Diário reflexivo de ações educativas em reanimação cardiopulmonar para a comunidade estudantil

  • Bruno Araujo Rocha Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Rômulo da Nóbrega de Alencar Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Fernanda Ingrid Oliveira Ramos Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará - UECE https://orcid.org/0000-0002-4446-7230
Palavras-chave: Extensão universitária, Parada cardíaca, Primeiros socorros

Resumo

O projeto de extensão intitulado Primeiros Socorros para Leigos – Resgatando Vidas surge na perspectiva de gerar uma maior familiaridade com um dos principais temas de ameaça iminente à vida, o quadro de Parada Cardiorrespiratória (PCR), buscando orientar em seu reconhecimento e condutas capazes de aumentar as chances de sobrevida das vítimas. Assim, objetivou-se descrever as experiências do projeto em uma escola de ensino médio e em um evento científico universitário. Entre abril e dezembro de 2019, foram realizadas intervenções por meio de palestras com apresentações teóricas e atividades práticas. As informações apresentadas foram coletadas através de registro em diário reflexivo realizado pelo bolsista e voluntários do projeto. Nesse sentido, foi possível observar indícios que no ambiente escolar os alunos detêm pouco ou nenhum conhecimento de primeiros socorros. Desse modo, o empenho dos extensionistas durante o projeto os ensinou a importância de estarem atentos e comprometidos com o seu papel social e profissional na promoção de saúde, embora fossem estudantes da graduação. Por fim, verificou-se o impacto positivo dessa ação extensionista no despertar e na modificação de comportamentos, uma vez que os alunos do ensino médio expressaram ao final das intervenções que se sentem aptos para compartilhar os conhecimentos adquiridos.

Palavras-chave: Extensão universitária; Parada cardíaca; Primeiros socorros

Reflexive diary of educative actions in cardiopulmonary resuscitation to a student community

Abstract: The extension project named "First Aid for Laypeople - Rescue Lives" (Primeiros Socorros para Leigos – Resgatando Vidas) arises from the perspective of generating proximity to one of the main themes of an imminent threat to life, Cardiopulmonary Arrest (CPA), seeking to guide in its recognition and conduct as a resource capable of increasing victims' chances of survival. Thus, the report aimed to describe the experiences of the project in a high school and at a university scientific event. Between April and December/2019, interventions were carried out through lectures and practical activities. The information presented was collected based on the attendance of the grantee and the project volunteers. In this sense, it was possible to observe evidence that students have little or no knowledge of first aid in the school environment. The commitment of the binders during the project taught them the importance of always being attentive and committed to their social and professional role in health promotion, although they were undergraduate students. Finally, it was verified the positive impact of the extension in the awakening and the modification of behaviors, since the high school students expressed at the end of the interventions that they feel able to share knowledge, as well as know the main behaviors in scenarios of recurrent emergencies outside the hospital environment.

Keywords: University Extension; cardiac arrest; First Aid

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Araujo Rocha, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduando do curso de Medicina do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Ocupa o cargo de Diretor de Extensão da gestão 2020-2021 na liga de Trauma e Medicina Intensiva.

Lattes iD http://lattes.cnpq.br/3685307078408384

Rômulo da Nóbrega de Alencar, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduando do curso de Medicina do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi membro da liga da liga de Trauma e Medicina Intensiva de 2017-2020.

Lattes iD http://lattes.cnpq.br/3941868638358530

Fernanda Ingrid Oliveira Ramos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduanda do curso de Medicina do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Ocupa o cargo de presidente da gestão 2020-2021 da Liga de Trauma e Medicina Intensiva.

Lattes iD http://lattes.cnpq.br/1407333525174038

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Bióloga, mestre em Microbiologia Médica, doutora em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental), docente do curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Lattes iD http://lattes.cnpq.br/7749062886960077

Referências

Aehlert, B. (2013). ACLS, suporte avançado de vida em cardiologia: Emergência em cardiologia. 4 ed., São Paulo: Elsevier.

Almondes, M., & Both, J. (2013). O conteúdo de Primeiros Socorros nas aulas de educação física para estudantes do ensino médio. Cad. PDE. Curitiba: Secretaria de Educação do estado do Paraná.

American Heart Association (2020). Destaques das atualizações direcionadas nas Diretrizes de 2019 da American Heart Association para Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência. Recuperado de https://suportebasicodevida.com.br/wp-content/uploads/2019/11/up-date-2019-aha.pdf

Banfai, B., Pek, E., Pandur, A., Csonka, H., & Betlehem, J. (2017). ‘The year of first aid’: effectiveness of a 3-day first aid programme for 7-14-year-old primary school children. Emergency Medicine Journal, 34(8), 526-532.

Carvalho, L. R. D., Ferreira, R. B. S., Rios, M. A., Fonseca, E. D. O. S., & Guimarães, C. F. (2020). Fatores associados ao conhecimento de pessoas leigas sobre suporte básico de vida. Enfermería Actual de Costa Rica, 38, 163-178.

Conselho Nacional de Educação. Brasil. (2018). Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Câmara de Educação Superior. Brasília: CNE.

Granjeiro, É. M., Musse, J. D. O., Peixoto, T. M., Nunes, I. V., Soares, I. M. S. C., Silva, I. C. O. D., ... & Dias, Y. O. (2020). Estratégias de ensino à distância para a educação interprofissional em Saúde frente à pandemia COVID-19. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, 9, 591-602.

Kleinman, M. E., Brennan, E. E., Goldberger, Z. D., Swor, R. A., Terry, M., Bobrow, B. J., ... & Rea, T. (2015). Part 5: adult basic life support and cardiopulmonary resuscitation quality: 2015 American Heart Association guidelines update for cardiopulmonary resuscitation and emergency cardiovascular care. Circulation, 132(18_suppl_2), S414-S435.

Lauz, E., Piccinin, S., da Rocha Moreira, V. L., Baldissera, C., & Braz, M. M. (2020). Adequações das atividades extensionistas durante o distanciamento social. In Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 12(3). Recuperado de https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/106715

Mercês, M. O., de CJ Almeida, R., Cerqueira, A. C. S., Silva, A. S. R., Cordeiro, M. J. S., Santos, R. R., ... & Ferreira, S. C. (2018). Ação de extensão de uma liga acadêmica: ensinando primeiros socorros. Revista Eletrônica Extensão Em Debate, 2(1), 142-156.

Pagel, U. R., Campos, L. M. & Batitucci, M.C.P. (2015). Metodologias e práticas docentes: uma reflexão acerca da contribuição das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem de biologia. Experiências em Ensino de Ciências, 1(2), 14-25.

Pereira, A. T., dos Santos, E. P., de Souza, P. S. P., & Santos, R. C. D. (2018). Projeto de Extensão “Samu nas Escolas” – uma estratégia pedagógica para redução dos trotes em Senhor do Bonfim, Bahia. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, 2(1), 145-156.

Pina, J. E., Martelli, A., & Delbim, L. (2022). Primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar. Revista Faculdades do Saber, 7(14), 1065-1071.

Santos, D. M., & Nagashima, L. A. (2017). Potencialidades das atividades experimentais no ensino de química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 8(3), 94–108.

Tavares, L. F. B., Bezerra, I. M. P., Oliveira, F. R., de Alcantara Sousa, L. V., Raimundo, R. D., de Sousa, E. C., ... & de Abreu, L. C. (2015). Knowledge of health sciences undergraduate students in objective tests on Basic Life Support. Journal of Human Growth and Development, 25(3), 297-306.

Veiga, I. P. A. (2006). Docência universitária na educação superior. Docência na Educação Superior, 5, 85-96.

Publicado
15-12-2022
Como Citar
ROCHA, B.; ALENCAR, R.; RAMOS, F.; PANTOJA, L. Diário reflexivo de ações educativas em reanimação cardiopulmonar para a comunidade estudantil. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 13, n. 3, p. 337-345, 15 dez. 2022.
Seção
Artigos