economic and social variables may impact the therapeutic progress in ways to compromise long term gains.
Key-words: Child; Adolescent; Domestic Violence, University Extension.
Intervención psicoterapéutica con familias en contexto de violencia: informe de actividades de extensión
Resumen: O Laboratório de Análise e Prevenção de Violência - LAPREV ( Laboratorio de Análisis y Prevención de la Violencia) comenzó su trabajo hace 17 años con la realización de investigaciones, educación y extensión con mujeres, niños y adolescentes víctimas de la violencia, buscando entender causas, efectos y métodos para evitar tal fenómeno. Este trabajo tiene como objetivo describir algunas de las intervenciones y técnicas psicoterapéuticas utilizadas con las familias a través de los años en el servicio proporcionado por el equipo de LAPREV. Las sesiones para los niños se llevaron a cabo en una sala del Consejo Tutelar de la ciudad de San Carlos, São Paulo, en la casa refugio de la mujer durante el periodo en que la madre estaba en riesgo de violencia fatal con sus hijos, y en la Universidad. Junto a la intervención con el niño, las madres participaron en sesiones dirigidas a la enseñanza de habilidades parentales. Los resultados muestran aumentos en las características personales (por ejemplo, aumento de la autoestima o auto-concepto), en el rendimiento escolar (por ejemplo, las notas más altas) y en las habilidades interpersonales (por ejemplo, disminución de la agresión en la escuela y la comunidad, establecer nuevas amistades). Los retiros de participación en la terapia fueran resultado de la salida de la casa refugio, el cambio de la ciudad, o las dificultades de los cuidadores para llevar a los niños a la psicoterapia. Estas condiciones indican que variables económicas y sociales pueden hacer que sea difícil el progreso terapéutico, de tal manera que las ganancias a largo plazo se vean comprometidas.
Palabras-clave: Niño; Adolescente; Violencia Doméstica; Extensión Universitaria.
Downloads
Referências
BECK, A. T; STEER, R. Beck Anxiety Inventory. San Antonio: Harcourt Brace & Company, 1993.
BRANCALHONE, P.G.; WILLIAMS, L.C.A. Crianças expostas à violência conjugal: Uma revisão de área. In: MARQUEZINE, M.C., ALMEIDA, M.A., OMOTE, S.; TANAKA, E.D.O. (Orgs.). O papel da família junto ao portador de necessidades especiais. Londrina: Eduel, 2003, p. 123-130.
BRINO, R. F. ; GIUSTO, R.O. ; BANNWART, T. H. ; ORMENO, G. R. ; BRANCALHONE, P. G.; WILLIAMS, L.C.A. Combatendo e prevenindo os abusos e/ou maus-tratos contra crianças e adolescentes: o papel da escola. 1. ed., São Carlos: Dos Autores, 2011.
CARLSON, C. R.; HOYLE, R. H. Efficacy of abbreviated progressive muscle relaxation training: a quantitative review of behavioral medicine research. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v. 61, n. 6, p. 1059-1067, 1993.
CORTEZ, M.B.; PADOVANI, R.C.; WILLIAMS, L.C.A. Terapia de grupo cognitivo-comportamental com agressores conjugais. Estudos de Psicologia, v. 22, n.1, p. 13-21, 2005.
D'AFFONSECA, S.M.; WILLIAMS, L.C.A. Clubinho: Intervenção psicoterapêutica com crianças vítimas de violência física intrafamiliar. Temas em Desenvolvimento, v. 12, n. 67, p. 33-43, 2003.
D´AFFONSECA, S.; PADOVANI, R.; ARAÚJO, E.; WILLIAMS, L. Promoção de Direitos Humanos: Intervenção a vítimas de violência. In: GARCIA, M.; ABREU, P.; CILLO, E.; FALEIROS, P.; PIAZZON, P. Sobre Comportamento e Cognição: Terapia Comportamental e Cognitiva. Santo André: Esetec, 2010, p. 108-116.
DEGRUE, S.; DILILLO, D. Is animal cruelty a "red flag" for family violence?: investigating co-occurring violence toward children, partners, and pets. Journal Of Interpersonal Violence, v. 24, n. 6, p. 1036-1056, 2008.
KIM, J.; TALBOT, N.; CICCHETTI, D. Childhood abuse and current interpersonal conflict: The role of shame. Child Abuse & Neglect, v. 33, n.6, p. 362-371, 2009.
KLEIN, I.; JANOFF-BULMAN, R. Trauma history and personal narratives: Some clues to coping among survivors of child abuse. Child Abuse & Neglect, v. 20, n. 1, p. 45-54, 1996.
KNAPP, P.; BECK, A. Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 30, (Suppl. II): S54-64, 2008.
HOLT, S.; BUCKLEY, H.; WHELAN, S. The impact of exposure to domestic violence on children and young people: A review of literature. Child Abuse & Neglect, v. 32, p. 797-810, 2008.
LUCARELLI, M. D. M.; LIPP, M. E. N. Validação do inventário de Sintomas de Stress Infantil–ISS I. Psicologia: Reflexão e Critica, v. 12, n. 1, 1999.
MAIA, J.M.D.; WILLIAMS, L.C.A. Fatores de risco e fatores de proteção ao desenvolvimento infantil: uma revisão da área. Temas em Psicologia, v.13, n. 2, p.91-103, 2005.
MALDONADO, D. P. A.; WILLIAMS, L.C.A. O comportamento agressivo de crianças do sexo masculino na escola e sua relação com a violência doméstica. Psicologia em Estudo, v. 10, n. 3, p. 353-362, 2005.
ORMEÑO, G.R.; WILLIAMS, L.C.A. Intervenção precoce com crianças agressivas: Suporte à família e à escola. In: Guilhardi, H. H.; Aguirre, N. C. Sobre comportamento e cognição: expondo a variabilidade. Santo André: ESETec, 2006, p. 168-182.
OVERHOLSER, J. C. Elements of the Socratic method: I. Systematic questioning. Psychotherapy: Theory, Research, Practice, Training, v. 30, n. 1, p. 67, 1993.
PADOVANI, R.C.; WILLIAMS, L.C.A. Intervenção Psicoterapêutica com agressor conjugal: um estudo de caso. Psicologia em Estudo, v. 7, n. 2, p. 13-17, 2002.
PADOVANI, R.C.; WILLIAMS, L.C.A. Atendimento psicológico ao homem que agride sua parceira. In: WIELENSKA, R. C (Org.), Sobre Comportamento e Cognição. Santo André: ESETEC, 2009, p. 305-313.
PANUZIO, J.; TAFT, C. T.; BLACK, D.A.; KOENEN, K.C.; MURPHY, C.M. Relationship abuse and victims’ posttraumatic stress disorder symptoms: Associations with child behavior problems. Journal of Family Violence, v. 22, n. 4, p. 177-185, 2007.
PEREIRA, P.C.; D'AFFONSECA, S.M.; WILLIAMS, L.C.A. A feasibility pilot intervention program to teach parenting skills to mothers of poly-victimized children. Journal of Family Violence, v. 28, p. 5-15, 2013.
ROSENBERG, M. Society and the adolescent self image. Princeton: University Press, 1965.
SAUNDERS, B. E.; BERLINER, L.; HANSON, R. F. Child physical and sexual abuse: guidelines for treatment. Charleston: National Crime Victims Research and Treatment Center, 2004.
WHO. Preventing child maltreatment: a guide to taking action and generating evidence. Genebra: World Health Organization and International Society for Prevention of Child Abuse and Neglect, 2006.
WILLIAMS, L. C. A. Pesquisa e intervenção de violência intrafamiliar: contribuições do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência. In: FREIRE, Z. V. (Org.). Abusos e Proteção de Crianças e Adolescentes. V. 2. Rio de Janeiro: CEIIAS/ISPCAN, 2006.
WILLIAMS, L. C. A. Introdução ao estudo do abuso sexual infantil e análise do fenômeno no Município de São Carlos. In: WILLIAMS, L. C. A.; ARAÚJO, E. A. C. (Orgs.). Prevenção do Abuso Sexual Infantil: Um enfoque interdisciplinar. Curitiba: Editora Juruá, 2009, p. 21-42.
WILLIAMS, L. C. A. Entrevista inicial com crianças vítimas de violência doméstica. In: WILLIAMS, L. C. A.; MAIA, J. M.; RIOS, K. A. (Orgs.) Aspectos psicológicos da violência: Pesquisa e intervenção. Santo André: ESETec, 2010, p. 454-458.
WILLIAMS, L. C. A.; ARAÚJO, E. A. C. Prevenção do abuso sexual infantil: um enfoque interdisciplinar. Curitiba: Juruá, 2009.
WILLIAMS, L.C.A.; ARAÚJO, E.A.C.; RIOS, K.A.; D'AFFONSECA, S.M.; MALDONADO, D.A.; PATRIAN, A.C.A.; MIRANDA, T.D. Projeto Parceria: O ensino de habilidades parentais a mães com histórico de violência conjugal. In: WILLIAMS, L.C.A.; MAIA, J.M.; RIOS, K.A. (Orgs.). Aspectos psicológicos da violência: Pesquisa e intervenção. Santo André: ESETec, 2010a, p. 428-457.
WILLIAMS, L. C. A.; MAIA, J. M. D.; RIOS, K. S. A. (Orgs.). Aspectos psicológicos da violência: Pesquisa e intervenção cognitivo-comportamental. Santo André: ESETec, 2010.
WILLIAMS, L. C. A.; MALDONADO, D. P. A.; ARAÚJO, E. A. C. Educação Positiva dos seus filhos: Projeto Parceria – Módulo 2. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Psicologia, 2008.
WILLIAMS, L. C. A.; MALDONADO, D. P. A.; PADOVANI, R. C. Uma vida livre da violência: Projeto Parceria – Módulo 1. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Psicologia, 2008.
WILLIAMS, L. C. A.; PADOVANI, R. C; ARAÚJO, E. A. C.; STELKO-PEREIRA, A. C.; ORMEÑO, G. R.; EISESTEIN, E. (Orgs.). Fortalecendo a rede de proteção da criança e do adolescente. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010b.
WILLIAMS, L. C. A.; PADOVANI, R. C.; BRINO, R. F. O empoderamento da família para enfrentar a violência doméstica. São Carlos: EDUFSCar/OPAS, 2009.
WILLIAMS, L. C. A.; PINHEIRO, F. M. F. Efeitos da denúncia da mulher na reincidência da violência física do parceiro. Revista Brasileira de Ciências Criminais, v. 63, p. 309-332, 2006.
WILLIAMS, L. C. A.; SANTINI, P. M.; D'AFFONSECA, S. M. A mothering skills program for women with a history of domestic violence: An analysis of mother-child interaction. In: DUBOWITZ, H. (Org.). World Perspectives on Child Abuse. 10. ed. 2012, p. 134-136.
WILLIAMS, L.C.A.; SANTINI, P. M.; D'AFFONSECA, S.M. The Parceria Project: A Brazilian parenting program to mothers with a history of intimate parter violence. International Journal of Applied Psychology, v. 4, 2014, p. 101-107.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).