Toma essa canção como um Beijo: Ressonâncias de um projeto de extensão em tempos de pandemia
Resumo
Este artigo apresenta o Projeto de Extensão Toma essa Canção como um Beijo e extrai, de suas ações, reflexões teórico-clínicas sobre o trabalho realizado. Pretende-se registrar a trajetória de um fazer compartilhado entre a coordenação do projeto, extensionistas e colaboradores externos, de modo a sustentar a possibilidade de que, por meio de recados de voz e de envio de canções, se diminuísse a distância imposta pelo isolamento. Retoma-se o cenário de nascimento da ação extensionista; as parcerias necessárias para sua realização; o desenho compartilhado do trabalho para, então, apresentar considerações sobre efeitos recolhidos sobre as várias pessoas envolvidas. Refletimos sobre o nosso trabalho em algumas dimensões: 1. enquanto estratégia de interlocução com a comunidade – em tempos de pandemia; 2. como uma prática interinstitucional e transdisciplinar que remete à preocupação com a integralidade do cuidado a saúde e com a complexidade da formação dos estudantes/extensionistas; 3. como exercício de uma ética de cuidado, pautada por uma escuta sensível. Destacamos o quanto a arte, em especial a música em sua versão canção, pôde reinventar a presença e produzir subjetividades em tempos em que a distância social se impôs.
Palavras-chave: Musicoterapia; Isolamento; Extensão; Voz
Take this song as a kiss: Resonances of an outreach project in times of pandemic
Abstract: This article presents the Extension Project Take this Song as a Kiss and extracts, from its actions, theoretical and clinical reflections on the work carried out. It aims to record the trajectory of shared work between the project coordination, extension workers, and external collaborators to sustain the possibility that the distance imposed by isolation could be reduced through voice messages and sending songs. The scenario of the birth of the extension action is resumed, as well as the partnerships necessary for its realization, the shared design of the work, and, finally, presenting considerations on effects collected on the various people involved. We reflect on our work in some dimensions: 1. as a strategy of dialogue with the community - in times of pandemic; 2. as an interinstitutional and transdisciplinary practice that refers to the concern with the integrality of health care and with the complexity of the training of students/extensionists; 3. as an exercise of an ethic of care based on sensitive listening. We emphasize how art, especially music in its song version, could reinvent presence and produce subjectivities when the social distance was imposed.
Keywords: Music therapy; Social isolation; Extension; Voice
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