Impactos de ações educativas envolvendo pessoas com asma em um projeto de extensão universitária
Resumo
A asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais recorrentes e afeta crianças e adultos, sendo um problema mundial de saúde que acomete cerca de 300 milhões de pessoas. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar os impactos de ações educativas envolvendo pessoas com asma em um projeto de extensão universitária. Trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa, no qual participaram 19 pessoas com diagnóstico médico de asma que participaram de ações educativas de um projeto de extensão universitária. A coleta de dados se deu por entrevista semiestruturada, na qual foram abordados os seguintes aspectos: a convivência com a doença, o interesse na participação do projeto, os impactos na vida cotidiana, o atendimento das expectativas e a participação em projetos semelhantes. Os dados foram coletados entre setembro de 2018 e maio de 2019 e foram organizados em categorias não apriorísticas. Os resultados das ações educativas relatadas pelos voluntários evidenciaram que os participantes estão adaptados à doença, porém, com dificuldades em momentos de crise. A busca pela informação, ampliação da rede de cuidado, busca de amparo e curiosidade foram relatados como os interesses na participação do projeto. O conhecimento/ autoconhecimento, mudança de comportamento, incentivo, controle da doença, qualidade de vida e conscientização foram os impactos na vida cotidiana dos participantes. Assim, conclui-se que as ações educativas desenvolvidas por um projeto de extensão universitária tiveram impacto positivo na vida das pessoas com asma, o que permitiu que estas tivessem um melhor conhecimento da doença e enxergassem as possibilidades de controle e melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Doenças Respiratórias Crônicas; Educação Em Saúde; Ensino
Impacts of educational interventions involving individuals with asthma in a university extension project
Abstract: Asthma is one of the most common chronic respiratory diseases and affects children and adults, being a global health problem that affects around 300 million people. This study analyzed the impacts of educational interventions involving individuals with asthma in a university extension project. This paper is a descriptive study with a qualitative approach, grouping 19 volunteers who have received a medical diagnosis of asthma and have participated in educational interventions in a university extension project. Semi-standardized interviews collected data on the following: disease familiarity, desire to participate in the project, daily life impacts, expectations on follow-up, and participation in similar projects. Data were collected between September 2018 and May 2019 and were organized in non a priori categories. The results of educational interventions reported by volunteers showed that participants have adapted to their condition, yet they face significant challenges during asthma crisis. Search for information, care network expansion, support, institution reputation, and curiosity were reported as motivations for participating in the project. Impacts on participants' daily lives included knowledge/self-knowledge, behavior change, encouragement, disease control, life quality, and awareness. We concluded that the educational initiatives carried out by the university extension project positively impacted the lives of individuals with asthma, allowing them to have more excellent knowledge about their condition and empowering them to assert more control over their health and quality of life.
Keywords: Chronic Respiratory Diseases; Health Education; Teaching
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