Ação extensionista com foco na promoção de saúde e prevenção de alterações do desenvolvimento infantil em comunidade ribeirinha: Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.29327/2303474.16.2-11Palavras-chave:
Triagem infantil, Saúde Escolar, FonoaudiologiaResumo
Crianças em idade escolar estão em fase de aquisição e desenvolvimento de diversas habilidades. Nesta etapa significativa para o desenvolvimento infantil, estratégias específicas podem ser tomadas para prevenir ou identificar de forma precoce possíveis alterações, sendo tais medidas consideradas como benéficas para o bem-estar e desenvolvimento pleno infantil. O objetivo do presente trabalho foi relatar a experiência extensionista no campo da promoção da saúde junto a escolares, prevenindo alterações e promovendo um desenvolvimento infantil pleno. As práticas foram desenvolvidas por estudantes de fonoaudiologia em uma escola municipal localizada em uma comunidade ribeirinha em um município do interior de Sergipe. Inicialmente, foram realizadas triagens do desenvolvimento neuropsicomotor, das estruturas orofaciais, da fala e da audição dos escolares que apresentavam idades entre dois e onze anos, visando mapear as principais demandas da população. Posteriormente, foram realizadas estratégias diversas, para que, de forma lúdica, fosse estimulado o desenvolvimento das habilidades auditivas, de fala, linguagem e motricidade orofacial. Foi observado que a maioria dos escolares apresentou desenvolvimento adequado e as maiores alterações estiveram relacionadas à fala e aos aspectos miofuncionais do sistema sensoriomotor oral. A identificação do perfil das crianças permitiu a execução de Oficinas específicas para o público em questão, e possibilitou a disseminação de informação, agregando conhecimento importante na promoção de saúde dos escolares de maneira lúdica.
Palavras-chave: Triagem infantil; Saúde Escolar; Fonoaudiologia
Extension action focused on health promotion and prevention of developmental disorders in a riverside community: experience report
Abstract: School-aged children are in a phase of acquiring and developing various skills. At this significant stage of child development, specific strategies can be implemented to prevent or identify potential early disorders, and such measures are considered beneficial for children's well-being and full development. This study aimed to report an extension experience in health promotion among schoolchildren, preventing developmental disorders and promoting full child development. Speech therapy students conducted practices at a municipal school located in a riverside community in the interior of Sergipe, Brazil. Initially, screenings were performed on neuropsychomotor development, orofacial structures, speech, and hearing in schoolchildren aged between 2 and 11 years, aiming to identify the population's primary needs. Subsequently, various strategies were implemented to playfully stimulate auditory, speech, language, and orofacial motor skills. It was observed that most schoolchildren showed adequate development, with the central disorders related to speech and the myofunctional aspects of the oral sensorimotor system. Identifying children's profiles enabled the execution of specific workshops tailored to the target audience and facilitated the dissemination of information, adding essential knowledge to the playful promotion of children's health in schools.
Keywords: Child Screening; School Health; Speech Science
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