INTERVENÇÃO PSICOTERAPÊUTICA COM FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: RELATO DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO

  • Sabrina Mazo D'Affonseca Universidade Federal de São Carlos
  • Sidnei Rinaldo Priolo Filho Universidade Federal de São Carlos
  • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Criança, Extensão Universitária., Adolescente, Violência Doméstica, Extensão Universitária

Resumo

Resumo: Há 17 anos o Laboratório de Análise e Prevenção de Violência (LAPREV) desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão com mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência intrafamiliar, buscando compreender causas, efeitos e formas de prevenir tal fenômeno. O presente trabalho visa descrever algumas das intervenções e técnicas psicoterapêuticas utilizadas com famílias ao longo dos anos nos atendimentos realizados pela equipe do LAPREV. Os atendimentos às crianças foram conduzidos em uma sala do Conselho Tutelar da cidade de São Carlos, SP, em uma Casa Abrigo municipal durante o período em que a mãe corria risco de violência fatal estava abrigada com seus filhos e na Universidade. Paralelamente à intervenção com a criança, as mães participavam de sessões visando o ensino de estratégias de manejo do comportamento dos filhos. Os resultados obtidos com os atendimentos demonstraram ganhos, durante o período do atendimento, no aspecto pessoal (por exemplo, aumento de autoestima ou autoconceito), desempenho escolar (por exemplo, maiores notas) e no aspecto interpessoal (por exemplo, diminuição de agressões na escola e comunidade, estabelecimento de novas amizades). As desistências do atendimento foram decorrentes do desabrigo, mudança da cidade, ou dificuldades de os cuidadores levarem as crianças à psicoterapia. Tais condições indicam que variáveis econômicas e sociais podem dificultar o progresso terapêutico de maneira a comprometer ganhos em longo prazo.

Palavras-chave: Criança; Adolescente; Violência Doméstica, Extensão Universitária.

 

Psychotherapeutic intervention for families in a context of violence: report of a community extension activity

Abstract: The Laboratório de Análise e Prevenção de Violência - LAPREV (Laboratory of Analysis and Prevention of violence) has been developing research and educational activities as an extension project for 17 years seeking to understand the causes, the effects and methods to prevent the abuse of women and children. Thus, this paper aims at describing cases of interventions and psychotherapeutic techniques used with families in the service provided by LAPREV over the years. Therapy sessions for children were provided as part of a Child Protective Service in the city of São Carlos, São Paulo State, in the municipal shelter for women during the period in which women and their children were likely to suffer violence. In addition to the intervention provided to children, their mothers took part of sessions aimed at teaching parenting skills. The results from the intervention have shown benefits in terms of personal growth (e. g., increased self-esteem or self-concept); benefits in terms of school performance (e. g., higher grades) and development of interpersonal skills (e. g., decreased aggression in the school and the community and the development of friendships). The interruption of treatment was a result from women leaving the shelter, moving to a different city, or having difficulties to bring their children to psychotherapy. These conditions indicated that economic and social variables may impact the therapeutic progress in ways to compromise long term gains.

Key-words: Child; Adolescent; Domestic Violence, University Extension.

 

Intervención psicoterapéutica con familias en contexto de violencia: informe de actividades de extensión

Resumen: O Laboratório de Análise e Prevenção de Violência - LAPREV ( Laboratorio de Análisis y Prevención de la Violencia) comenzó su trabajo hace 17 años con la realización de investigaciones, educación y extensión con mujeres, niños y adolescentes víctimas de la violencia, buscando entender causas, efectos y métodos para evitar tal fenómeno. Este trabajo tiene como objetivo describir algunas de las intervenciones y técnicas psicoterapéuticas utilizadas con las familias a través de los años en el servicio proporcionado por el equipo de LAPREV. Las sesiones para los niños se llevaron a cabo en una sala del Consejo Tutelar de la ciudad de San Carlos, São Paulo, en la casa refugio de la mujer durante el periodo en que la madre estaba en riesgo de violencia fatal con sus hijos, y en la Universidad. Junto a la intervención con el niño, las madres participaron en sesiones dirigidas a la enseñanza de habilidades parentales. Los resultados muestran aumentos en las características personales (por ejemplo, aumento de la autoestima o auto-concepto), en el rendimiento escolar (por ejemplo, las notas más altas) y en las habilidades interpersonales (por ejemplo, disminución de la agresión en la escuela y la comunidad, establecer nuevas amistades). Los retiros de participación en la terapia fueran resultado de la salida de la casa refugio, el cambio de la ciudad, o las dificultades de los cuidadores para llevar a los niños a la psicoterapia. Estas condiciones indican que variables económicas y sociales pueden hacer que sea difícil el progreso terapéutico, de tal manera que las ganancias a largo plazo se vean comprometidas.

Palabras-clave: Niño; Adolescente; Violencia Doméstica; Extensión Universitaria.

 

 

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Publicado
27-07-2016
Como Citar
D’AFFONSECA, S.; PRIOLO FILHO, S.; WILLIAMS, L. INTERVENÇÃO PSICOTERAPÊUTICA COM FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: RELATO DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 7, n. 1, p. 43-49, 27 jul. 2016.
Seção
Artigos