Instrumento para auxiliar a inserção da Extensão Universitária nos currículos da Saúde Coletiva: Um relato de experiência
Resumo
A inserção da extensão nos currículos representa uma ferramenta estratégica para a reorientação do ensino superior, visando maior integração da universidade, serviços e comunidades. Este trabalho apresenta a experiência de implantação da Formação em Extensão no curso de Graduação em Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que decorreu de um projeto piloto desenvolvido entre os anos de 2021 e2022. Esta experiência se constituiu a partir de uma atividade prática que proporcionou a articulação e a integração de duas disciplinas obrigatórias do currículo a dois projetos de extensão, envolvendo municípios de pequeno porte do estado de Minas Gerais. Para tanto, foi desenvolvido um instrumento de avaliação de saúde que permitiu o diagnóstico situacional de municípios, considerando as dimensões demográfica, epidemiológica, socioeconômica e da organização dos serviços de saúde. Este instrumento permitiu aos alunos um aprendizado crítico e coletivo, que articulou a teoria à experiência concreta da gestão, do planejamento e da vigilância em saúde. Consideramos que este relato apresenta uma experiência exitosa para a inserção da Formação em Extensão em currículos de cursos da Saúde Coletiva na medida em que inova e potencializa o processo de ensino-aprendizagem de forma crítica, podemos ser apoio e inspiração para a desafiadora inserção da extensão nos currículos dos cursos da área da saúde.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Diagnóstico Situacional; Planejamento Estratégico; Gestão em Saúde
Instrument to assist the insertion of University Extension in public Health Curriculum: An experience report
Abstract: Including extension in curricula represents a strategic tool for reorientating higher education, involving greater integration of the university, services, and communities. This work presents the experience of implementing Extension Training in the Undergraduate course in Health Services Management at the Federal University of Minas Gerais (UFMG). This paper is a descriptive study of the experience report type, which resulted from a pilot project developed between 2021 and 2022. This experience is based on a practical activity that provided the articulation and integration of two mandatory subjects from the curriculum to two extension projects involving small municipalities in Minas Gerais state, Brazil. To this end, a health assessment instrument was developed that allowed the situational diagnosis of municipalities, considering the demographic, epidemiological, socioeconomic, and organizational dimensions of health services. This instrument helped the classes to provide critical and collective learning, which articulates theory with the concrete experience of management, planning, and health of Extension Training in Public Health course curricula as it innovates and enhances the teaching-learning process critically, and can be support and inspiration for the insertion of extension in curricula of health courses.
Keywords: Problem-Based Learning; Situational Diagnosis; Strategic Planning; Health Management
Downloads
Referências
Almeida, S. M. V. & Barbosa, L. M. V. (2019). Curricularização da Extensão Universitária no Ensino Médico: O encontro das gerações para humanização da formação. Revista Brasileira De Educação Médica, 43(1), 672–680. https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190013
Alves, R., Kinchescki, G. F., Silva, V. R., Vecchio, H. P., Oliveira, C. L., & Cancelier, M. V. L. (2017). Aplicabilidade da matriz de GUT para identificação dos processos críticos: O estudo de caso do departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 17. Mar del Plata. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/181033/101_00160.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Angeloni, E. A. (2021). Curricularização da extensão universitária: Cenários e proposições (Dissertação de Pós-Graduação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Recuperado de https://www.udesc.br/arquivos/faed/id_cpmenu/5641/1___Disserta__o_16464165660887_5641.pdf
Cevada, L. Z., & Damy-Benedetti, P. C. (2021) Uso da matriz de priorização (matriz de GUT) como aliada em auditorias. Revista Científica Unilago, 1(1).
Coelho, J. S. (2012). Construindo a participação social no SUS: Um constante repensar em busca de equidade e transformação. Saúde e Sociedade, 21, 138–151. https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000500012
Costa, D. A. S., Silva, R. F., Lima, V. V., & Ribeiro, E. C. O. (2018). Diretrizes curriculares nacionais das profissões da Saúde 2001-2004: Análise à luz das teorias de desenvolvimento curricular. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 22(67), 1183–1195. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0376
Cunico, L., & Spessatto, M. B. (2022). A Curricularização da extensão: Análise de uma experiência no curso superior de tecnologia em Design de Moda. Perspectivas Em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, 9(19), 282-300. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.14671
Ferreira, F. E. (2020). A Curricularização da extensão universitária frente aos marcos legais no contexto de um Instituto Federal de Educação (Dissertação de Pós-Graduação). Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.
Figueiredo, S. C. G. de (2020). Atividades de extensão: A Curricularização da extensão no ensino superior. In F. Asensi, (org.), Produção Acadêmica e Pluralidade. Deerfield Beach, Prembook Collins.
Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. I Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, Manaus-AM, 2012. Florianópolis-SC: FORPROEX/UFSC. Recuperado de https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf
Frutuoso, T. P. (2020). O processo de Curricularização da extensão nos cursos de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC (Dissertação de Mestrado). Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.
Kepner, C. H., & Tregoe, B. B. C. (1997). The New Rational Manager. An updated edition for a new world (No. 658 K445n Ej. 1). Princeton Research Press.
Luz, L. F., Dias, J. C. F., Dias, W. P. da S., & Cardoso, J. A. D. (2018). Professor pesquisador: Construção dos saberes docentes no contexto de sua prática. In V Congresso Nacional de Educação, 1-8. Recuperado de https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID8879_16092018205735.pdf
Machado, C. de S., & Cattafesta, M. (2019). Benefícios, dificuldades e desafios dos sistemas de informações para a gestão no Sistema Único de Saúde. Revista Brasileira de Pesquisa Em Saúde, 21(1), 124–134.
Matus, C. (1972). Estrategia y plan. 11.ed. Ciudad del México: Siglo Ventiuno Editores.
Mendes, P. H. R., & Campos, K. F. C. (2017). Análise do plano municipal de saúde dos municípios de pequeno porte I da região de saúde de Belo Horizonte à luz da legislação vigente (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil.
Mendonça, G. J. M. G. de, Albuquerque, C. C. P. de, Lima, E. G. D. P. de, Rocha, G. D., Pereira, S. F., Melo, A. M. B., ... & Sá, A. N. P. de (2021). A utilização do diagnóstico situacional para o planejamento das ações na ESF. Brazilian Journal of Health Review, 4(2), 8170–8184. https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-346
Moraes, N. A. (2021). A Curricularização da extensão e os desafios para a formação docente (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Brasil.
Rocha, S. P., Ponte Neto, O. A. da, Farias, Q. L. T., Maciel, G. P., Silva, Í. A. B., Sousa, J. I. T. de, Cavalcante, A. S. P., & Vasconcelos, M. I. O. (2019). A curricularização da extensão na graduação em saúde: A experiência de um curso de enfermagem. Saúde em Redes, 5(3), 275–283. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p275-283
Rozin, R., & Forte, L. T. (2021). Curricularização da extensão universitária em saúde: Uma proposta com uso do diagnóstico comunitário. Espaço para a Saúde - Revista de Saúde Pública do Paraná, 22, 1-9. https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e774
Santos, A. L., & Rigotto, R. M. (2010). Território e territorialização: Incorporando as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde. Trabalho, Educação E Saúde, 8(3), 387–406. https://doi.org/10.1590/S1981-77462010000300003
Secchi, L. (2014). Políticas públicas: Conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning. Recuperado de https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1815
Teixeira, C., Vilasbôas, A. L. Q., & Jesus, W. L. A. (2010). Proposta metodológica para o planejamento em saúde no SUS. In: C. Teixeira (Org.), Planejamento em Saúde - Conceitos, métodos e experiências. Salvador: EDUFBA, 51-76.
Timm, U. T. (2018). A Curricularização da extensão universitária: Possibilidades em um curso de matemática licenciatura (Dissertação de Mestrado). Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Brasil. Recuperado de http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/311
Ulhoa, D. A. M. (2012). Importância da participação popular nas ações de saúde (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Uberaba, Brasil. Recuperado de https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/una-4929
Vasconcelos, M. I. O. (2019). A Curricularização da extensão na graduação em saúde: A experiência de um curso de enfermagem. Saúde em Redes, 5(3), 275–283. https://doi.org/10.18310/2446-4813.2019v5n3p275-283
Zocratto, K. B. F., Lopes, T. A. S., Costa, M. V. S., Viana, S. M. N., & Camargos, M. C. S. (2019). Projeto Gestão e Gentileza nos plantões noturnos de um hospital universitário: Relato de experiência. Saúde Em Debate, 43(121), 636–644. https://doi.org/10.1590/0103-1104201912127
Copyright (c) 2024 Mariana Peres Carneiro, Cecília Oliveira Cançado Pontes, Fernanda Ávila Barsand de Leucas, Annamaria Massahud Rodrigues dos Santos, Vanessa de Almeida, Kátia Ferreira Costa Campos, Denise Eugenia Pereira Coelho, Wanessa Debôrtoli de Miranda
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).