Educação sexual na adolescência: Relato de experiência de três anos no Programa Educacional Pequeno Cientista

  • Nayara Gonçalves Barbosa Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto https://orcid.org/0000-0003-3646-4133
  • Clarice Izumi Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto
  • Kleber José Vieira Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto
  • Letícia de Almeida Dionízio
  • Juliana Bento de Lima Holanda Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto
  • Vinicius Moreno Godoi Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto
  • Marisa Ramos Barbieri Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto
  • Flávia Azevedo Gomes-Sponholz Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto
Palavras-chave: Gravidez na Adolescência, Prevenção Primária, Relações Comunidade-Instituição, Ensino

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever a experiência de extensão do projeto “Saúde do Adolescente: educação sexual, contracepção e infecções sexualmente transmissíveis”. Este relato apresenta a trajetória metodológica e experiências acadêmicas de atividades educativas desenvolvidas no programa educacional “Pequeno Cientista”, coordenado pela Casa da Ciência da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, no período de 2017 a 2019. O projeto contou com a participação de 23 alunos da rede básica de ensino, orientados por pós-graduandos e docentes da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. As atividades foram desenvolvidas semestralmente em pequenos grupos, com a realização de um encontro semanal de uma hora de duração, consumando o total de 12 encontros. Foram empregados como recursos: aulas expositivas argumentativas e práticas, dinâmica de grupo, jogos didáticos, infográficos e vídeos. Os adolescentes participaram ativamente das atividades propostas e realizaram a simulação de vivências através de teatro, elaboraram histórias em quadrinhos e redações. A aproximação da temática com a realidade dos estudantes, por meio de estratégias pedagógicas alternativas propiciou a apropriação de conhecimentos, assimilação de conceitos e a reflexão crítica a respeito da importância da educação sexual na adolescência, favorecendo a adoção de práticas de comportamento preventivo. O desenvolvimento das atividades educacionais contribuiu significativamente para o processo de formação dos adolescentes e difusão de conhecimentos, além de contribuir com a formação e aproximação com a comunidade, e aprimoramento didático do pós-graduando para o exercício da docência e desenvolvimento de atividades de extensão.

Palavras-chave: Gravidez na Adolescência, Prevenção Primária, Relações Comunidade-Instituição, Ensino

 

Sexuality education for adolescents: a report of three years on "small scientist" program

Abstract: This study aims to report the extension program's experience: "Adolescent Health: sexuality education, contraception, and sexually transmitted infection." The paper presents a methodological direction and academic experiences of educational activities developed on the "Small Scientist" education program. The House of Science (Casa da Ciência) at Hemocentro Foundation of Ribeirão Preto conducted the activities from 2017 to 2019. The total number of participants was 23 students from elementary and high school. They were carried out by graduate students and professors of Ribeirão Preto School of Nursing – University of São Paulo (EERP/USP). The activities were developed biannually in small groups and one-hour weekly meetings – counting 12 days. The students could learn from argumentative and practical expositive lessons, group dynamics, educational games, and videos throughout the extension program. The adolescents joyfully participated in the proposed activities, played performances, and wrote comics and essays. The approach of the theme with the students' reality provided: the appropriation of knowledge, assimilation of concepts, and critical reflection on the relevance of sex education. Therefore, the program encouraged the adoption of preventive behavior practices by adolescents through alternative pedagogical strategies. As a result, the development of educational activities has contributed significantly to the instruction process for adolescents and the dissemination of knowledge on it. Moreover, it contributes to the training, can reach the non-academic community, and helps the didactic material improvement of the graduate student for the practice of teaching and development of extension program.

Keywords: Adolescent Pregnancy; Primary Prevention; community-institutional relations; Education

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Biografia do Autor

Nayara Gonçalves Barbosa, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto

Enfermeira, Professora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Clarice Izumi, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto

Bióloga, Centro de Química de Proteínas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Juliana Bento de Lima Holanda, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Vinicius Moreno Godoi, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto

Biólogo, Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Marisa Ramos Barbieri, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto

Bióloga, Coordenadora da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Flávia Azevedo Gomes-Sponholz, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto

Enfermeira, Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

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Publicado
04-12-2022
Como Citar
BARBOSA, N.; IZUMI, C.; VIEIRA, K.; DIONÍZIO, L.; HOLANDA, J.; GODOI, V.; BARBIERI, M.; GOMES-SPONHOLZ, F. Educação sexual na adolescência: Relato de experiência de três anos no Programa Educacional Pequeno Cientista. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 13, n. 3, p. 277-290, 4 dez. 2022.
Seção
Artigos