Programa Saúde na Escola: A experiência do trabalho intersetorial na cidade de Chapecó
Resumo
Tendo como objetivo apresentar as ações relacionadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) na cidade de Chapecó/SC, entre 2019 e 2021, o presente o texto destaca o esforço integrado do grupo de trabalho intersetorial, composto por representantes das secretarias de educação básica, da saúde e de uma universidade, à criação de uma agenda permanente pautada na promoção do pertencimento, diálogo e ações relacionadas ao PSE, respeitando as principais demandas dos territórios. Mesmo com as limitações ocasionadas pela pandemia da covid-19, distintas estratégias foram implementadas no formato remoto, com particular menção à inserção de docentes e discentes de um curso de Medicina na elaboração e oferta de ações nas escolas da cidade. A partir dessas ações, reforçou-se o entendimento sobre o quão é fundamental o trabalho longitudinal e integrado entre os representantes de distintas instituições dos setores da educação e da saúde, com apoio da universidade, para que o PSE possa ser uma prioridade nas escolas, com pertencimento e adequação às demandas mais específicas das coletividades.
Palavras-chave: Criança; Adolescente; Política Pública; Política de Saúde; Saúde Pública
School Health Program: The experience of intersectoral work in the city of Chapecó
Abstract: Aiming to present the actions related to the Health on School Program (HSP) in the city of Chapecó (Brazil) between 2019 and 2021, this text highlights the integrated effort of the intersectoral working group, composed of representatives of the secretariats of primary education, health, and a university, to create a permanent agenda based on the promotion of belonging, dialogue and actions related to the HSP, respecting the main demands of the territories. Even with the limitations caused by the COVID-19 pandemic, different strategies were implemented in the remote format, particularly mentioning the insertion of teachers and students from a medical course to prepare and offer actions in the city's schools. Based on these actions, the understanding of how fundamental the longitudinal and integrated work between representatives of different institutions in the education and health sectors, with support from the university, is for the HSP to be a priority in schools, with belonging and adequacy to the most specific demands of the collectivities.
Keywords: Child; Adolescent; Public Policy; Health Policy; Public Health
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