Curricularização da extensão: Propostas de universidades federais paulistas

Palavras-chave: Educação Superior, Pedagogia Universitária, Extensão Universitária

Resumo

O presente artigo busca analisar as propostas de curricularização da extensão universitária da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Apesar do estado de São Paulo contar com uma terceira universidade federal, não exploramos a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) pois, até o momento da escrita do trabalho, ainda não foi apresentada pela instituição uma proposta de curricularização da extensão. A pesquisa se caracteriza na modalidade qualitativa, utilizando o método de análise documental para explorar as concepções de extensão, assim como as propostas de curricularização, das instituições citadas. Com tal proposta, a busca foi realizada dentro dos Projetos Pedagógicos Institucionais (PPI), Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI) e documentos institucionais autônomos desenvolvidos com o propósito de normatizar a curricularização. A partir de nossa análise foi possível observar semelhanças quanto ao direcionamento da extensão como um elemento curricular não desvinculado do contexto universitário. Não obstante, ambas as propostas ainda são tímidas em sua função pedagógica para com os objetivos da extensão, voltando-as a documentos que tangem o aspecto técnico da implementação da curricularização.

Palavras-chave: Educação Superior; Pedagogia Universitária; Extensão Universitária

Curricularization of extension education: Proposals from the federal universities of São Paulo

Abstract: This article analyzes the proposals for the curricularization of university extension education at the Federal University of ABC (UFABC) and the Federal University of São Paulo (UNIFESP). Although the State of São Paulo has a third federal university, we did not explore the Federal University of São Carlos (UFSCAR) because, to the date this work is written, no proposal for an extension education curriculum has been presented by the institution. The research is characterized by the qualitative modality, using the documental analysis method to explore the conceptions of extension, as well as the proposals of curricularization from the institutions. Because of that, the study was carried out within the Institutional Pedagogical Projects, Institutional Development Plans, and autonomous institutional documents were developed to standardize the curriculum. From our analysis, it was possible to observe similarities regarding the direction of extension as a curricular element not disconnected from the university context. However, both proposals are still timid in their pedagogical function toward the extension objectives, turning them into documents that only touch the technical aspects of the curricularization’s implementation.

Keywords: Higher Education; University Pedagogy; University Extension

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves-Mazzotti, A. J. (1996). O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educação. Cadernos De Pesquisa, 96, 15–23.

Azevedo, M. A. R. (2022). Por uma Pedagogia Universitária da/na/para resistência. (Tese de Livre Docência), Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Rio Claro.

Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed.

FORPROEX. (2012). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX. Recuperado de https://www.ufrgs.br/prorext/wp-content/uploads/2015/10/PNE_07.11.2012.pdf

Freire, P. (2013). Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gadotti, M. (2017). Extensão Universitária: Para quê? Recuperado de https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Gomes, R. (1994). A análise de dados em pesquisa qualitativa. In M. C. Minayo, S. F. Deslandes, O. C. Neto & R. Gomes. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. (pp. 67-80). Petrópolis: Vozes.

Lisbôa Filho, F. F. (2022). Extensão universitária: Gestão, comunicação e desenvolvimento regional. Santa Maria: FACOS-UFSM. Recuperado de https://www.ufsm.br/editoras/facos/extensao-universitaria-gestao-comunicacao-e-desenvolvimento-regional/

Minayo, M. C. S., & Sanches, O. (1993). Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou complementaridade. Cadernos de Saúde Pública, 9(3), 239-262.

Santos, B. de S. (2008). A Universidade no Século XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. In: B. de S. Santos & N. de Almeida Filho (eds.). A Universidade no Século XXI: para uma Universidade Nova. (pp. 13-106). Coimbra: Almedina. Recuperado de https://www.boaventuradesousasantos.pt/media/A%20Universidade%20no%20Seculo%20XXI.pdf

UFABC. (2019). Plano de Desenvolvimento Institucional UFABC. Santo André: UFABC. Recuperado de http://propladi.ufabc.edu.br/images/pdi/livro%20pdi.pdf

UFABC. (2020). Guia para a Curricularização da Extensão e Cultura na UFABC. Santo André: UFABC. Recuperado de https://proec.ufabc.edu.br/images/a-proex/1634221630592_Guia_para_a_Curriculariza%C3%A7%C3%A3o_da_Extens%C3%A3o.pdf

UNIFESP. (2021). Guia para curricularização das atividades de extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo: UNIFESP. Recuperado de https://www.unifesp.br/reitoria/proec/curricularizacao/documentos

Publicado
28-08-2023
Como Citar
BASSO, L.; LEMOS, A.; PIMENTA, P. H.; BEZERRA, E.; DE AZEVEDO, M. A.; GALIZIA, F. Curricularização da extensão: Propostas de universidades federais paulistas. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 14, n. 2, p. 189-199, 28 ago. 2023.
Seção
Artigos