Exercício físico no domicílio: Um relato das propostas de aulas remotas para idosas durante a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.36661/2358-0399.2025v16n3.14844Palavras-chave:
Atividade Física, Idoso, Isolamento Social, TecnologiaResumo
O presente estudo visa relatar a experiência vivenciada no planejamento e realização de aulas remotas direcionadas à prática de exercícios físicos para idosas participantes do projeto de extensão CENAPES/Mais Vida durante a pandemia da COVID-19. Delineia-se como uma pesquisa descritiva do tipo relato de experiência. As ações foram desenvolvidas entre abril de 2020 e dezembro de 2021, por uma equipe de dez discentes-monitores e um docente do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri. A ação contemplou a participação de 22 idosas de Crato-CE. No tocante à realização das aulas remotas, uma das propostas consistiu em formato assíncrono, executada entre abril e dezembro de 2020, no qual foram gravadas e editadas videoaulas com diversas modalidades de exercícios físicos, publicadas nas redes sociais YouTube e Instagram, e compartilhadas em formato de link através do grupo do WhatsApp do projeto. Já a outra, consistiu no formato síncrono, realizada entre março e dezembro de 2021, na qual foram conduzidas aulas ao vivo pelo Google Meet, e promoveu uma maior adesão e frequência das participantes ao exercício físico no ambiente domiciliar. As propostas de aulas remotas possibilitaram às idosas a adoção de uma rotina fisicamente ativa, mesmo em confinamento domiciliar durante o isolamento social. Ademais, os discentes-monitores obtiveram novas aprendizagens no uso de tecnologias digitais na implementação de programas de exercícios físicos em formato remoto, impactando positivamente na formação e atuação profissional.
Palavras-chave: Atividade Física; Idoso; Isolamento Social; Tecnologia
Physical exercise at home: A report on the proposals for remote classes for the elderly during the COVID-19 pandemic
Abstract: This study aims to report on the experience of planning and conducting remote classes to practice physical exercise for elderly women participating in the CENAPES/Mais Vida extension project during the COVID-19 pandemic. This is a descriptive research experience report. The actions were carried out between April 2020 and December 2021 by a team of 10 student monitors and a teacher from the Physical Education course at the Regional University of Cariri. The action included 22 elderly women from Crato, CE (Brazil). Regarding the remote classes, one of the proposals was an asynchronous format carried out between April and December 2020, in which video lessons were recorded and edited with various types of physical exercise, published on the social networks YouTube and Instagram, and shared via the project's WhatsApp group as links. The other consisted of a synchronous format, held between March and December 2021, in which live classes were conducted via Google Meet and promoted greater adherence to and more frequent physical exercise at home. The proposed remote classes enabled elderly women to maintain a physically active routine, even during social isolation at home. In addition, the student-monitors learned new skills in using digital technologies to implement physical exercise programs remotely, with a positive impact on their training and professional performance.
Keywords: Physical Activity; Aged; Social Isolation; Technology
Downloads
Referências
Aquino, E. M. L., Silveira, I. H., Pescarini, J. M., Aquino, R., Souza-Filho, J. A., Rocha, A. S., ... & Lima, R. T. R. S. (2020). Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: Potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 25(suppl 1), 2423-2445. https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020
Carmo, E. G., Micali, P. N., & Costa, J. L. R. (2021). A atribuição do incentivo à prática de atividade física para um envelhecimento ativo proporcionado pelo acesso às redes sociais. Olhares sobre o envelhecimento. Estudos interdisciplinares. 1, 51-57. https://doi.org/10.34640/universidadmadeira2021carmomicalicosta
Casarin, S. T., & Porto, A. R. (2021). Relato de experiência e estudo de caso: Algumas considerações. Journal Nursing Health, 11(2), 1-2. https://doi.org/10.15210/jonah.v11i4.21998
Chen, P., Mao, L., Nassis, G. P., Harmer, P., Ainsworth, B. E., & Li, F. (2020). Coronavirus disease (COVID-19): The need to maintain regular physical activity while taking precautions. Journal of Sport and Health Science, 9(2), 103–104, 2020. https://doi.org/10.1016/j.jshs.2020.02.001
Crochemore-Silva, I., Knuth, A. G., Wendt, A., Nunes, B. P., Hallal, P. C., Santos, L. P., & Pellegrini, D. C. P. (2020). Prática de atividade física em meio à pandemia da COVID-19: Estudo de base populacional em cidade do sul do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 25(11), 4249-4258. https://doi.org/10.1590/1413-812320202511.29072020
Cruz, L. M. C., Pires, M. M., Reis, V. M. N., Chaves, A. D., & Nascimento, C. A. C. (2021). Prática de exercício físico, ingestão alimentar e estado de ansiedade/estresse de participantes do Projeto MOVIP em meio à pandemia de COVID-19. HU Revista, 47, 1-6. https://doi.org/10.34019/1982-8047.2021.v47.32209
Daltro, M. R., & Faria, A. A. (2019). Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(1), 223-237. https://doi.org/10.12957/epp.2019.43015
Diniz, J. L., Moreira, A. C. A., Teixeira, I. X., Azevedo, S. G. V., Freitas, C. A. S. L., & Maranguape, I. C. (2020). Inclusão digital e uso da internet entre idosos no Brasil: Um estudo transversal. Revista Brasileira de Enfermagem, 73(Suppl 3), 1-9. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0241
Duan, F., & Gambardella, A. M. D. (2016). Extensão Universitária na Graduação em Nutrição: Experiências de Produção de Vídeos Educativos. Revista de Graduação Universidade de São Paulo, 1(1), 101-105. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p101-105
Estado do Ceará. (2020). Decreto nº 33.510, de 16 de março de 2020. Diário Oficial do Estado, Fortaleza, (53), 1-1. Recuperado de https://www.ceara.gov.br/decretos-do-governo-do-ceara-com-acoes-contra-o-coronavirus/
Faustino, A. M., & Neves, R. (2020). Atividade física, pessoas idosas e isolamento social – Um olhar a partir de vídeos do Youtube. Revista Kairós-Gerontologia, 23(28), 167-183. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p167-183
Fernández-Ardèvol, M. (2019). Práticas digitais móveis das pessoas idosas no Brasil: Dados e reflexões. Panorama Setorial da Internet, 1(11). Recuperado de https://bit.ly/3lItHWR
Ferreira, M. J., Irigoyen, M. C., Consolim-Colombo, F., Saraiva, J. F. K., & Angelis, K. (2020). Vida fisicamente ativa como medida de enfrentamento ao COVID-19. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 114(4), 1-2. https://doi.org/10.36660/abc.20200235
Guimarães, J. A. C., Guerra, P. H., Ueno, D. T., Christofoletti, A. E. M., & Nakamura, P. M. (2020). Estudo transversal sobre uso de ferramentas virtuais para orientar a atividade física durante a COVID-19. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 25, 1-8. https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0150
Jiménez-Pavón, D., Carbonell-Baeza, A., & Lavie, C. J. (2020). Physical exercise as therapy to fight against the mental and physical consequences of COVID-19 quarantine: Special focus in older people. Progress in Cardiovascular Diseases, 63(3), 386–388. https://doi.org/10.1016/j.pcad.2020.03.009
Knuth, A. G., Carvalho, F. F. B., & Freitas, D. D. (2020). Discursos de instituições de saúde brasileiras sobre atividade física no início da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, 25, 1–9. https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0122
Lapa, T. S., & Reis, C. (2021). Seniores portugueses em confinamento: Redes sociais online combatem o isolamento social e a solidão. Observatorio (OBS*) Journal, 96-114. Recuperado de https://bit.ly/38wSvy4
Ministério da Saúde. (2021). Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Ministério da Saúde: Brasília. Recuperado de https://bit.ly/3EPJgo3
Ministério da Saúde. (2022). Ofício Circular nº 17/2022/CONEP/SECNS/MS. Brasília. Recuperado de https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/acesso-a-informacao/sobre-o-conselho/camaras-tecnicas-e-comissoes/conep/legislacao/oficios-circulares/oficio-circular-no-17-de-5-de-julho-de-2022.pdf/view
Mussi, R. F. F., Flores, F. F., & Almeida, C. B. (2021). Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, 17(48), 60-77. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010
Oliveira Neto, L., Elsangedy, H. M., Tavares, V. D. O., Teixeira, C. V. L. S., Behm, D. G., & Silva-Grigoletto, M. E. (2020). #TreineEmCasa – Treinamento físico em casa durante a pandemia do COVID-19 (SARS-CoV-2): Abordagem fisiológica e comportamental. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício, 19 (Suppl. 2), 1-11. https://doi.org/10.33233/rbfe.v19i2.4006
Paulino, A. C., & Vendruscolo, R. (2021). Vó, sai do celular! Um relato da proposta de aulas remotas de educação física para idosos durante a pandemia. Cadernos de Formação Revista Brasileira de Ciência do Esporte, 12(1), 102-117. Recuperado de http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2426/1364
Pinto, R. S., Sarmento, A. V., Carvalho, B. B. S., Siqueira, L. T., & Fernandes, B. K. C. (2020). Whatsapp como ferramenta para promoção da saúde de uma idosa que mora sozinha: Relato de experiência. Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR. Recuperado de https://bit.ly/38I89GC
Roese, A., Gerhardt, T. E., Souza, A. C. D., & Lopes, M. J. M. (2006). Diário de campo: Construção e utilização em pesquisas científicas. Online Brazilian Journal Nursing, 5(3). https://doi.org/10.17665/1676-4285.2006598
Souza Filho, B. A. B., & Tritany, E. F. (2020). COVID-19: Importância das novas tecnologias para a prática de atividades físicas como estratégia de saúde pública. Caderno de Saúde Pública, 36(5), 1-5. https://doi.org/10.1590/0102-311X00054420
Thompson, W. R. (2021). FACSM Global fitness trends survey for 2021. Health & Fitness Journal do American College of Sports Medicine, 25(1), 10-19. https://doi.org/10.1249/FIT.0000000000000631
Tozetto, M. F. R., & Borges, L. (2021). Percepção dos idosos sobre as aulas online de atividade física ofertadas por um projeto extensionista durante a pandemia. Revista Extensão em Foco, 23, 186-201. http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i23.80602
Universidade Regional do Cariri/URCA. (2020). Projeto Mais Vida: Atividade física e saúde na terceira idade/cenapes – URCA. Revista de Extensão, 15. Recuperado de https://bit.ly/37EF7qU
Verzani, R. H. (2020). Novas tecnologias digitais e atividade física: Desafios contemporâneos. (Tese de doutorado). Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Rio Claro. Recuperado de http://hdl.handle.net/11449/193871
World Health Organization (2020a). WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. Genebra: World Health Organization. Recuperado de https://bit.ly/38DX2P5
World Health Organization (2020b). WHO guidelines on physical activity and sedentary behavior: At a glance. Genebra: World Health Organization. Recuperado de https://bit.ly/38BBgeQ
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pedro Carlos Silva de Aquino, Naerton José Xavier Isidoro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

