Mídia digital na educação em saúde: Uma forma de enfrentamento da pandemia da COVID-19

  • Daiana Elias Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Maria do Carmo Barros de Melo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Priscila Menezes Ferri Liu Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ericka Viana Machado Carellos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Camille Cristina Miranda Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)
  • Lucas dos Santos Melo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Kacio Roger Portes e Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Hiago Teixeira Leite Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Andre Luiz de Jesus Mendes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Gustavo Ramos de Abreu Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Henrique Leão Fava Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Cristiane dos Santos Dias Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Educação em saúde, Coronavírus, Redes Sociais, Extensão Universitária

Resumo

A pandemia de Covid-19 veio associada à disseminação de grande volume de informações, verdadeiras e falsas, sobre a doença, com potencial impacto no seu controle, por interferir em comportamentos e condutas preventivas e terapêuticas. Motivados pela necessidade de produzir informações confiáveis e combater ‘fakenews’, professores e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais desenvolveram projeto de extensão abordando a Covid-19, com o propósito de divulgar materiais educativos para a população em geral, por meio de postagens científicas e realização de webconferências. As plataformas digitais utilizadas foram Instagram e YouTube. O objetivo deste estudo é descrever a ação extensionista e discutir as mídias sociais como estratégia de educação em saúde. As métricas do Instagram foram analisadas de maio a fevereiro de 2022, com média mensal de alcance de 1.928 e engajamento de 552 pessoas. Tivemos um total de 649 seguidores, sendo a maioria mulheres (80,8%) e adultos jovens até 34 anos (38,4%), provenientes da cidade de Belo Horizonte (57,4%). As webconferências abordaram os temas: retorno às atividades escolares presenciais, saúde mental infantil, aspectos bioéticos e direito à vacinação, testagem e atualização sobre vacinas contra Covid-19 para crianças. Em conjunto, houve mais de 6.000 visualizações. A estratégia de educação em saúde por meio de mídias digitais e transmissões on-line constitui importante ferramenta no cenário de distanciamento e do isolamento social imposto pela pandemia, contribuindo para a disseminação do conhecimento científico de qualidade.

Palavras-chave: Educação em saúde, Coronavírus, Redes Sociais, Extensão Universitária

Digital media in health education: A means to face the COVID-19 pandemic

Abstract: The Covid-19 pandemic was associated with disseminating a large volume of true and false information, potentially impacting disease control by interfering with preventive and therapeutic behaviors and conduct. Motivated by the need to produce reliable information and mitigate "fake news," professors and students of the Federal University of Minas Gerais developed an extension project on Covid-19 to disseminate educational materials to the general population through scientific posts and web conferencing. The digital platforms used for this purpose were Instagram and YouTube. This study aimed to describe the extensionist action and discuss social media as a health education strategy. Instagram metrics were analyzed from May to February 2022, with a monthly average reach of 1,928 and an engagement of 552 people. We had a total of 649 followers, most of them women (80.8%) and young adults up to 34 years old (38.4%) from the city of Belo Horizonte (57.4%). The web conferences addressed the topics: of return to face-to-face school activities, child mental health, bioethical aspects, and the right to vaccination, testing, and updating on vaccines against Covid-19 for children. Altogether, there were over 6,000 views. The health education strategy through digital media and online broadcasts is a crucial tool in the scenario of distancing and social isolation imposed by the pandemic, contributing to disseminating reliable scientific knowledge.

Keywords: Health education, Coronavirus, Social Networks, University Extension

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Publicado
26-04-2023
Como Citar
RODRIGUES, D.; DE MELO, M. DO C.; FERRI LIU, P.; MACHADO CARELLOS, E.; MIRANDA, C.; MELO, L.; PORTES E SILVA, K.; LEITE, H.; DE JESUS MENDES, A.; DE ABREU, G.; FAVA, H.; DIAS, C. Mídia digital na educação em saúde: Uma forma de enfrentamento da pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 14, n. 1, p. 33-40, 26 abr. 2023.
Seção
Artigos