Prática Clínica em Neuropsicologia Pediátrica em um Programa de Extensão

Palavras-chave: Neuropsicologia clínica, Transtornos do desenvolvimento, Avaliação neuropsicológica, Reabilitação neuropsicológica

Resumo

A prática clínica em neuropsicologia do desenvolvimento promove o diagnóstico precoce e maior eficácia das intervenções nos transtornos do desenvolvimento. O objetivo do estudo é relatar as experiências do Programa de Extensão: Ambulatório de Neuropsicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira (UFBA/IMS), descrevendo os procedimentos e resultados das intervenções. Participaram do estudo 42 crianças e adolescentes com idade média de 8 anos. As crianças foram avaliadas e, após o diagnóstico, foi iniciado o programa de reabilitação individualizado. Os principais instrumentos utilizados na avaliação e os planos de intervenções foram descritos, demonstrando os resultados obtidos em contexto clínico. As intervenções apresentaram ganhos nas habilidades que foram foco de estimulação. O programa possibilitou um diálogo entre a universidade e a comunidade, assim como a capacitação dos estagiários em neuropsicologia pediátrica, especialidade escassa na cidade e região.

Palavras-chave: Neuropsicologia clínica; Transtornos do desenvolvimento; Avaliação neuropsicológica; Reabilitação neuropsicológica

 

Clinical Practice in pediatric neuropsychology in a University Extension Program

Abstract: linical practice in developmental neuropsychology promotes early diagnosis and greater effectiveness of interventions for developmental disorders. The study's objective is to report the experiences of the Extension Program: Outpatient Clinic of Neuropsychology of Development at the Federal University of Bahia - Campus Anísio Teixeira (UFBA/IMS), Brazil, describing the procedures and results of the interventions. Forty-two children and adolescents with an average age of 8 years participated in the study. The children were evaluated, and the individualized rehabilitation program was started after diagnosis. The main instruments used in the evaluation and the intervention plans were described, demonstrating the results obtained in the clinical context. The interventions showed gains in skills that were the focus of stimulation. The program enabled a dialogue between the university and the community, as well as the training of trainees in pediatric neuropsychology, which is scarce in the city and region.

Keywords: Clinical neuropsychology; Developmental disorders; Neuropsychological assessment; Neuropsychological rehabilitation

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Biografia do Autor

Natan Ferreira Filadelfo, Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira (UFBA/IMS)

²Graduando em psicologia pela Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira (UFBA/IMS),

Daniella Martins Lima dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Saúde - Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira (UFBA/IMS), Membro do Núcleo de Investigações Neuropsicológicas da Infância e da Adolescência (NEURÔNIA), bolsista Fapesb 

Cláudia de Jesus Pinheiro, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Saúde - Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira (UFBA/IMS), Membro do Núcleo de Investigações Neuropsicológicas da Infância e da Adolescência (NEURÔNIA)

Patrícia Martins Freitas, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Coordenadora do Núcleo de Investigações Neuropsicológicas da Infância e da Adolescência (NEURÔNIA), Professora Associada do Instituto Multidisciplinar em Saúde, Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira (UFBA/IMS)

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Publicado
26-04-2023
Como Citar
SOUZA, E. T.; FILADELFO, N.; DOS SANTOS, D.; PINHEIRO, C.; FREITAS, P. Prática Clínica em Neuropsicologia Pediátrica em um Programa de Extensão. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 14, n. 1, p. 41-52, 26 abr. 2023.
Seção
Artigos