Curricularização da extensão: Propostas de universidades federais paulistas
Resumo
O presente artigo busca analisar as propostas de curricularização da extensão universitária da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Apesar do estado de São Paulo contar com uma terceira universidade federal, não exploramos a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) pois, até o momento da escrita do trabalho, ainda não foi apresentada pela instituição uma proposta de curricularização da extensão. A pesquisa se caracteriza na modalidade qualitativa, utilizando o método de análise documental para explorar as concepções de extensão, assim como as propostas de curricularização, das instituições citadas. Com tal proposta, a busca foi realizada dentro dos Projetos Pedagógicos Institucionais (PPI), Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI) e documentos institucionais autônomos desenvolvidos com o propósito de normatizar a curricularização. A partir de nossa análise foi possível observar semelhanças quanto ao direcionamento da extensão como um elemento curricular não desvinculado do contexto universitário. Não obstante, ambas as propostas ainda são tímidas em sua função pedagógica para com os objetivos da extensão, voltando-as a documentos que tangem o aspecto técnico da implementação da curricularização.
Palavras-chave: Educação Superior; Pedagogia Universitária; Extensão Universitária
Curricularization of extension education: Proposals from the federal universities of São Paulo
Abstract: This article analyzes the proposals for the curricularization of university extension education at the Federal University of ABC (UFABC) and the Federal University of São Paulo (UNIFESP). Although the State of São Paulo has a third federal university, we did not explore the Federal University of São Carlos (UFSCAR) because, to the date this work is written, no proposal for an extension education curriculum has been presented by the institution. The research is characterized by the qualitative modality, using the documental analysis method to explore the conceptions of extension, as well as the proposals of curricularization from the institutions. Because of that, the study was carried out within the Institutional Pedagogical Projects, Institutional Development Plans, and autonomous institutional documents were developed to standardize the curriculum. From our analysis, it was possible to observe similarities regarding the direction of extension as a curricular element not disconnected from the university context. However, both proposals are still timid in their pedagogical function toward the extension objectives, turning them into documents that only touch the technical aspects of the curricularization’s implementation.
Keywords: Higher Education; University Pedagogy; University Extension
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