Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental

Palavras-chave: Modelo didático, Ensino-aprendizagem, Metodologias ativas, Responsabilidade ambiental

Resumo

O presente trabalho relata o uso de maquetes como prática educativa em Educação Ambiental com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Frutal-MG. O emprego de metodologias ativas na formação inicial discente, incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo sobre o ambiente que os cercam e sobre como mudanças de ocupação do espaço provocados pelas ações humanas podem influenciar em ambientes naturais. O objeto de estudo foi o desenvolvimento de um projeto temático ilustrando o funcionamento de uma miniusina associada ao cinturão de preservação natural, através de uma maquete em 3D, e como este poderia contribuir com o controle de insetos e pragas. O trabalho permitiu aos alunos a ilustração de forma lúdica e dinâmica do espaço industrial, as ações antrópicas e sua relação com o meio ambiente. A Educação Ambiental no ambiente escolar permite ao discente o aprender com o próprio ambiente que o cerca, pois, permite tomar um tema ambiental local como gerador de ação conscientizadora e transformadora.

Palavras-chave: Modelo didático; Ensino-aprendizagem; Metodologias ativas; Responsabilidade ambiental

Light attraction and biological control: A model as an educational practice in Environmental Education

Abstract: This present research reports using models as an educational practice in Environmental Education with students in the 9th year of Elementary School at a municipal school in Frutal-MG. Using active methodologies in initial student training encourages the development of reflective critical thinking about the surrounding environment and how changes in space occupation caused by human actions can influence natural environments. The object of study was the development of a thematic project illustrating the operation of a mini-plant associated with the natural preservation belt through a 3D model and how this could contribute to the control of insects and pests. The research allowed students to illustrate the industrial space, human actions, and their relationship with the environment playfully and dynamically. Environmental Education in the school allows students to learn from the surrounding environment, as it allows them to take a local environmental theme as a generator of awareness-raising and transformative action.

Keywords: Didactic model; Teaching-learning; Active methodologies; Environmental responsibility

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Publicado
14-05-2024
Como Citar
VASCONCELOS, Q. F.; FERREIRA, O. E.; CORREA, T. Atração luminosa e controle biológico: Maquete como prática educativa em Educação Ambiental. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 15, n. 1, p. 51-59, 14 maio 2024.
Seção
Artigos