Promoção da saúde mental e prevenção do suicídio entre adolescentes da comunidade
Resumo
Objetivou-se relatar a experiência extensionista no campo da promoção da saúde mental de adolescentes da comunidade, com foco na prevenção contra o suicídio na adolescência. O estudo descreve ações de educação em saúde, realizadas em duas Estações Juventude de um município do interior do Ceará, ocorridas em setembro de 2022. As práticas foram realizadas por acadêmicos de enfermagem e educação física, integrantes da Liga Interdisciplinar de Promoção à Saúde do Adolescente, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral-CE, Brasil. Os resultados obtidos relevaram, no decorrer das atividades de extensão com adolescentes, contribuição no senso crítico dos participantes, fazendo com que conseguissem expor opiniões, experiências vivenciadas e esclarecimentos de dúvidas relacionadas com as temáticas abordadas. Conclui-se que as ações educacionais realizadas por universitários são de suma importância tanto para os participantes quanto para os acadêmicos, e, por abordar questões corriqueiras relacionadas com o público adolescente, ocorreu grande interação entre ambos, gerando troca valiosa de saberes. Além disso, contribuiu para que os acadêmicos se inserissem na comunidade visualizando novas realidades.
Palavras-chave: Educação em Saúde; Ensino Superior; Ciências da Saúde; Saúde do Adolescente
Promoting mental health and suicide prevention among adolescents in the community
Abstract: The goal of this study is to relate an extension experience in the mental health field among adolescents in a community, with focus on preventing suicide in adolescence. The study describes health educational activities, conducted in two Youth Stations in the town in the countryside of Ceará, which took place in September 2022. The activities were realized by nursing and physical education students, who were members of the Liga Interdiscplinar de Pormoção à Saúde do Adolescente [Interdisciplinary League for Adolescent Health Promotion] at Universidade Estadual Vale do Acaraú [Vale do Acaraú State University] in Sobral-CE, Brazil. The obtained results revealed that the extension activities with adolescents contributed to the participants’ critical thinking skills, enabling them to express their opinions, share personal experiences, and clarify doubts related to the topics discussed. It is concluded that the educational actions carried out by university students are of paramount importance both for the participants and for the students themselves, as they address common issues related to the adolescent population, fostering a valuable exchange of knowledge. Additionally, these actions helped the students become integrated into the community and gain a new perspective on different realities.
Keywords: Health Education; Higher Education; Health Sciences; Adolescent Health
Downloads
Referências
Araújo, L. M. S., Andrade, R. D., Maia, F. F., Souza, I. A., Martins, P. P., & Ferreira, N. C. L. Q. (2020). Setembro amarelo como estratégia de prevenção de suicídio em adolescentes: Um relato de experiência. Revista Saúde Multidisciplinar, 7(1), 1-8.
Castro Júnior, A. R., Oliveira, M. A., & Silva, M. R. F. (2020). Promovendo educação em saúde com adolescentes: Estratégia didática e experiência discente. Saúde em Redes, 5(2), 175-184. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n2p175-184
Cavalcante, F. M. L., Sousa, F. W. M., Oliveira, I. K. M., Amaral, H. R. M., Rosa, B. S. C., Gomes, J. S., … & Vasconcelos, M. R. O. (2019). Atividades de extensão universitária: Um olhar para promoção da saúde do adolescente. Saúde em Redes, 5(3), 305-315. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p305-315
Gadagnoto, T. C., Mendes, L. M. C., Monteiro, J. C. dos S., Gomes-Sponholz, F. A., & Barbosa, N. G. (2022). Repercussões emocionais da pandemia da COVID-19 em adolescentes: Desafios à saúde pública. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 56, e20210424. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0424
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). Pesquisa nacional de saúde do escolar (PeNSE). Rio de Janeiro. Recuperado de https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101852.pdf
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2023). Panorama do Censo 2022. Recuperado de https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/index.html?localidade=2312908&tema=1
Ministério da Saúde (2017). Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica (1 ed.). Brasília: Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Ministério da Saúde. Recuperado de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/proteger_cuidar_adolescentes_atencao_basica.pdf
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). (s.d.). Saúde mental dos adolescentes. https://www.paho.org/pt/topicos/saude-mental-dos-adolescentes
Prefeitura de Sobral. (2018). Prefeitura lança a programação de abril do Programa Estação Juventude. Recuperado de https://sobral.ce.gov.br/informes/principais/prefeitura-lanca-a-programacao-de-abril-do-programa-estacao-juventude.
Prefeitura de Sobral. (2021). Estações da Juventude retomam gradualmente atividades presenciais. Recuperado de https://www.sobral.ce.gov.br/informes/principais/estacoes-da-juventude-retomam-gradualmente-atividades-presenciais
Ribeiro, A. C., Ritta Malagues Ianzer, F., Polletti, G. C., dos Santos, Érika E. P., Ribeiro Primeira, M., Severo Maciel, V. de Q., … & Senhem, G. D. (2022). Ações de extensão com adolescentes escolares: Experiência de graduandos em Enfermagem. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, 35, 6. https://doi.org/10.5020/18061230.2022.12512
Rossi, L. M., Marcolino, T. Q., Speranza, M., & Cid, M. F. B. (2019). Crise e saúde mental na adolescência: A história sob a ótica de quem vive. Cadernos de Saúde Pública, 35(3), e00125018. https://doi.org/10.1590/0102-311X00125018
Santana, R. R., Santana, C. C. de A. P., Costa Neto, S. B. da, & Oliveira, Ê. C. de. (2021). Extensão Universitária como prática educativa na promoção da saúde. Educação & Realidade, 46(2), e98702. https://doi.org/10.1590/2175-623698702
Schlichting, C. A., & Moraes, M. C. L. (2018). Mortalidade por suicídio na adolescência: Uma revisão. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, 6, 357. https://doi.org/10.18554/refacs.v6i0.2922
Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (SECJEL). (2021). Estações da Juventude retomam gradualmente atividades presenciais. Recuperado de https://secjel.sobral.ce.gov.br/noticias/principais/estacoes-da-juventude-retomam-gradualmente-atividades-presenciais
Silva Filho, O. C. da, & Minayo, M. C. de S. (2021). Triplo tabu: Sobre o suicídio na infância e na adolescência. Ciência & Saúde Coletiva, 26(7), 2693-2698. https://doi.org/10.1590/1413-81232021267.07302021
Silva, G. V. da, Soares, J. B., Sousa, J. C. de, & Kusano, L. A. E. (2019). Promoção de saúde mental para adolescente em uma escola de ensino médio - Um relato de experiência. Revista do NUFEN, 11(2), 133–148.
Souza, L. D. de M., Ores, L., Oliveira, G. T. de, Cruzeiro, A. L. S., Silva, R. A., Pinheiro, R. T., & Horta, B. L. (2010). Ideação suicida na adolescência: Prevalência e fatores associados. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 59(4), 286-292. https://doi.org/10.1590/S0047-20852010000400004
World Health Organization (WHO). (s.d.). Adolescent health. Recuperado de https://www.who.int/health-topics/adolescent-health#tab=tab_1
Ximenes Neto, F. R. G., Oliveira, E. N., Marques, K. M. A. P., Viana, R. S., Aragão, J. M. N., Carneiro, M. S. M. Atuação das ligas de enfermagem frente à pandemia da COVID-19. Revista Científica de Enfermagem, 11(36), 451-461. https://doi.org/10.24276/rrecien2021.11.36.451-461
Copyright (c) 2024 José Olivar Paulo Oliveira, Maria Taís Machado Albuquerque, Marcos Vinicius de Sousa Gama, Joyce Mazza Nunes Aragão, Rebeca Sales Viana
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).