Uma abordagem sobre os fundamentos da extensão universitária: Histórico-conceitual, política pública, inclusão e interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.29327/2303474.15.2-9Palavras-chave:
Aplicação profissional, Ensino Superior, Engajamento social, EpistemologiaResumo
Este artigo trata sobre a Extensão Universitária como fundamento epistemológico, conceitual da prática universitária e aplicação profissional. Define como problemática a seguinte questão: Como podem ser compreendidos os fundamentos da Extensão Universitária? Objetiva abordar os fundamentos da Extensão Universitária a partir de uma perspectiva histórico-conceitual, de política pública, de inclusão e de atividade interdisciplinar. Utiliza, nos aspectos metodológicos, a finalidade exploratória respaldada no método bibliográfico, levando em conta artigos mapeados em canais de informação supraformais, tais como os periódicos eletrônicos e os anais de eventos em meio digital, o que caracteriza o estudo qualitativo. Conclui que o desiderato epistemológico da Extensão Universitária a partir dos fenômenos atribuídos e discutidos, fortalece a concepção científica e legislativa desse importante eixo universitário, tornando-a mais consistente, sólida, respaldada, pensada como uma política de ação propriamente dita.
Palavras-chave: Aplicação profissional; Ensino Superior; Engajamento social; Epistemologia
An approach on the foundations of university extension: Historical-conceptual, public policy, inclusion and interdisciplinarity
Abstract: This article deals with University Extension as an epistemological, conceptual foundation of university practice and professional application. It defines as problematic the following question: How can the fundamentals of University Extension be understood? It aims to approach the fundamentals of University Extension from a historical-conceptual perspective, public policy, inclusion and interdisciplinary activity. It uses, in the methodological aspects, the exploratory purpose supported by the bibliographic method, taking into account articles mapped in supraformal information channels, such as electronic journals and the annals of events in digital media, which characterizes the qualitative study. It concludes that the epistemological desideratum of University Extension from the phenomena attributed and discussed, strengthens the scientific and legislative conception of this important university axis, making it more consistent, solid, supported, thought of as a policy of action itself.
Keywords: Professional Application; Higher Education; Social Engagement; Epistemology
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