Sabão artesanal: Alternativa para reduzir o descarte de óleos e gorduras na água
Resumo
econômicos e ambientais. Nesse contexto, professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida e Monsenhor José Cota, situadas em Mariana, MG, Brasil, implementaram um projeto interdisciplinar com o objetivo de desenvolver habilidades por meio da produção de sabão artesanal, uma alternativa sustentável para a reutilização do óleo. Este artigo aborda a problemática do descarte inadequado de óleos e gorduras, visando sensibilizar os estudantes da EJA sobre a importância da reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão artesanal. A pesquisa adotou uma abordagem interdisciplinar e participativa, engajando os estudantes de forma prática e motivadora para adotar práticas sustentáveis no dia a dia. A metodologia inclui levantamento bibliográfico, atividades experimentais, pesquisa de campo, debates, entrevistas e questionários. A partir da abordagem, discussão e experimentação a respeito do tema proposto, os estudantes trouxeram reflexões e contribuíram de maneira crítica e positiva nos resultados. Dessa forma, participaram significativamente da construção do conhecimento sobre a valorização de práticas sustentáveis.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Descarte Inadequado de Óleos e Gorduras; Preservação dos Cursos D’água; Reutilizar; Atividade sustentáveis
Artisanal Soap: Alternative to reduce disposal of oils and fats into water
Abstract: The improper disposal of fats, oils, and grease creates negative economic and environmental impacts. In this context, teachers participating in the Youth and Adult Education program (Educação de Jovens e Adultos - EJA) of the Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida and Monsenhor José Cota municipal schools in Mariana, Minas Gerais, Brazil, implemented an interdisciplinary project seeking to raise awareness among the students about environmental issues and introduce the possibility of reusing cooking oil to produce home-made soap. This article describes the practical and interactive approaches and methods adopted, encouraging students to adopt other sustainable practices in their daily lives. The methodology included a bibliographic review, experimental activities, field research, debates, interviews, and questionnaires. From the approach, discussion, and experimentation on the proposed theme, the students brought reflections and contributed critically and positively to the results. In this way, they participated significantly in constructing knowledge about the value of sustainable practices.
Keywords: Environmental Education; Improper Disposal of Oils and Fats; Preservation of Watercourses; Recycling; Sustainable Activities
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