Ressignificando a extensão durante a pandemia com produção e difusão de materiais didáticos para a educação em solos

  • Edmilson Pinheiro de Azevedo Junior Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Adriano José Barbosa Matos Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Jônatas Feitosa Menezes Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Amanda Santana Póvoas Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Saulo Jonas Borges Costa
  • Ana Maria Souza dos Santos Moreau Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Palavras-chave: Cartilha, Jogos didáticos, Ensino em Solos

Resumo

Com a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e impossibilidade de realizar os projetos de extensão Oficina da Ciência da Terra e Caminhão com Ciência, o Programa de Educação Tutorial em Solos (PET Solos), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), recorreu à produção, divulgação e disponibilização de materiais didáticos com a finalidade de difundir a Ciência do Solo. Cinco graduandos em Agronomia (bolsistas do PET Solos) e uma professora universitária (tutora do grupo), em reuniões semanais, definiram os temas, os conteúdos e a forma de transposição das linguagens científicas utilizadas nas ações de extensão do grupo. Foram delineadas duas cartilhas (“O Universo abaixo dos nossos pés” e “O solo e as plantas: uma íntima relação”) e três jogos (“Jogo da memória”, “Passe e repasse” e “Que solo sou eu”). A produção visual foi desenvolvida com o Canva – software de desenvolvimento visual e audiovisual – e as ilustrações, no software Paint Tool SAI. Os materiais didáticos produzidos foram divulgados no Instagram, no YouTube (PET Solos UESC) e disponibilizados para download. Até o dia 20 de outubro de 2021, as divulgações já registravam 675 e 239 visualizações no Instagram e YouTube, respectivamente. Os materiais didáticos foram utilizados em oficinas, monitorias e nas aulas da disciplina de Pedologia da UESC, totalizando até a data mencionada, 310 estudantes assistidos. Nesse sentido, a sua abrangência e o seu alcance têm promovido o conhecimento e a ampliação dos saberes sobre solos e representam uma efetiva contribuição à educação em cenário pandêmico.

Palavras-chave: Cartilha; Jogos didáticos; Ensino em Solos

Resignifying the extension during the pandemic with the production and diffusion of didactic materials for education in soils

Abstract: With the coronavirus (SARS-CoV-2) pandemic and the impossibility to carry out the extension projects Earth Science Workshop (Oficina da Ciência da Terra) and Truck with Science (Caminhão com Ciência), the Soil Tutorial Education Program (PET Soils) from State University of Santa Cruz (UESC, Brazil), resorted to production, divulgation, and availability of didactic materials to spread the Soil Science. Five graduation students in Agronomy (scholarship holders from PET Soils) and a university professor (tutor of the group), in weekly meetings, defined the topics, content, and the way of scientific language transposition used on the extension actions of the group. Were outlined two booklets (“O Universo abaixo dos nossos pés” - The Universe below our feet, and “O solo e as plantas: uma íntima relação” - The soil and the plants: an intimate relationship) and three education games (“Jogo da memória” – Memory game, “Passe e repasse” – Pass and repass, and “Que solo sou eu” – What soil am I). The visual production was developed on Canva -visual and audiovisual software development- and the illustrations on Paint Tool SAI software. The didactic material produced was spread on Instagram, Youtube (PET Solos UESC, Brazil) and available for download. Until the day 2021, October 20th, the divulgation registered 675 and 239 visualizations on Instagram and Youtube, respectively. The didactic materials were applied on workshops, monitories, and classes of Pedology on UESC, reaching 310 assisted students until the date above. In this sense, its coverage and reach have been promoting expanding the knowledge about soil and represent an effective contribution to soil education in a pandemic scene.

Keywords: Booklet; Educational Games; Teaching in Soils

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Biografia do Autor

Edmilson Pinheiro de Azevedo Junior, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduando em Agronomia pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Bolsista do PET Solos.

Adriano José Barbosa Matos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduando em Agronomia pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Bolsista do PET Solos.

Jônatas Feitosa Menezes, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduando em Agronomia pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Bolsista do PET Solos.

Amanda Santana Póvoas, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduanda em Agronomia pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Bolsista do PET Solos.

Saulo Jonas Borges Costa

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

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Publicado
30-03-2022
Como Citar
DE AZEVEDO JUNIOR, E.; MATOS, A. J.; MENEZES, J.; PÓVOAS, A.; COSTA, S. J.; MOREAU, A. M. Ressignificando a extensão durante a pandemia com produção e difusão de materiais didáticos para a educação em solos. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 13, n. 1, p. 97-110, 30 mar. 2022.
Seção
Artigos