Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio

Palavras-chave: Serviço de Saúde Escolar, Educação em Saúde, Promoção da Saúde

Resumo

Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de divulgar as ações do Capacita SUS, atividade de extensão, direcionadas a estudantes do ensino médio em Boa Vista, Roraima, com vistas a discutir e divulgar o funcionamento do Sistema Único de Saúde. Esse projeto diferencia-se do projeto feito pelo Governo Federal, tendo sido criado para auxiliar as ações de educação em saúde em uma disciplina do ciclo básico do curso de Medicina na Universidade Estadual de Roraima (UERR) durante os anos de 2018 e 2019. As ações foram conduzidas por cinco estudantes de medicina supervisionados por um professor. O processo educativo se deu através de oficinas compostas por dinâmicas em grupo, rodas de conversa, teatro e exposições dialogadas, envolvendo metodologias de avaliação. O presente relato descreve os três encontros feitos com 180 estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública. Percebeu-se o acréscimo de conhecimento dos escolares sobre a temática além do forte engajamento dos mesmos no processo educativo. Atividades como essas devem ser estimuladas e repetidas em outros contextos, pois contribuem para solidificar e fortalecer o sistema de saúde.

Palavras-chave: Serviço de Saúde Escolar; Educação em Saúde; Promoção da Saúde

 

Capacita SUS: Discussing the health system with high school students

Abstract: This is an experience report to disseminate the actions of Capacita SUS, an extension activity performed to the high school students in Boa Vista, Roraima, Brazil, to discuss and disseminate the functioning of the Brazilian unified health system. This project differs from the project carried out by the Federal Government once it has been created to assist health education actions in a discipline of the basic cycle of Medal Scholl at the State University of Roraima (UERR) during the years 2018 and 2019. The actions were conducted by five medical students supervised by a professor. The educational process took place through workshops composed of group dynamics, conversation circles, theater, and dialogue expositions involving evaluation methodologies. This report was based on three meetings held with 180 students in the 3rd year of public high school. The increased knowledge of the students on the theme was noticed, in addition to their strong engagement in the educational process. Activities like these should be encouraged and repeated in other contexts, as they contribute to solidifying and strengthening the health system.

Keywords: School Health Services; Health Education; Health Promotion

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loeste Arruda-Barbosa, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Docente do curso de Medicina na Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista - RR, Brasil

Josué Rulian Mendes Paneque, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Discente do curso Medicina na Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista - RR, Brasil

Sanna Castro Tavares, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Discente do curso de Medicina na Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista - RR, Brasil

Referências

Araújo, A. C., & Silva, C. N. N. (2017). Ensino médio integrado no Brasil: Fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB.

Araújo, M. J. A. G., Nogueira, E. A. M., Santos, V. R., Monteiro, S. C., Vieira, I. B., Freitas Rodrigues, G., ... & Moreira, L. G. (2021). Health program at school: Experiences and challenges in primary health care. Research, Society and Development, 10(10), e255101017816.

Arruda-Barbosa, L. de, Sales, M. C., Souza, I. L. L. de, Gondim-Sales, A. F., Silva, G. C. N. da, & Lima-Júnior, M. M. de. (2019). Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio. Cadernos de Pesquisas, 49(174), 316–327.

Arruda-Barbosa, L. de, Salhah, S., Vasconcelos, I. G., Sales, A. F. G., & Sales, M. C. (2020). Oficinas como ferramentas para ensino de primeiros socorros no ensino médio. Revista Brasileira de Educação e Saúde, 10(3), 171–176.

Bastiani, J. de A. N., & Padilha, M. I. C. de S. (2007). La experiencia de Agentes Comunitarios de Salud con las Enfermedades Sexualmente Transmisibles. Revista Brasileira de Enfermagem, 60(2), 233-236.

Carneiro, R. F., Silva, N. C. da, Alves, T. A., Albuquerque, D. de O., Brito, D. C. de, & Oliveira, L. L. de (2015). Educação sexual na adolescência: Uma abordagem no contexto escolar. SANARE-Revista de Políticas Públicas, 14(1), 104-108.

Dantas, T. M., Machado, M. de F. A. S., Marinho, M. N. A. B. de S., Silva, B. T. da, Alencar, D. L., & Arruda Barbosa, L. de (2010). Educação em saúde como ferramenta na saúde sexual do adolescente. Cadernos de Cultura e Ciência, 1(1), 12-22.

Dorigo, A. S., Anjos, A., Marcato, A C. de C., Pires-Silva, D., Gonçalves, L. R., Anholeto, L. A., ... & Cabral-de-Mello, D. C. (2020). Projeto Primeiros Passos na Ciência: Rompendo barreiras sociais e estreitando laços entre a comunidade acadêmica e o Ensino Médio público. Revista Brasileira De Extensão Universitária, 11(1), 47-59.

Duré, R. C., Andrade, M. J. D. de, & Abílio, F. J. P. (2018). Ensino de biologia e contextualização do conteúdo: Quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em Ensino de Ciências, 13(1), 259-272.

Furlanetto, M. F., Lauermann, F., Costa, C. B. da, & Marin, A. H. (2018). Educação sexual em escolas brasileiras: Revisão sistemática da literatura. Cadernos de Pesquisas, 48(168), 550–571.

Maia, M. A. C., Silva, B. A. A., & Silva, R. C. (2020). Extensão universitária: Hanseníase na escola, em busca de um diagnóstico precoce. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 11(1), 25–32.

Mariano, L. A., Mauri, G. de N., Porto, P. S. da S., & Freitas, R. R. de. (2019). O papel integrador do Ensino Superior com o Ensino Médio: Ações e projetos no Norte do Estado do Espírito Santo (ES), Brasil. Research, Society and Development, 8(5), e4685704.

Marques, R., & Fraguas, T. (2021). The formation of the critical sense in the teaching and learning process as a way to overcome the common sense. Research, Society and Development, 10(7), e31010716655.

Oliveira, E. de, Soares, C. B., & Silva, J. de A. (2016). Pesquisa-ação emancipatória com jovens escolares: Relato de experiência. Revista Gaúcha de Enfermagem, 37(3), e62059.

Oliveira, T. L., Santos, C. M., Miranda, L. de P., Nery, M. L. F., & Caldeira, A. P. (2021). Fatores associados ao custo das internações hospitalares por doenças sensíveis à Atenção Primária no Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 26(10), 4541-4552.

Pinto, A. C. S., Scopacasa, L. F., Bezerra, L. L. de A. L., Pedrosa, J. V., & Pinheiro, P. N. da C. (2017). Uso de tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde de adolescentes: Revisão integrativa. Revista de Enfermagem UFPE on line, 11(2), 634-644.

Posavac, E. J. (2010). Program Evaluation: Methods and Case Studies. 8. ed. Nova Iorque: Routledge.

Romio, T., & Paiva, S. C. M. (2017). Kahoot e GoConqr: Uso de jogos educacionais para o ensino da matemática. Scientia cum Industria, 5(2), 90-94.

Salhah, S., Vasconcelos, I. G., Sales, A. F. G., Dalpasquale, P. L. M., Tavares, S. C., & Arruda-Barbosa, L. de (2022). Educação sexual e sexualidade na escola: estratégias metodológicas para suas discussões. Revista Brasileira de Educação e Saúde, 12(2), 116–121.

Silva, B. N. da, Souza, T. G. de, Vieira, J. K. da S., Silva, M. Z. C. da, Farias, V. E., Silva, L. H. da, ... & Assis, L. M. de. (2018). Imunologia nas escolas: Experiências de um projeto de extensão. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 9(2), 93-98.

Silva, I. B. da, Mallmann, D. G., & Vasconcelos, E. M. R. de. (2015). Estratégias de combate à dengue através da educação em saúde: Uma revisão integrativa. Saúde (Santa Maria), 41(2), 27-34.

Silva, I. K. de O., & Morais II, M. J. de O. (2011). Desenvolvimento de jogos educacionais no apoio do processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. Holos, 5, 153-164.

Silva, K. C. J. R. da, & Boutin, A. C. (2018). Novo ensino médio e educação integral: Contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma. Educação (UFSM), 43(3), 521-534.

Streck, D. R., & Adams, T. (2019). Latin American perspectives on participatory methodologies in educational research. In Oxford Research Encyclopedia of Education. [S. l.]: Oxford University Press USA.

Vieira, L. S., & Belisário, S. A. (2018). Intersetorialidade na promoção da saúde escolar: Um estudo do Programa Saúde na Escola. Saúde em Debate, 42(4), 120-133.

Publicado
16-10-2023
Como Citar
ARRUDA-BARBOSA, L.; MENDES PANEQUE, J.; TAVARES, S. Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 14, n. 3, p. 251-258, 16 out. 2023.
Seção
Artigos