Uso de ferramentas lúdicas na divulgação científica sobre peixes: Estratégias usadas no contexto de um projeto de extensão

Autores

  • Elisabeth Henschel Universidade Federal de Viçosa (UFV) https://orcid.org/0000-0001-5507-7396
  • Camila Vitória Gonçalves Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Davi Abrahão Lettieri dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Isabelle Lúcio Ramos Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Luiza Athanasio Barreto da Rocha Petitinga Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Rebeca Bianca da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Sofia Vieira de Figueiredo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Karla Diamantina de Araújo Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0399.2025v16n3.14697

Palavras-chave:

Coleções Zoológicas, Extensão Universitária, Jogos Didáticos, Modelo Didático

Resumo

Este relato de experiência apresenta e avalia as atividades do projeto de extensão "Das Redes às Ruas: difusão e troca de conhecimentos sobre peixes", da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com foco na importância das coleções zoológicas, jogos e modelos didáticos para o ensino de ciências e a divulgação científica. As atividades foram direcionadas ao público geral, como crianças, jovens e adultos de diferentes níveis de escolaridade. O projeto utilizou coleções didáticas de peixes preservados, o jogo "Quem sou eu?" e o modelo "Monte seu peixe" como ferramentas educativas. As coleções permitiram a manipulação direta de espécimes, oferecendo uma compreensão prática da diversidade e morfologia dos peixes. O jogo, baseado em cartas, promoveu o aprendizado lúdico sobre características e habitats de diversas espécies. O modelo "Monte seu peixe" proporcionou uma experiência interativa, aprofundando o entendimento sobre anatomia e ecologia. Os resultados obtidos mostraram que essas abordagens educacionais geraram significativo engajamento e aprendizado, despertando o interesse dos participantes por questões ambientais e científicas. Destacamos a eficácia do uso de coleções zoológicas e ferramentas lúdicas na disseminação do conhecimento científico, reforçando sua importância na aproximação do público com a ciência e na promoção da conscientização ambiental. Pode-se concluir que o projeto tem contribuído para a divulgação de conhecimentos científicos e para a sensibilização de diferentes públicos para conservação dos peixes, servindo como modelo para futuras iniciativas de extensão universitária.

Palavras-chave: Coleções Zoológicas; Extensão Universitária; Jogos Didáticos; Modelo Didático

Use of recreational tools in fish science divulgation: Strategies employed in the context of an extension project

Abstract: This experience report presents and evaluates the activities of the University Extension project "From Networks to Streets: Dissemination and Exchange of Knowledge about Fish" at the Federal University of Rio de Janeiro, focusing on the importance of zoological collections, games, and educational games for science teaching and scientific dissemination. The activities were directed at the general public, including children, young people, and adults at different educational levels. The project used didactic fish collections, a game we named “Who am I?”, and the “Create your fish” model as educational tools. Collections allowed direct manipulation of specimens, allowing a comprehension of the fish’s diversity and morphology. The card-based game promoted the ludic knowledge about the characteristics and habitats of distinct species. The “Create your fish” model provided an interactive experience that deepened understanding of anatomy and ecology. Results showed that these educational approaches generated relevant engagement and learning, sparking the participants’ interest in environmental and scientific issues.  We emphasize the effectiveness of using zoological collections and game tools to disseminate scientific knowledge, ensuring their importance in connecting the public to science and promoting environmental consciousness. Our project has contributed to disseminating scientific knowledge and raising awareness among people about fish conservation, serving as a model for future initiatives within the scope of University Extension.

Keywords:  Zoological Collections; University Extension; Educational Games; Educational Models

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Publicado

06-11-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

HENSCHEL, Elisabeth; GONÇALVES FERREIRA, Camila Vitória; LETTIERI DOS SANTOS, Davi Abrahão; SILVA, Isabelle Lúcio Ramos; ATHANASIO BARRETO DA ROCHA PETITINGA, Luiza; DA SILVA, Rebeca Bianca; VIEIRA DE FIGUEIREDO, Sofia; DIAMANTINA DE ARAÚJO SOARES, Karla. Uso de ferramentas lúdicas na divulgação científica sobre peixes: Estratégias usadas no contexto de um projeto de extensão. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 16, n. 3, p. 327–341, 2025. DOI: 10.36661/2358-0399.2025v16n3.14697. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/14697. Acesso em: 26 dez. 2025.