Criança Limpa, Criança Feliz: Um Projeto de Saúde Coletiva com Pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.36661/2358-0399.2025v16n3.14792Palavras-chave:
Higiene pessoal, Educação em Saúde, Arco de Maguerez, Educação InfantilResumo
A infância é o momento ideal para a consolidação de hábitos para o restante da vida. Dessa forma, o ensino prático e habitual de uma boa limpeza das mãos e corpo deve ser inserido nos centros educacionais, de preferência aqueles com alunos na faixa dos pré-escolares. Assim, o objetivo deste relato, desenvolvido por discentes da Universidade Evangélica de Goiás, é descrever uma ação educativa em saúde com foco sobre as deficiências na higiene das crianças, por meio de oficinas lúdicas focadas na lavagem das mãos e higiene no banho. Foram utilizados métodos interativos como desenhos, músicas e simulações, facilitando, assim, a aprendizagem e internalização de práticas corretas de higiene. Além disso, como metodologia ativa, houve a aplicação do arco de Maguerez, e a ação descrita é a representação da prática de sua quinta etapa. A equipe docente universitária avaliou de forma positiva a apresentação e domínios do conteúdo, além de uma construção eficaz, produtiva, teórica e prática do projeto dos discentes. O relato reforça a importância de integrar a educação em saúde nas escolas, destacando a eficácia de abordagens adaptadas ao público pré-escolar para promover o bem-estar e prevenir doenças.
Palavras-chave: Higiene pessoal; Educação em Saúde; Arco de Maguerez; Educação Infantil
Clean Child, Happy Child: A collective health project with preschoolers
Abstract: Childhood is the ideal time to consolidate habits for the rest of your life. Therefore, the practical and habitual teaching of proper hand and body cleaning should be included in educational centers, preferably those serving preschool students. Overall, the objective of this report, developed by students at the Universidade Evangélica de Goiás (Anápolis, Brazil), is to describe an educational health action focused on children's hygiene deficiencies through playful workshops on handwashing and bath hygiene. Interactive methods such as drawings, music, and simulations were used to facilitate the learning and internalization of correct hygiene practices. Furthermore, as an active methodology, the Maguerez arc was applied, and the action described is the practical representation of its fifth stage. The university teaching team positively evaluated the presentation and content domains, as well as the students' project's effective, productive, theoretical, and practical construction. The report reinforces the importance of integrating health education in schools, highlighting the effectiveness of approaches tailored to preschool audiences in promoting well-being and preventing disease.
Keywords: Personal Hygiene; Health Education; Maguerez Arch; Early Childhood Education
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