INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INTERATIVOS NO ENSINO DE FISIOLOGIA E NOÇÕES DE SAÚDE PARA JOVENS
Resumo
O projeto “Fisiologia na educação de jovens para cidadania” visou ampliar a formação cidadã de jovens e consiste no planejamento, aplicação e avaliação de aulas (teórico- práticas), abrangendo 10 temas, estimulando o autocuidado e o conhecimento do corpo humano. As aulas foram ministradas em duas instituições parceiras situadas em Curitiba: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo e Projeto Abrindo Caminhos. O projeto contribuiu para (i) ampliar a formação dos acadêmicos de enfermagem e medicina da UFPR; (ii) fornecer materiais didáticos e treinamento aos educadores das instituições parceiras; (iii) coletar e analisar dados sobre as condições gerais de saúde, habitação e saneamento dos jovens e seus vizinhos, obtidos através de um questionário. Os temas de aulas (p. ex., O corpo humano, Ritmos biológicos) foram abordados de maneira expositiva dialogada e através de várias atividades práticas durante as quais observa-se grande participação dos jovens. Neste artigo são apresentadas estas atividades, bem como sua ordem de preferência segundo os adolescentes. Finalmente, são discutidos os dados relevantes obtidos a partir do questionário, e sua relação com as ações deste projeto.
Palavras-chave: Educação, Atividades práticas, Corpo humano, Adolescentes, Cidadania.
Interactive pedagogical instruments for the teaching of physiology and health basic concepts for teenagers
Abstract: The Project “Physiology in Young Education for Citizenship” aimed at expanding civic educationto young people and encompassing the planning, implementation and evaluation of theoretical and practical classes on 10 main themes by promoting self-care and human body knowledge. The classes were held in two partner institutions located in Curitiba, Paraná State: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo and Projeto Abrindo Caminhos. The project contributed towards expanding the training of scholars in the Nursing and Medicine courses at UFPR University. Furthermore, the initiative provided educational materials and training for educators from partner institutions, and collected and analyzed data obtained through a survey on the overall health, housing and sanitation conditions of young people and their neighbors. The themes approached in the classes (e.g., “The human body”, and “Biological Rhythms”) were presented by dialogued lectures and several practical activities during which there was a great deal of participation of young people. In the present article such activities are described, as well as their rank of preference among the adolescents. Finally, the data from the survey instrument used to assess health, housing and sanitation conditions are presented, and their relation with the Project activities are discussed.
Key words: Education, Practical Learning Activities, Human Body, Adolescents, Citizenship.
Herramientas educacionales interactivas para la enseñanza de la Fisiologia y nociones básicas de la salud para los jóvenes
Resumen: El Proyecto "Fisiología en la educación de jóvenes para la ciudadanía" fue dirigido a incrementar la educación cívica de los jóvenes y consiste en la planificación, ejecución y evaluación de clases (prácticas y teóricas), que abarcaran 10 temas, estimulando el auto cuidado y el conocimiento del cuerpo humano. Las clases fueron dictadas en dos instituciones asociadas ubicadas en la ciudad de Curitiba: Centro Sócio Educativo Padre Giocondo y Projeto Abrindo Caminhos. El proyecto contribuyó para: (i) ampliar la formación de los estudiantes de Enfermería y Medicina de la Universidade Federal do Paraná; (ii) proporcionar materiales educativos y de formación para los educadores de las instituciones asociadas; (iii) recoger y analizar datos sobre la salud en general, la vivienda y el saneamiento de los jóvenes y sus vecinos, obtenidos a través de un cuestionario. Los temas de las clases (p. Ej., “El cuerpo humano”, “Los ritmos biológicos”) se discutieron a través de exposiciones dialogadas y a través de diversas actividades prácticas, en que se observa una gran participación de los jóvenes. En este artículo se presenta este tipo de actividades, así como su grado de preferencia entre los adolescentes. Finalmente, se presentan los datos del instrumento de la encuesta sobre las condiciones de salud, vivienda y saneamiento, y se discuten su relación con las actividades del proyecto.
Palabras-clave: Educación, Actividades de Aprendizaje Práctico, Cuerpo Humano, Adolescentes, Ciudadanía.
Downloads
Referências
ASINELLI-LUZ, A. A extensão universitária enquanto fonte de conhecimento nos temas drogas, gênero e sexualidade. Extensão em foco n. 1, p. 89-96, 2008.
BEE, H. A criança em desenvolvimento. São Paulo: Harbra-Harper & Row do Brasil, 1984.
CAMPOS, L. M. C.; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção dos jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino. Botucatu: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", 2003.
CRUZ, A. C. N.; OLIVEIRA, S. M. P. Sexualidade do adolescente: um novo olhar sem mitos e preconceito. Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade da Amazônia, 2002.
FERREIRA, A.B.H.. Minidicionário Aurélio. 1ª edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985.
FILADELFI, A. M. C.; SCHWANKE, A. A.; SCHAEDLER, F. G. L.; AIRES, I. R. O. a Fisiologia na educação de jovens para a cidadania. Revista Extensão em Foco, Curitiba: Editora da UFPR., n. 9, jan/jul, p. 79 – 93, 2014. Disponível em: < http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/extensao/article/view/28632 >. Acesso em: 06 fev. 2015.
FILADELFI, A. M. C.; SCHAEDLER, F. G. L.; CARVALHO, L.B.; NASCIMENTO, V.S. b Fisiologia na educação de jovens para a cidadania. Revista Conexão UEPG, v. 10, n. 2, jul/nov, p. 336 – 347, 2014. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/issue/view/429/showToc>. Acesso em: 06 fev. 2015.
GUIMARÃES, E. A.; WITTER, G. P. Gravidez na adolescência: conhecimentos e prevenção entre jovens. Boletim Academia Paulista de Psicologia, v. 27, n. 2, p. 167-180, 2007.
IDOETA, P. A. Ensino médio testa saída contra desinteresse e evasão escolar. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/08/140728_ensino_medio_pai> Acesso em: 02 fev. 2015.
KISHIMOTO, T.M. Brinquedo na educação: Considerações históricas.[online].1990. Disponível em:<http://www.crmario covas.sp.go v.br/pdf/ideias07_p039-045_c.pdf>. Acesso em: 10 set. 2009.
PAIVA, V. M. O. Ambientes virtuais de aprendizagem: Implicações epistemológicas. Educação em Revista v. 26, n. 3, p. 353-370, 2010.
PAPALIA, D.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed., 2000.
PEDROSO, C. V. Jogos didáticos no ensino de Biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCER; III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA. Resumos. Curitiba: PUCPR, 2009.
ROSELLI-CRUZ, A. Prevenção do abuso de drogas como atividade de extensão universitária. Ciência às 6 e meia v. 1, p. 43-49, 1989.
GEHLEN, S. T.; DELIZOIVOC, D. A dimensão epistemológica da noção de problema na obra de Vygotsky: Implicações no Ensino de Ciências. Investigações em Ensino de Ciências v. 17, p. 59-79, 2012.
MADUREIRA, L.; MARQUES, I. R.; JARDIM, D. P. Contracepção na adolescência: conhecimento e uso. Cogitare Enferm., v. 15, n. 1, 2010.
MATTE, A. C. F. Análise semiótica da sala de aula no tempo da EAD. Revista Tecnologias na Educação, v. 1, 2009. Disponível em: <http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/pal3.pdf>. Acesso em: 09 fev. 2014.
MURCIA, J.A.M. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Editora Artmed. 2005.
PELIZZARI, A.; KRIEGL, M. L.; BARON, M. P.; FINCK, N. T. L. DOROCINSKI, S. I. Teoria da aprendizagem significativa Segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 37-41, 2002.
PINTO, L. T. O uso de jogos didáticos no ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal púbica de Duque de Caxias. Dissertação de mestrado em ensino de ciências – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2009.
SILVA, M. A. I.; MELLO, D. F.; CARLOS, D. M. O adolescente enquanto protagonista em atividades de educação em saúde no espaço escolar. Rev. Eletr. Enf.[internet], v. 12, n. 2, 2010. Disponível em: <http://www. Fen.ufg.br/revista/v12/n2/v12n2a09.htm>. Acesso em 02 fev. 2015.
THOMAS, H. Learning spaces, learning environments and the dis’placement’ of learning. British Journal of Educational Technology, 2009. Published online; Jun 5 2009 5:45AM. Disponível em: <http://www3.interscience.wiley.com/journal/120119971/issue>. Acesso em: 09 fev. 2014.
VASCONCELOS, F.C.G.C.; LEÃO, M.B.C. Utilização de recursos audiovisuais em uma estratégia flexquest sobre radioatividade. Investigações em Ensino de Ciências v. 17, n. 1, p. 37-58, 2012.
VERNEIL, M.; BERGE, Z.L. Going online: guidelines for faculty in higher education. Educational Technology Review v. 6, n. 3, p. 13-18, 2000.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Material suplementar disponível em: . Acesso em: 09 fev. 2014.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).