Exercício físico no domicílio: Um relato das propostas de aulas remotas para idosas durante a pandemia da COVID-19

Autores

  • Pedro Carlos Silva de Aquino Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Naerton José Xavier Isidoro Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0399.2025v16n3.14844

Palavras-chave:

Atividade Física, Idoso, Isolamento Social, Tecnologia

Resumo

O presente estudo visa relatar a experiência vivenciada no planejamento e realização de aulas remotas direcionadas à prática de exercícios físicos para idosas participantes do projeto de extensão CENAPES/Mais Vida durante a pandemia da COVID-19. Delineia-se como uma pesquisa descritiva do tipo relato de experiência. As ações foram desenvolvidas entre abril de 2020 e dezembro de 2021, por uma equipe de dez discentes-monitores e um docente do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri. A ação contemplou a participação de 22 idosas de Crato-CE. No tocante à realização das aulas remotas, uma das propostas consistiu em formato assíncrono, executada entre abril e dezembro de 2020, no qual foram gravadas e editadas videoaulas com diversas modalidades de exercícios físicos, publicadas nas redes sociais YouTube e Instagram, e compartilhadas em formato de link através do grupo do WhatsApp do projeto. Já a outra, consistiu no formato síncrono, realizada entre março e dezembro de 2021, na qual foram conduzidas aulas ao vivo pelo Google Meet, e promoveu uma maior adesão e frequência das participantes ao exercício físico no ambiente domiciliar. As propostas de aulas remotas possibilitaram às idosas a adoção de uma rotina fisicamente ativa, mesmo em confinamento domiciliar durante o isolamento social. Ademais, os discentes-monitores obtiveram novas aprendizagens no uso de tecnologias digitais na implementação de programas de exercícios físicos em formato remoto, impactando positivamente na formação e atuação profissional.

Palavras-chave: Atividade Física; Idoso; Isolamento Social; Tecnologia

Physical exercise at home: A report on the proposals for remote classes for the elderly during the COVID-19 pandemic

Abstract: This study aims to report on the experience of planning and conducting remote classes to practice physical exercise for elderly women participating in the CENAPES/Mais Vida extension project during the COVID-19 pandemic. This is a descriptive research experience report. The actions were carried out between April 2020 and December 2021 by a team of 10 student monitors and a teacher from the Physical Education course at the Regional University of Cariri. The action included 22 elderly women from Crato, CE (Brazil). Regarding the remote classes, one of the proposals was an asynchronous format carried out between April and December 2020, in which video lessons were recorded and edited with various types of physical exercise, published on the social networks YouTube and Instagram, and shared via the project's WhatsApp group as links. The other consisted of a synchronous format, held between March and December 2021, in which live classes were conducted via Google Meet and promoted greater adherence to and more frequent physical exercise at home. The proposed remote classes enabled elderly women to maintain a physically active routine, even during social isolation at home. In addition, the student-monitors learned new skills in using digital technologies to implement physical exercise programs remotely, with a positive impact on their training and professional performance.

Keywords: Physical Activity; Aged; Social Isolation; Technology 

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Biografia do Autor

  • Pedro Carlos Silva de Aquino, Universidade Regional do Cariri (URCA)

    Graduado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

  • Naerton José Xavier Isidoro, Universidade Regional do Cariri (URCA)

    Doutorado e Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Educação Física Escolar pelas Faculdades Integradas de Patos-PB.
    Licenciado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri. Docente do Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri (URCA).

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Publicado

17-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AQUINO, Pedro Carlos Silva de; ISIDORO, Naerton José Xavier. Exercício físico no domicílio: Um relato das propostas de aulas remotas para idosas durante a pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 16, n. 3, p. 385–397, 2025. DOI: 10.36661/2358-0399.2025v16n3.14844. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/14844. Acesso em: 24 dez. 2025.