Criança Limpa, Criança Feliz: Um Projeto de Saúde Coletiva com Pré-escolares

Autores

  • Everson Izaquiel Jacinto Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) https://orcid.org/0009-0003-7021-9921
  • Dannielly Lorena Dias Silva de Morais Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)
  • Izabella do Vale Burjack Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) https://orcid.org/0009-0005-9636-7505
  • Maria Fernandes Gomide Dutra e Silva Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0399.2025v16n3.14792

Palavras-chave:

Higiene pessoal, Educação em Saúde, Arco de Maguerez, Educação Infantil

Resumo

A infância é o momento ideal para a consolidação de hábitos para o restante da vida. Dessa forma, o ensino prático e habitual de uma boa limpeza das mãos e corpo deve ser inserido nos centros educacionais, de preferência aqueles com alunos na faixa dos pré-escolares. Assim, o objetivo deste relato, desenvolvido por discentes da Universidade Evangélica de Goiás, é descrever uma ação educativa em saúde com foco sobre as deficiências na higiene das crianças, por meio de oficinas lúdicas focadas na lavagem das mãos e higiene no banho. Foram utilizados métodos interativos como desenhos, músicas e simulações, facilitando, assim, a aprendizagem e internalização de práticas corretas de higiene. Além disso, como metodologia ativa, houve a aplicação do arco de Maguerez, e a ação descrita é a representação da prática de sua quinta etapa. A equipe docente universitária avaliou de forma positiva a apresentação e domínios do conteúdo, além de uma construção eficaz, produtiva, teórica e prática do projeto dos discentes. O relato reforça a importância de integrar a educação em saúde nas escolas, destacando a eficácia de abordagens adaptadas ao público pré-escolar para promover o bem-estar e prevenir doenças.

Palavras-chave: Higiene pessoal; Educação em Saúde; Arco de Maguerez; Educação Infantil

Clean Child, Happy Child: A collective health project with preschoolers

Abstract: Childhood is the ideal time to consolidate habits for the rest of your life. Therefore, the practical and habitual teaching of proper hand and body cleaning should be included in educational centers, preferably those serving preschool students. Overall, the objective of this report, developed by students at the Universidade Evangélica de Goiás (Anápolis, Brazil), is to describe an educational health action focused on children's hygiene deficiencies through playful workshops on handwashing and bath hygiene. Interactive methods such as drawings, music, and simulations were used to facilitate the learning and internalization of correct hygiene practices. Furthermore, as an active methodology, the Maguerez arc was applied, and the action described is the practical representation of its fifth stage. The university teaching team positively evaluated the presentation and content domains, as well as the students' project's effective, productive, theoretical, and practical construction. The report reinforces the importance of integrating health education in schools, highlighting the effectiveness of approaches tailored to preschool audiences in promoting well-being and preventing disease.

Keywords: Personal Hygiene; Health Education; Maguerez Arch; Early Childhood Education

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Everson Izaquiel Jacinto, Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)

    Graduando em Medicina pela Universidade Evangélica de Goiás.

  • Dannielly Lorena Dias Silva de Morais, Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)

    Graduanda em Medicina pela Universidade Evangélica de Goiás.

  • Izabella do Vale Burjack, Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)

    Graduanda em Medicina pela Universidade Evangélica de Goiás.

Referências

Fontana, R. T. (2006). As infecções hospitalares e a evolução histórica das infecções. Revista Brasileira de Enfermagem, 59(5), 703–706. https://doi.org/10.1590/S0034-71672006000500021

Gebel, J., Teichert-Barthel, U., Hornbach-Beckers, S., Vogt, A., Kehr, B., Littmann, M., Kupfernagel, F., …, & Exner, M. (2008). Hygiene tips for kids. Concept and examples of realisation. Bundesgesundheitsblatt, Gesundheitsforschung, Gesundheitsschutz, 51(11), 1304–1313. https://doi.org/10.1007/s00103-008-0697-0

Governo do Estado do Paraná. (2016). Semana pedagógica - 1º semestre, Anexo 1. Recuperado de http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2016/anexo1_cane_3dia_sp2016.pdf

Gueterres, É. C., Rosa, E. de O., da Silveira, A., & dos Santos, W. M. (2017). Educación para la salud en el contexto escolar: Estudio de revisión integradora. Enfermería Global, 16(2), 464–499. https://doi.org/10.6018/eglobal.16.2.235801

Ministério da Saúde (2010). Política Nacional de Promoção da Saúde. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde, & Secretaria de Atenção à Saúde. Recuperado de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed.pdf

Ministério da Saúde (2012). Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde. Recuperado de http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf

Ministério da Saúde (2021). Manual de referência técnica para higiene das mãos. Brasília: Ministério da Saúde. Recuperado de https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/servicosdesaude/prevencao-e-controle-de-infeccao-e-resistencia-microbiana/ManualdeRefernciaTcnica.pdf

Morais, C. dos S., Siqueira, R. B. C. de, Ferreira, R. M., & Costa, R. M. F. (2022). Hábitos de higiene pessoal na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 8(3), 2109–2114. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4951

Niles, R. P., & Socha, K. (2015). A importância das atividades lúdicas na Educação Infantil. Ágora: Revista de Divulgação Científica, 19(1), 80–94. https://doi.org/10.24302/agora.v19i1.350

Organização Mundial da Saúde - OMS (2020). Infection prevention and control during health care when novel coronavirus (nCoV) infection is suspected: interim guidance. Recuperado de www.who.int/publications/i/item/WHO-2019-nCoV-IPC-WASH-2020.4

Pedrotti, S. P., Silva, C. A. D. da, Junqueira, C. da R., Witczc, C. T., Daltrozo, F., Aquino, M., ... Garlet, C. C. M. (2017). Abordagem e aplicação de hábitos de higiene na educação infantil. Anais do Seminário de Educação Infantil. Cruz Alta: UNICRUZ. Recuperado de http://home.unicruz.edu.br/seminario/downloads/anais/ccs/abordagem%20e%20aplicacao%20de%20habitos%20de%20higiene%20na%20educacao%20infantil.pdf

Pozas, D. (2020). Criança que brinca mais aprende mais: A importância da atividade lúdica para o desenvolvimento cognitivo infantil. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio.

Ramos-Morcillo, A. J., Moreno-Martínez, F. J., Susarte, A. M. H., Hueso-Montoro, C., & Ruzafa-Martínez, M. (2019). Social determinants of health, the family, and children's personal hygiene: A Comparative Study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(23), 4713. https://doi.org/10.3390/ijerph16234713

Ribeiro, A. J. P., & Klunck, L. I. (2018). A contribuição das atividades lúdicas no desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina na educação infantil. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc São Miguel do Oeste, 3, e16662. https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/16662

Sigaud, C. H. de S., dos Santos, B. R., Costa, P., & Toriyama, A. T. M. (2017). Promoting oral care in the preschool child: Effects of a playful learning intervention. Revista Brasileira de Enfermagem, 70(3), 519–525. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0237

Downloads

Publicado

09-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

JACINTO, Everson Izaquiel; MORAIS, Dannielly Lorena Dias Silva de; BURJACK, Izabella do Vale; SILVA, Maria Fernandes Gomide Dutra e. Criança Limpa, Criança Feliz: Um Projeto de Saúde Coletiva com Pré-escolares. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 16, n. 3, p. 253–261, 2025. DOI: 10.36661/2358-0399.2025v16n3.14792. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/14792. Acesso em: 13 dez. 2025.