Desenvolvimento e aplicação de um jogo como ferramenta pedagógica para ações de extensão com público infantil
DOI:
https://doi.org/10.36661/2358-0399.2025v16n3.14807Palavras-chave:
Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Medicamentos, CriançasResumo
Este trabalho objetiva relatar a experiência do desenvolvimento e aplicação de um jogo como ferramenta pedagógica na conscientização de público infantil sobre práticas ambientalmente corretas de descarte de resíduos sólidos urbanos (RSU) e medicamentos. O jogo foi desenvolvido com materiais reutilizados e de papelaria, sendo composto por 33 cartões com nomes de RSU e elementos relacionados a medicamentos; um expositor para apoio de 4 placas indicando as opções de resposta quanto à destinação correta e duas sinetas. Após ser testado pelo grupo, o jogo foi aplicado nas ações de extensão com crianças do 5º ano de nove escolas públicas. As atividades impactaram diretamente mais de 200 crianças, as quais interagiram com os extensionistas e se comprometeram a propagar os aprendizados da atividade. O entusiasmo e empenho das crianças em acertar o local de descarte de cada resíduo indicado no jogo evidencia sua aplicabilidade para fixar, de maneira lúdica, o aprendizado relacionado às práticas corretas de RSU e de medicamentos. Espera-se seguir com resultados positivos nas ações de extensão com o público infantil e que este seja multiplicador de informações e transformador da sociedade.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Resíduos Sólidos; Medicamentos; Crianças
Development and application of a game as a pedagogical tool for extension actions with children
Abstract: This work aims to report on the experience of developing and applying a game as a pedagogical tool to raise children's awareness of environmentally sound practices for the disposal of urban solid waste (MSW) and medicines. The game was developed with reused materials and stationery, consisting of 33 cards with MSW names and elements related to medicines; a display to support 4 signs indicating the answer options regarding the correct destination, and two bells. After being tested by the group, the game was used in extension activities with 5th-grade children from nine public schools. The activities directly impacted more than 200 children, who interacted with the extension workers and committed to spreading the lessons learned. The enthusiasm and commitment of the children in determining the disposal site for each indicated waste in the game demonstrate its applicability for reinforcing, in a playful way, the learning related to correct practices for MSW and medicines. It is expected to continue delivering positive results in extension actions with children, and that this will serve as a multiplier of information and transform society.
Keywords: Environmental Education; Solid Waste; Medicines; Children
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