Integração profissional e social de imigrantes venezuelanos no Brasil: Um relato de experiência de projeto de extensão

Autores

  • Vitória Miranda Vilela Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
  • Gabriela Schettini Martins Barbosa Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
  • Giuliana Gomes Vieira Ribeiro Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
  • Julia de Souza Frassato Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
  • Deisy Maria Rodrigues Joppert Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
  • William Augusto Gomes de Oliveira Bellani Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) https://orcid.org/0000-0002-1429-616X

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0399.2025v16n3.14744

Palavras-chave:

Refugiados, Inclusão Social, Bem-estar Psicológico, Relações Comunidade-instituição

Resumo

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), entre 2015 e junho de 2024, cerca de 568 mil venezuelanos ingressaram no Brasil. Em resposta a essa crise, foi implementada a Operação Acolhida, visando garantir assistência adequada a refugiados e migrantes venezuelanos. Como parte dessa iniciativa, mais de 89 mil pessoas foram realocadas para 906 municípios brasileiros, com destaque para Paraná e Santa Catarina. O projeto de extensão Migrantes conecta estudantes de graduação de cursos da área da saúde com imigrantes, em grande parte venezuelanos, para promover assistência e acolhimento a essa população vulnerável. Este artigo trata de um relato de experiência com o objetivo de descrever as ações de integração e acolhimento do projeto Migrantes, com destaque para um curso de literatura latino-americana, realizado em parceria com uma imigrante venezuelana atendida pelo projeto. Como resultado, os encontros com ela proporcionaram uma oportunidade para os participantes aprenderem sobre língua espanhola e literatura hispano-americana, assim como permitiram à professora reviver sua paixão pela docência e compartilhar sua cultura. O relato revela que, embora muitos migrantes enfrentem dificuldades de integração, projetos de extensão contribuem para o apoio emocional, a valorização das habilidades e a promoção da inclusão social. A experiência vivenciada pelos migrantes e o suporte comunitário destacaram a importância da solidariedade e da empatia na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

Palavras-chave: Refugiados; Inclusão Social; Bem-estar Psicológico; Relações Comunidade-Instituição

 

Professional and Social Integration of Venezuelan Immigrants in Brazil: A Report on the Experience of an Extension Project

Abstract: According to the United Nations Children's Fund (UNICEF), between 2015 and June 2024, near 568,000 Venezuelans entered Brazil. In response to this crisis, Operation ‘Acolhida’ (welcomed) was implemented to ensure adequate assistance to Venezuelan refugees and migrants. As part of this initiative, more than 89,000 people have been relocated to 906 municipalities in Brazil, with a significant presence in Paraná and Santa Catarina. The Migrantes extension project connects undergraduate students from health-related programs with immigrants, mostly Venezuelans, to promote assistance and support for this vulnerable population. This article presents an experience report describing the integration and support actions of the Migrantes project, highlighting a Latin American literature course conducted in partnership with a Venezuelan immigrant assisted by the project. As a result, the meetings with her allowed participants to learn about the Spanish language and Hispanic-American literature, while also enabling the teacher to rekindle her passion for teaching and share her culture. The report reveals that, although many migrants face integration challenges, extension projects contribute to emotional support, skill recognition, and social inclusion. The experiences of migrants and the support from the community highlight the importance of solidarity and empathy in building a more inclusive and welcoming society.

Keywords: Refugees; Social inclusion; Psychological Well-being; Community-Institutional Relations

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Biografia do Autor

  • Giuliana Gomes Vieira Ribeiro, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

    Acadêmica de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Curitiba, Paraná, Brasil.

  • Julia de Souza Frassato, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

    Acadêmica de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Curitiba, Paraná, Brasil.

  • William Augusto Gomes de Oliveira Bellani, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

    Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado

06-11-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VILELA, Vitória Miranda; SCHETTINI MARTINS BARBOSA, Gabriela; GOMES VIEIRA RIBEIRO, Giuliana; DE SOUZA FRASSATO, Julia; RODRIGUES JOPPERT, Deisy Maria; GOMES DE OLIVEIRA BELLANI, William Augusto. Integração profissional e social de imigrantes venezuelanos no Brasil: Um relato de experiência de projeto de extensão. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 16, n. 3, p. 303–311, 2025. DOI: 10.36661/2358-0399.2025v16n3.14744. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/14744. Acesso em: 25 dez. 2025.