Divulgação da neurociência através de um informativo online: Uma análise dos temas com maior engajamento

  • Karine Ramires Lima Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Laura Minetto Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Manoel Lagreca Fan Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Guilherme Salgado Carrazoni Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Maria Eduarda Dornelles De Oliveira Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Pâmela B Mello-Carpes Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Palavras-chave: Popularização, Cérebro, Cartilha, Mídias Sociais, Extensão

Resumo

A neurociência é uma área da ciência que desperta curiosidade. Entretanto, as descobertas científicas deste campo ficam muitas vezes limitadas ao meio acadêmico. Como uma alternativa de trazer informações baseadas em evidências à população, o programa de extensão POPNEURO desenvolveu um informativo mensal para a divulgação de temas relacionados à neurociência. O informativo “Neuroinfo” é compartilhado em forma de revista eletrônica e divulgado na rede social Instagram do programa (@programapopneuro). Nosso objetivo é relatar o processo de construção e divulgação do “Neuroinfo” e destacar as métricas dos temas relacionados à neurociência que tiveram maior engajamento. Nós avaliamos 23 edições e 11 delas tiveram um maior alcance, obtido através dos insights do Instagram (recurso que mostra quantas pessoas veem o conteúdo e o número de interações feitas a partir disso – curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos). De forma geral, o informativo ganhou destaque entre os conteúdos publicados em nossa plataforma digital e teve um bom aceite do público, que interagiu com as publicações de divulgação de forma significativa. Dentre os temas do informativo que geraram maior interação entre os usuários estão “Doença de Alzheimer”, “Neurofisiologia do sono”, “O cérebro adolescente” e “Técnicas de estudo”. A experiência em desenvolver o informativo online mensal foi positiva e resultou em expressivo engajamento do público que acompanha o conteúdo do POPNEURO nas mídias sociais. Esta ideia pode ser facilmente adaptada para outras áreas da ciência ou para a divulgação científica presencial, na qual informativos impressos podem ser utilizados.

Palavras-chave: Popularização; Cérebro; Cartilha; Mídias Sociais; Extensão

Dissemination of neuroscience through an online newsletter: An analysis of the topics with the highest engagement

Abstract: Neuroscience is a field of science that sparks curiosity. However, scientific findings often need to be expanded beyond academic areas. As an alternative to bringing evidence-based information to the population, the outreach program POPNEURO has developed a monthly newsletter to disseminate neuroscience-related topics. The "Neuroinfo" newsletter is shared as an electronic magazine and promoted on the program's Instagram social media platform (@programapopneuro). Our objective is to report on the process of constructing and disseminating "Neuroinfo" and highlight the metrics of neuroscience-related topics that have garnered the highest engagement. A total of 23 editions were evaluated, and 11 achieved greater reach, as determined by Instagram insights (which shows the number of views and interactions such as likes, comments, shares, and saves). Overall, the newsletter has gained prominence among the content published on our digital platform and has been well-received by the audience, who have interacted significantly with the dissemination posts. Among the topics covered in the newsletter, those that generated the most interaction among users include "Alzheimer's Disease," "Neurophysiology of Sleep," "The Adolescent Brain," "Study Techniques," and others. The experience in developing the monthly online newsletter has been positive and resulted in substantial engagement from the audience following POPNEURO's social media content. This concept can be easily adapted to other scientific fields or in-person scientific outreach, where printed newsletters can be utilized.

Keywords: Popularization; Brain; Newsletter; Social Media; Outreach Program

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Publicado
16-08-2023
Como Citar
LIMA, K.; MINETTO, L.; FAN, M.; CARRAZONI, G.; DE OLIVEIRA, M. E.; MELLO-CARPES, P. Divulgação da neurociência através de um informativo online: Uma análise dos temas com maior engajamento. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 14, n. 2, p. 165-177, 16 ago. 2023.
Seção
Artigos