Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena

Palavras-chave: Educação em enfermagem, Povos indígenas, Saúde de Populações Indígenas

Resumo

O objetivo deste estudo é relatar a experiência resultante do projeto de extensão Rówaihu’úTé, com técnicos de enfermagem que atuam na atenção à saúde indígena no estado de Mato Grosso. O projeto de extensão Rówaihu’úTé foi desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia, entre março e dezembro de 2018, com participação de 80 técnicos de enfermagem indígenas e não-indígenas, divididos em 4 grupos. Cada grupo participou de 40 horas-aula de formação, abordando os temas: saúde da mulher, saúde da criança, primeiros socorros, suporte básico de vida, Leishmaniose, princípios da Assistência de Enfermagem, ética, bioética e biossegurança. Os temas do curso foram abordados numa perspectiva metodológica participativa, problematizadora e reflexiva, reconhecendo as iniciativas, experiências profissionais e de vida dos participantes. Esta experiência de educação permanente, além de capacitar os técnicos de enfermagem que prestam assistência à saúde Xavante, também capacitou indiretamente os educadores, ao qualificar suas práticas formativas no contexto intercultural, aprimorar habilidades que favoreçam a comunicação e permitam conhecer a realidade dos povos indígenas e, ainda, o desenvolvimento de estratégias de ensino e de atenção à saúde culturalmente referenciadas.

Palavras-chave: Educação em enfermagem; Povos indígenas; Saúde de Populações Indígenas

Rówaihu’úté - Qualification of nursing technicians working in indigenous territory

Abstract: The objective of this study is to report the experience resulting from the Rówaihu’úTé extension project with nursing technicians who work in indigenous health care in the state of Mato Grosso. The project Rówaihu'úTé, developed at the Federal University of Mato Grosso, University Campus of Araguaia, between March and December 2018, with the participation of 80 indigenous and non-indigenous nursing technicians, divided into four groups. Each group participated in 40 hours of training classes, addressing the themes: women's health, children's health, first aid, basic life support, Leishmaniasis, Nursing Care principles, ethics, bioethics, and biosafety. The course themes were addressed from a participatory, problematizing, and reflective methodological perspective, recognizing the initiatives and professional and life experiences of the participants. This permanent education experience, in addition to training the nursing technicians who provide Xavante health care, also indirectly trained the educators by qualifying their training practices in the intercultural context and improving skills that favor communication and allow them to know the reality of indigenous peoples and, yet, the development of culturally referenced teaching and health care strategies.

Keywords: Nursing education; Indigenous people; Health of Indigenous Populations

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Biografia do Autor

Heliana Rênhibädäwê Gomes Sereparan Lemes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Discente, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Curso de Enfermagem, Programa de Bolsas Extensão para Ações Afirmativas. Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil.

Mário Juruna Neto Urébété, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Discente, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Curso de Enfermagem, Programa de Bolsas Extensão para Ações Afirmativas. Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil.

Rosaline Rocha Lunardi, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Curso de Enfermagem. Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil.

Raquel Santos Brito, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda, Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Goiânia, Goiás, Brasil.

Ana Clara Ribeiro Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Discente, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Curso de Enfermagem, Programa de Bolsas Extensão para Ações Afirmativas. Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil.

Maraísa Delmut Borges, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Curso de Enfermagem. Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil.

Queli Lisiane Castro Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Curso de Enfermagem. Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil.

Roberta Vasconcelos de Camargo, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Enfermeira, Distrito Sanitário Especial Indígena - DSEI - Xavante, Polo Base de São Marcos, Terra Indígena de São Marcos. Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil.

Pâmela Roberta de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Curso de Enfermagem. Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado
06-11-2023
Como Citar
LEMES, H.; URÉBÉTÉ, M.; LUNARDI, R.; BRITO, R.; GUIMARÃES, A. C.; BORGES, M.; PEREIRA, Q. L.; DE CAMARGO, R.; DE OLIVEIRA, P. Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 14, n. 3, p. 313-321, 6 nov. 2023.
Seção
Artigos