Arterapia: Rede de desenvolvimento de atividades artísticas para amenização de efeitos da pandemia da COVID-19

  • Helenice Maria Sacht Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Palavras-chave: Arte, Saúde Mental, Eventos, Educação

Resumo

Que a arte funciona como instrumento de expressão e intervenção para a promoção da saúde e qualidade de vida, abrangendo as mais diversas linguagens, é inegável. C. G. Jung, importante psiquiatra suíço (psicologia analítica), afirmou em 1920 que, a arte é a expressão mais pura que para a demonstração do inconsciente de uma pessoa. Diante disso, partindo do conceito de “Arteterapia” da Psicologia, a ideia do projeto de extensão ARTErapia foi estabelecer uma rede para a realização de atividades, que envolviam a criatividade em diferentes vertentes da arte, por uma equipe multidisciplinar; contando com profissionais docentes e pesquisadores, contribuindo com atividades distintas das que costumavam desenvolver; além de profissionais da área de psicologia, artistas, fotógrafos, estudantes, entre outros, que em comum sentiram a necessidade de colaborar de alguma forma durante a pandemia da COVID-19. As atividades englobaram as artes tradicionais e digitais, desenvolvidas com o suporte em ferramentas digitais de web conferência. O público total alcançado pelo projeto foi de 428 pessoas, numa faixa etária entre 18 e 55 anos, sendo metade dos participantes estudantes universitários e o restante, pessoas da comunidade interessadas nos temas abordado. Foram organizados um total de 19 eventos, incluindo os temas fotografia, psicologia, mercado de trabalho, desenho; música; xilogravura; pintura e cerâmica. Maiores participações foram observadas para os eventos que abordaram o desenho e a fotografia. Os eventos foram realizados, com a participação do público universitário, bem como do público em geral, interessado em dialogar, aprender ou aperfeiçoar seu conhecimento sobre algo novo, colaborando assim para proporcionar, melhores condições de saúde mental e aproximando a universidade da comunidade, além de promover informação e capacitação de forma gratuita.

Palavras-chave: Arte; Saúde Mental; Eventos; Educação

Arterapia: Artistic activities development network to minimize the effects of the covid-19 pandemic

Abstract: Art works as an instrument of expression and intervention for promoting health and quality of life, covering the most diverse languages. C. G. Jung, an influential Swiss psychiatrist (analytical psychology), stated in 1920 that art is the purest expression for the demonstration of the unconscious of each one. Therefore, based on the psychological concept of "Art Therapy," the main idea of the ARTErapia Extension Project was to establish a network for carrying out activities that involved creativity in different aspects of art. The multidisciplinary team included professors and researchers that contributed with activities different from those they usually develop, in addition to psychology professionals, artists, photographers, and students, among others, who, in joint, felt the need to collaborate in some way during the isolation period of the pandemic. The activities included traditional and digital arts developed with digital web conferencing tools. The total audience reached by the project was 428 people aged between 18 and 55 years. Half of the participants were university students, and the rest were community members. There were 19 events, including photography, psychology, labor market, drawing; music; woodcut; painting, and ceramics. Greater participation was observed for events about drawing and photography. The events were accomplished, with the participation of the university public, as well as the general public, interested in dialoguing, learning, or improving their knowledge about something new, thus collaborating to provide best mental health conditions and bringing the university closer to the community, in addition to promoting free information and training.

Keywords: Art; Mental health; Events; Education

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Anastasiou, H. P., Santos, A. J., & Alvares, K. S. (2021). Arteterapia como instrumento para percepção de si: Um relato de experiência. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas nas Ciências da Saúde, 5, 141–156.

Andrade, L. Q. (1995). Linhas teóricas em arte-terapia. In M. M. M. J. de Carvalho (Org.), A Arte Cura? Recursos artísticos em psicoterapia. (pp. 39-54). Campinas, SP: Editorial Psy II.

Andrade, L. Q. (2000). Terapias expressivas. São Paulo: Vetor.

Araujo, V. B., Alcântara, V. R. A., Silva, J. O., Silva, A. N., Vieira, L. P., Freitas, I. M. A, ..., & Correio, C. A. S. (2019). Sensibilizarte: Relato de Experiência de Arteterapia na Humanização Hospitalar. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, 7(1), 548-562.

Arterapia. (2021). Rede Social do Projeto de Extensão. Recuperado de https://www.instagram.com/arterapiaunila/

Assunção, M. A. A., Macedo, L. M. L., Santana, W. V., Osório, N. B., & Silva Neto, L. S. (2020). Arteterapia com Velhos: O Papel Terapêutico da Arte. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 3(1), 66-75.

Bazzo, A. W., & Pereira, L. T. V. (2013). Introdução à Engenharia: Conceitos, ferramentas e comportamentos. Florianópolis: Ed da UFSC.

Cani, J. B., Sandrini, E. G. C., Soares, G. M., & Scalzer, K. (2020). Educação e Covid-19: A arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, 6(1), 23-39.

Carvalho, M. M. M. J., & Andrade, L. Q. A. (1995). Breve histórico do uso da arte em psicoterapia. In Carvalho, M. M. M. J (Org.), A arte cura? Recursos artísticos em psicoterapia. (pp. 27-38). Campinas, SP: Editorial Psy II.

Gonçalves, J. R., & Moraes, T. M. R. (2020). Ensino de Arte em Tempos de Pandemia: Experiências de ateliê na Escola de Artes Fritz Alt (EAFA). Rebento, 13, 347-372.

Google My Maps (2022). Localização de Parceiros do Projeto de Extensão ARTErapia. Recuperado de https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=17AuEq-u1XO_hXKB55aCVktBKkhZVzu8&usp=sharing

Hodges, C., Moore, S., Lockee, B., Trust, T., & Bond, A. (2020). As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, 2, 1-12.

May, R. (1975). A Coragem de Criar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Ostrower, F. (2014). Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Vozes.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). (2021). Conferência Web. Recuperado de https://conferenciaweb.rnp.br/#conheca

Reis, A. C. (2014). Arteterapia: a Arte como Instrumento no Trabalho do Psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão, 34(1), 142-157.

Sensagent. (2021). Conceito de Arte Digital. Dicionário Sensagent. Recuperado de http://dicionario.sensagent.com/arte+digital/pt-pt/

Silveira, N. (2001). O mundo das imagens. São Paulo: Ática.

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). (2021). Sobre a UNILA. Recuperado de https://portal.unila.edu.br/institucional

Urrutigaray, M. C. (2011). Arteterapia, A transformação pessoal pelas imagens. Rio de Janeiro: Wak.

Zamperetti, M. P. (2021). Artes visuais e ensino remoto: Paroxismo nas interações em tempos de pandemia. Palíndromo, Florianópolis, 13(29), 37-53.

Publicado
13-12-2022
Como Citar
SACHT, H. Arterapia: Rede de desenvolvimento de atividades artísticas para amenização de efeitos da pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 13, n. 3, p. 317-335, 13 dez. 2022.
Seção
Artigos