INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS

  • Ana Maria Caliman Filadelfi Universidade Federal do Paraná
  • Laísa Brandão Carvalho UFPR
  • Verônica Silva Nascimento UFPR
  • Glaucia Tobaldini UFPR
  • Lucas Tavares Conceição UFPR
Palavras-chave: Educação, Atividades práticas, Corpo humano, Adolescentes, Cidadania

Resumo

O projeto “Fisiologia na educação de jovens para cidadania” visou ampliar a formação cidadã de jovens e consiste no planejamento, aplicação e avaliação de aulas (teórico- práticas), abrangendo 10 temas, estimulando o autocuidado e o conhecimento do corpo humano. As aulas foram ministradas em duas instituições parceiras situadas em Curitiba: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo e Projeto Abrindo Caminhos. O projeto contribuiu para (i) ampliar a formação dos acadêmicos de enfermagem e medicina da UFPR; (ii) fornecer materiais didáticos e treinamento aos educadores das instituições parceiras; (iii) coletar e analisar dados sobre as condições gerais de saúde, habitação e saneamento dos jovens e seus vizinhos, obtidos através de um questionário. Os temas de aulas (p. ex., O corpo humano, Ritmos biológicos) foram abordados de maneira expositiva dialogada e através de várias atividades práticas durante as quais observa-se grande participação dos jovens. Neste artigo são apresentadas estas atividades, bem como sua ordem de preferência segundo os adolescentes. Finalmente, são discutidos os dados relevantes obtidos a partir do questionário, e sua relação com as ações deste projeto.

Palavras-chave: Educação, Atividades práticas, Corpo humano, Adolescentes, Cidadania.

 

Interactive pedagogical instruments for the teaching of physiology and health basic concepts for teenagers

Abstract: The Project “Physiology in Young Education for Citizenship” aimed at expanding civic educationto young people and encompassing the planning, implementation and evaluation of theoretical and practical classes on 10 main themes by promoting self-care and human body knowledge. The classes were held in two partner institutions located in Curitiba, Paraná State: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo and Projeto Abrindo Caminhos. The project contributed towards  expanding  the training of  scholars in the Nursing and Medicine courses at UFPR University. Furthermore, the initiative provided educational materials and training for educators from partner institutions, and collected and analyzed data obtained through a survey on the overall health, housing and sanitation conditions of young people and their neighbors. The themes approached in the classes (e.g., “The human body”, and “Biological Rhythms”) were presented by dialogued lectures and several practical activities during which there was a great deal of participation of young people. In the present article such activities are described, as well as their rank of preference among the adolescents. Finally, the data from the survey instrument used to assess health, housing and sanitation conditions are presented, and their relation with the Project activities are discussed.

Key words: Education, Practical Learning Activities, Human Body, Adolescents, Citizenship.

Herramientas educacionales interactivas para la enseñanza de la Fisiologia y nociones básicas de la salud  para los jóvenes

Resumen: El Proyecto "Fisiología en la educación de jóvenes para la ciudadanía" fue dirigido a incrementar la educación cívica de los jóvenes y consiste en la planificación, ejecución y evaluación de clases (prácticas y teóricas), que abarcaran 10 temas, estimulando el auto cuidado y el conocimiento del cuerpo humano. Las clases fueron dictadas en dos instituciones asociadas ubicadas en la ciudad de Curitiba: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo y Projeto Abrindo Caminhos. El proyecto contribuyó para: (i) ampliar la formación de los estudiantes de Enfermería y Medicina de la Universidade Federal do Paraná; (ii) proporcionar materiales educativos y de formación para los educadores de las instituciones asociadas; (iii) recoger y analizar datos sobre la salud en general, la vivienda y el saneamiento de los jóvenes y sus vecinos, obtenidos a través de un cuestionario. Los temas de las clases (p. Ej., “El cuerpo humano”, “Los ritmos biológicos”) se discutieron a través de exposiciones dialogadas y a través de diversas actividades prácticas, en que se observa una gran participación de los jóvenes. En este artículo se presenta este tipo de actividades, así como su grado de preferencia entre los adolescentes. Finalmente, se presentan los datos del instrumento de la encuesta sobre las condiciones de salud, vivienda y saneamiento, y se discuten su relación con las actividades del proyecto.

Palabras-clave: Educación, Actividades de Aprendizaje Práctico, Cuerpo Humano, Adolescentes, Ciudadanía.

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Biografia do Autor

Ana Maria Caliman Filadelfi, Universidade Federal do Paraná

Docente do Dep. de Fisiologia da UFPR desde 1995.

Mestrado e doutorado em Fisiologia, graduação em Ciências Biológicas todos pela USP.

Atuação em extensão universitária desde 2008.

Laísa Brandão Carvalho, UFPR

Graduanda do curso de Medicina da UFPR e bolsista do projeto de extensão do qual trata o artigo por dois anos consecutivos.

Verônica Silva Nascimento, UFPR
Graduanda do curso de de Enfermagem da UFPR e bolsista do projeto de extensão do qual trata o artigo por dois anos consecutivos.
Glaucia Tobaldini, UFPR
Fisioterapeuta, mestre em Fisiologia e doutoranda do Departamento de Fisiologia, Setor de Ciências Biológicas da UFPR
Lucas Tavares Conceição, UFPR
Graduando do curso de Medicina da UFPR e bolsista do projeto de extensão do qual trata o artigo por um ano.

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Material suplementar disponível em: . Acesso em: 09 fev. 2014.

Publicado
27-05-2015
Como Citar
CALIMAN FILADELFI, A.; BRANDÃO CARVALHO, L.; SILVA NASCIMENTO, V.; TOBALDINI, G.; TAVARES CONCEIÇÃO, L. INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, n. 1, p. 15-24, 27 maio 2015.
Seção
Artigos