Programa de rádio Ecos do Pampa: Diálogo de saberes sobre plantas nativas

  • Stefany Areva Severo Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Adriana Carla Dias Trevisan Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
  • Márcio Zamboni Nescke Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
Palavras-chave: Etnoconhecimento, Troca de saberes, Rádio, Educomunicação

Resumo

O Bioma Pampa é um mosaico de paisagens campestres e florestais. Nas últimas duas décadas a biodiversidade intrínseca a esses ecossistemas vem sofrendo forte ameaça devido à pressão no uso da terra por atividades agropecuárias. Uma alternativa para essa realidade é sensibilizar a sociedade para valorização das espécies vegetais locais. Assim, o objetivo do trabalho foi estimular a conexão entre os conhecimentos científico e popular de espécies nativas do Pampa a partir de processos educomunicativos. O meio de comunicação utilizado para este estímulo foi um programa de rádio denominado “Ecos do Pampa”. Os resultados demonstram que os saberes populares têm maior ênfase nas informações sobre medicina e culinária e os conhecimentos científicos focam mais em dados ecológicos. Diante do diálogo, destaca-se a necessidade de fortalecimento de processos educomunicativos para fomentar o enlace entre os saberes.

Palavras-chave: Bioma Pampa; Etnoconhecimento; Troca de saberes; Rádio; Educomunicação

 

Ecos do Pampa radio Program: Dialogue of knowledge about native plants

Abstract: The Pampa Biome is a mosaic of rural and forest landscapes. In the last two decades, the intrinsic biodiversity of these ecosystems has been suffering a serious threat due to the pressure on land use by agricultural activities. An alternative to this reality is sensitizing society to appreciate local plant species. Thus, the objective of the work was to stimulate the connection between scientific and popular knowledge of native species of the Pampa from the educative communication processes. The mídia used was a radio program called “Ecos do Pampa”. The results show that popular wisdom emphasizes information about medicine and cooking, and scientific knowledge highlights ecological data. In the face of dialogue, there is a need to strengthen educative communication processes to foster the link between knowledge.

Keywords: Pampa Biome; Ethnoknowledge; Knowledge Exchange; Radio; Educommunication

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, B. O., Dröse, W., Aguiar, C. A. D., Aires, E. T., Alvares, D. J., Barbieri, R. L., ... & Mendonça Junior, M. D. S. (2023). 12,500+ and counting: Biodiversity of the Brazilian Pampa. Frontiers of Biogeography, 15(2), 1-15.

Baltar, M., Gastaldello, M. E. T., Camelo, M. A., & Lipp, B. M. (2008). Rádio escolar: Uma ferramenta de interação sociodiscursiva. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 8(1), 185-210.

Brandalise, E. F. (2022). O papel da extensão universitária na redução das desigualdades: Uma abordagem pedagógica no ensino de ciências em escolas públicas do DF. Revista Participação, 37(9), 41-56.

Bezerra, J. J. L., Pinheiro, A. A. V., & Barreto, E. de O. (2022). Medicinal plants used in the treatment of asthma in different regions of Brazil: A comprehensive review of ethnomedicinal evidence, preclinical pharmacology and clinical trials. Phytomedicine Plus, 2(4), 1-26.

Caregnato, R. C. A., & Mutti, R. (2006). Pesquisa qualitativa: Análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto - Enfermagem, 15(4), 679-684.

Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518.

Citelli, A. O., Soares, I. D. O., & Lopes, M. I. V. de (2019). Educomunicação. Comunicação & Educação, 24(2), 12-25.

Coelho, P. (2017). Educadores na Rádio: Programas para ouvir e aprender de 1935 a 1950. 1. Ed. Rio de Janeiro: Mauad.

Fernandes, M. C., Silva, L. M. S., Machado, A. L. G., & Moreira, T. M. M. (2012). Universidade e a extensão universitária: A visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, 28(4), 169-194.

Flores, L. F., & Mello, D. T. (2020). O impacto da extensão na formação discente, a experiência como prática formativa: Um estudo no contexto de um Instituto Federal no Rio Grande do Sul. Revista Conexão UEPG, 16, 1-13.

Hao, D. C., & Xiao, P. (2020). Pharmaceutical resource discovery from traditional medicinal plants: Pharmacophylogeny and pharmacophylogenomics. Chinese Herbal Medicines, 12(2), 104-117.

Macedo, M. E., & Gonçalves, L. M. A. (2014). Notas sobre os conceitos de comunidade, comunicação comunitária e dialogia. Comunicação & Educação, 19(1), 39-49.

Mapbiomas. (2021). O Projeto. Recuperado de https://mapbiomas.org/noticias

Manzini, E. J. A. (1991). Entrevista na pesquisa social. Didática, 26, 149-158.

Martins, C. M. R., Cardoso, C. M., Sousa, L. V. F., Pires, N. M. C., & Almeida, R. H. C. (2013). Rádio Universitária “Conexão UFRA”: A importância da comunicação no meio rural. Revista Conexão UEPG, 9(1), 130-139.

Martins, V. de O., & Araujo, A. R. (2021). Crise Educacional e Ambiental em Paulo Freire e Enrique Leff: Por uma pedagogia ambiental crítica. Educação & Realidade, 46(2).

Nogueira, C. (2018). Education for Sustainable Development and Conceptions of Environmental Education in Brazil: Possible Approaches. Journal of Education for Sustainable Development, 12(1), 47-58.

Overbeck, G., Muller, S., Fidelis, A., Pfadenhauer, J., Pillar, V., Blanco, C., … & Forneck, E. (2007). Brazil’sneglected biome: The South Brazilian Campos. Perspectives in Plant Ecology, Evolution and Systematics, 9(2), 101-116.

Primavesi, A. (2017). Algumas plantas indicadoras: Como reconhecer problemas de um solo. 1. ed. São Paulo: Editora Popular.

Ratinaud, P. (2009). IRAMUTEQ: Interface de R pourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires [Computer software]. Recuperado de http://www.iramuteq.org

Sandim, K. V. E., Severo, S. A., Becker, C., & Trevisan, A. C. D. (2021). Estratégias para promoção do diálogo de saberes entre agricultores familiares e educandos sobre o bioma Pampa. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 12(2), 191-201.

Santos, B. de S. (2007). Para além do pensamento abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos, 79, 71-94.

Sartori, A. S. (2015). A Educomunicação Como Resposta Possível às Inter-relações Entre Comunicação e Educação: Promoção de Ecossistemas Comunicativos. Intercom - Revista Brasileira de Ciências Da Comunicação, 31(2), 1-11.

Vilela, E. F., Callegaro, G. M., Fernandes, G. W. (2019). Biomas e Agricultura: Oportunidades e Desafios. 1. ed. Rio de Janeiro: Vertente.

Publicado
16-08-2023
Como Citar
SEVERO, S.; TREVISAN, A. C.; NESCKE, M. Programa de rádio Ecos do Pampa: Diálogo de saberes sobre plantas nativas. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 14, n. 2, p. 139-152, 16 ago. 2023.
Seção
Artigos