Abordagem de educação sexual e reprodutiva para mães adolescentes em Recife-PE
Resumo
A gravidez não planejada na adolescência é bastante comum no Brasil e, com frequência, tem como origem a falta de educação sexual. Isso, consequentemente, pode levar a consecutivas gestações pelas jovens que desconhecem informações sobre métodos contraceptivos. Desse modo, este projeto teve como objetivo amparar, esclarecer dúvidas e disseminar informações sobre o uso de métodos anticoncepcionais para adolescentes grávidas e no puerpério. Trata-se de um relato de experiência realizado por oito discentes do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre as intervenções feitas no Hospital das Clínicas - UFPE e nas Unidades de Saúde da Família da Mangueira, Coqueiral II, São Miguel e Bongi, todas em Recife-PE. A extensão teve duas etapas, uma de formação teórica entre docentes e discentes, e outra de aplicação prática, que precisou ser adaptada devido à ausência de todas as pacientes nas rodas de conversas marcadas, assim, o projeto utilizou-se de conversas individuais. O projeto atingiu 74 gestantes e puérperas adolescentes, no formato remoto ou presencial, e 30 delas concordaram em participar. As conversas envolveram temáticas esclarecedoras sobre educação sexual e nelas 93,3% das participantes mostraram interesse em usar anticoncepcional no puerpério, 83,3% delas já utilizado anteriormente, e 53,3% possuíam conhecimento sobre mais de um método disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após a adaptação da abordagem, o projeto teve adesão satisfatória, podendo ser um precursor de medidas de intervenções sobre planejamento familiar durante o pré-natal da adolescente grávida.
Palavras-chave: Anticoncepção; Planejamento Familiar; Gravidez na adolescência
Approach to Sexual and Reproductive Education for Teenage Mothers in Recife-PE, Brazil
Abstract: Unplanned teenage pregnancy is quite common in Brazil and often stems from a lack of sexual education. Consequently, this can lead to consecutive pregnancies among young girls who are unaware of information about contraceptive methods. Thus, this project aimed to support, clarify doubts, and disseminate information about the use of contraceptive methods for pregnant adolescents and those in the postpartum period. It is an experiential report conducted by eight medical students from the Federal University of Pernambuco (UFPE) on the interventions carried out at the Hospital das Clínicas - UFPE and the Family Health Units of Mangueira, Coqueiral II, São Miguel, and Bongi, all in Recife-PE (Brazil). The project consisted of two stages, one involving theoretical training for teachers and students and another involving practical application, which had to be adapted due to the absence of all patients in the scheduled group discussions, thus resorting to individual conversations. The project approached 74 pregnant and postpartum teenage girls, either remotely or in person, and 30 agreed to participate. The conversations involved informative topics about sexual education, and it was noted that 93.3% of the participants were interested in using contraception in the postpartum period, with 83.3% of them having already used contraceptives in the past and 53.3% knowing more than one method provided by the Unified Health System (SUS). After adapting the approach, the project had satisfactory adherence and could be a precursor to interventions regarding family planning during prenatal care for pregnant adolescents.
Keywords: Contraception; Family Development Planning; Pregnancy in Adolescence
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