Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio
Resumo
Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de divulgar as ações do Capacita SUS, atividade de extensão, direcionadas a estudantes do ensino médio em Boa Vista, Roraima, com vistas a discutir e divulgar o funcionamento do Sistema Único de Saúde. Esse projeto diferencia-se do projeto feito pelo Governo Federal, tendo sido criado para auxiliar as ações de educação em saúde em uma disciplina do ciclo básico do curso de Medicina na Universidade Estadual de Roraima (UERR) durante os anos de 2018 e 2019. As ações foram conduzidas por cinco estudantes de medicina supervisionados por um professor. O processo educativo se deu através de oficinas compostas por dinâmicas em grupo, rodas de conversa, teatro e exposições dialogadas, envolvendo metodologias de avaliação. O presente relato descreve os três encontros feitos com 180 estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública. Percebeu-se o acréscimo de conhecimento dos escolares sobre a temática além do forte engajamento dos mesmos no processo educativo. Atividades como essas devem ser estimuladas e repetidas em outros contextos, pois contribuem para solidificar e fortalecer o sistema de saúde.
Palavras-chave: Serviço de Saúde Escolar; Educação em Saúde; Promoção da Saúde
Capacita SUS: Discussing the health system with high school students
Abstract: This is an experience report to disseminate the actions of Capacita SUS, an extension activity performed to the high school students in Boa Vista, Roraima, Brazil, to discuss and disseminate the functioning of the Brazilian unified health system. This project differs from the project carried out by the Federal Government once it has been created to assist health education actions in a discipline of the basic cycle of Medal Scholl at the State University of Roraima (UERR) during the years 2018 and 2019. The actions were conducted by five medical students supervised by a professor. The educational process took place through workshops composed of group dynamics, conversation circles, theater, and dialogue expositions involving evaluation methodologies. This report was based on three meetings held with 180 students in the 3rd year of public high school. The increased knowledge of the students on the theme was noticed, in addition to their strong engagement in the educational process. Activities like these should be encouraged and repeated in other contexts, as they contribute to solidifying and strengthening the health system.
Keywords: School Health Services; Health Education; Health Promotion
Downloads
Referências
Araújo, A. C., & Silva, C. N. N. (2017). Ensino médio integrado no Brasil: Fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB.
Araújo, M. J. A. G., Nogueira, E. A. M., Santos, V. R., Monteiro, S. C., Vieira, I. B., Freitas Rodrigues, G., ... & Moreira, L. G. (2021). Health program at school: Experiences and challenges in primary health care. Research, Society and Development, 10(10), e255101017816.
Arruda-Barbosa, L. de, Sales, M. C., Souza, I. L. L. de, Gondim-Sales, A. F., Silva, G. C. N. da, & Lima-Júnior, M. M. de. (2019). Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio. Cadernos de Pesquisas, 49(174), 316–327.
Arruda-Barbosa, L. de, Salhah, S., Vasconcelos, I. G., Sales, A. F. G., & Sales, M. C. (2020). Oficinas como ferramentas para ensino de primeiros socorros no ensino médio. Revista Brasileira de Educação e Saúde, 10(3), 171–176.
Bastiani, J. de A. N., & Padilha, M. I. C. de S. (2007). La experiencia de Agentes Comunitarios de Salud con las Enfermedades Sexualmente Transmisibles. Revista Brasileira de Enfermagem, 60(2), 233-236.
Carneiro, R. F., Silva, N. C. da, Alves, T. A., Albuquerque, D. de O., Brito, D. C. de, & Oliveira, L. L. de (2015). Educação sexual na adolescência: Uma abordagem no contexto escolar. SANARE-Revista de Políticas Públicas, 14(1), 104-108.
Dantas, T. M., Machado, M. de F. A. S., Marinho, M. N. A. B. de S., Silva, B. T. da, Alencar, D. L., & Arruda Barbosa, L. de (2010). Educação em saúde como ferramenta na saúde sexual do adolescente. Cadernos de Cultura e Ciência, 1(1), 12-22.
Dorigo, A. S., Anjos, A., Marcato, A C. de C., Pires-Silva, D., Gonçalves, L. R., Anholeto, L. A., ... & Cabral-de-Mello, D. C. (2020). Projeto Primeiros Passos na Ciência: Rompendo barreiras sociais e estreitando laços entre a comunidade acadêmica e o Ensino Médio público. Revista Brasileira De Extensão Universitária, 11(1), 47-59.
Duré, R. C., Andrade, M. J. D. de, & Abílio, F. J. P. (2018). Ensino de biologia e contextualização do conteúdo: Quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em Ensino de Ciências, 13(1), 259-272.
Furlanetto, M. F., Lauermann, F., Costa, C. B. da, & Marin, A. H. (2018). Educação sexual em escolas brasileiras: Revisão sistemática da literatura. Cadernos de Pesquisas, 48(168), 550–571.
Maia, M. A. C., Silva, B. A. A., & Silva, R. C. (2020). Extensão universitária: Hanseníase na escola, em busca de um diagnóstico precoce. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 11(1), 25–32.
Mariano, L. A., Mauri, G. de N., Porto, P. S. da S., & Freitas, R. R. de. (2019). O papel integrador do Ensino Superior com o Ensino Médio: Ações e projetos no Norte do Estado do Espírito Santo (ES), Brasil. Research, Society and Development, 8(5), e4685704.
Marques, R., & Fraguas, T. (2021). The formation of the critical sense in the teaching and learning process as a way to overcome the common sense. Research, Society and Development, 10(7), e31010716655.
Oliveira, E. de, Soares, C. B., & Silva, J. de A. (2016). Pesquisa-ação emancipatória com jovens escolares: Relato de experiência. Revista Gaúcha de Enfermagem, 37(3), e62059.
Oliveira, T. L., Santos, C. M., Miranda, L. de P., Nery, M. L. F., & Caldeira, A. P. (2021). Fatores associados ao custo das internações hospitalares por doenças sensíveis à Atenção Primária no Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 26(10), 4541-4552.
Pinto, A. C. S., Scopacasa, L. F., Bezerra, L. L. de A. L., Pedrosa, J. V., & Pinheiro, P. N. da C. (2017). Uso de tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde de adolescentes: Revisão integrativa. Revista de Enfermagem UFPE on line, 11(2), 634-644.
Posavac, E. J. (2010). Program Evaluation: Methods and Case Studies. 8. ed. Nova Iorque: Routledge.
Romio, T., & Paiva, S. C. M. (2017). Kahoot e GoConqr: Uso de jogos educacionais para o ensino da matemática. Scientia cum Industria, 5(2), 90-94.
Salhah, S., Vasconcelos, I. G., Sales, A. F. G., Dalpasquale, P. L. M., Tavares, S. C., & Arruda-Barbosa, L. de (2022). Educação sexual e sexualidade na escola: estratégias metodológicas para suas discussões. Revista Brasileira de Educação e Saúde, 12(2), 116–121.
Silva, B. N. da, Souza, T. G. de, Vieira, J. K. da S., Silva, M. Z. C. da, Farias, V. E., Silva, L. H. da, ... & Assis, L. M. de. (2018). Imunologia nas escolas: Experiências de um projeto de extensão. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 9(2), 93-98.
Silva, I. B. da, Mallmann, D. G., & Vasconcelos, E. M. R. de. (2015). Estratégias de combate à dengue através da educação em saúde: Uma revisão integrativa. Saúde (Santa Maria), 41(2), 27-34.
Silva, I. K. de O., & Morais II, M. J. de O. (2011). Desenvolvimento de jogos educacionais no apoio do processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. Holos, 5, 153-164.
Silva, K. C. J. R. da, & Boutin, A. C. (2018). Novo ensino médio e educação integral: Contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma. Educação (UFSM), 43(3), 521-534.
Streck, D. R., & Adams, T. (2019). Latin American perspectives on participatory methodologies in educational research. In Oxford Research Encyclopedia of Education. [S. l.]: Oxford University Press USA.
Vieira, L. S., & Belisário, S. A. (2018). Intersetorialidade na promoção da saúde escolar: Um estudo do Programa Saúde na Escola. Saúde em Debate, 42(4), 120-133.
Copyright (c) 2023 Loeste Arruda-Barbosa, Josué Rulian Mendes Paneque, Sanna Castro Tavares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).