Jogos pedagógicos produzidos digitalmente para aprimorar a comunicação e a integração de crianças vulneráveis

Palavras-chave: Aquisição da Linguagem, Ludicidade, Corte a Laser

Resumo

A aquisição da língua materna e de línguas adicionais é extremamente relevante na formação geral do indivíduo, devido à indissociabilidade entre língua, cultura e sociedade. A inclusão de atividades lúdicas e jogos durante esse processo, facilita a aprendizagem, pois permite a correlação entre o abstrato e o concreto. Assim, jogos pedagógicos português-espanhol, fabricados digitalmente, foram produzidos e utilizados para auxiliar no processo de socialização e comunicação entre crianças venezuelanas e brasileiras acolhidas pela Aldeia Infantil SOS de Porto Alegre. Os jogos foram produzidos por manufatura subtrativa com corte a laser de placas de MDF (Medium Density Fiberboard) e decorados por gravação a laser de palavras e aplicação de adesivos coloridos. As placas de MDF foram escolhidas para a produção dos artefatos utilizados no presente trabalho por serem resistentes, de fácil aquisição, de baixo custo e por serem adequadas ao corte e a à gravação a laser. Formulários de coleta de opinião, encontros lúdicos com as crianças e diálogo com as responsáveis das casas-lares foram organizados para avaliação e acompanhamento do projeto. Sem revelar a motivação, as famílias venezuelanas optaram por não participar das atividades propostas nessa primeira etapa. Entre as crianças brasileiras, foi possível perceber interesse em relação aos jogos e melhora evidente nas suas habilidades de comunicação e socialização. Após um ano de uso, a durabilidade dos materiais foi considerada satisfatória. Alicerçados na ideia de compartilhamento do conhecimento, um dos pilares do movimento Maker, o portfólio de jogos elaborados (arquivos) e os protocolos (cookbooks) sobre como fabricá-los estão disponíveis, em meio digital, para que interessados de qualquer localidade possam fabricar e construir os jogos desenvolvidos durante o projeto.

Palavras-chave: Aquisição da Linguagem; Ludicidade; Corte a Laser

Digitally fabricated pedagogical games to improve communication and integration among vulnerable children

Abstract: The acquisition of the native and additional languages is extremely relevant during individual development considering dialogical relationships involving language, culture, and society. The association of playful activities and educational games are often reported to help the improvement of the learning process. Thus, Portuguese-Spanish pedagogical games were produced and used as a supportive tool employed to contribute to socialization and communication progression among Venezuelan and Brazilian children sheltered by Aldeia Infantil SOS in Porto Alegre, Brazil. The games were digitally manufactured with laser cutting technology. MDF (Medium Density Fiberboard) boards are strong, readily available, most affordable, and suitable for laser cutting and engraving. Therefore, this material was chosen to make the artifacts of the present work. Words were engraved using the CNC machine or by applying stickers to newly cut pieces. Project evaluation survey, playful meetings with children and reunion with guardians were organized as part of our follow-up strategy. In the first stage of our activities, Venezuelan families have decided not to be involved in our initiatives without revealing their motive. However, among the Brazilian children it was possible to observe their interest in the interactions which lead to an evident improvement in their soft skills. After one year of use, the durability of the manufactured materials was considered satisfactory. Based on the idea of sharing knowledge, one of the pillars of the Maker Movement, the complete game portfolio and “How to Make It” protocols are available, in digital media, so anyone interested from any location could be able to manufacture the educational play sets developed during the present project.

Keywords: Language Acquisition; Playfulness; Laser Cutting Technology

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Biografia do Autor

Stefany Jardim da Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Estudante de graduação em Química Medicinal pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Possui experiência de iniciação científica em Síntese Orgânica e de estágio em Análise Instrumental. Trabalhou como bolsista de extensão universitária na fabricação digital de jogos pedagógicos, utilizando corte a laser.

Ana Cristina Borba da Cunha, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Professora Associada da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Possui graduação em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atua nas áreas de pesquisa, ensino, gestão extensão e empreendedorismo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Espectroscopia Atômica , cromatografia, tratamento de águas e resíduos sólidos, encapsulamento sol-gel, liberação de fármacos, tingimento natural e análises químicas.

Ana Rachel Salgado, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

É Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015), Mestre em Estudos Linguísticos, linha de pesquisa de Terminologia, pela Universidade Federal do Grande do Sul (2006) e Bacharel em Letras, habilitação Tradutor Português-Espanhol, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente, é Professora Adjunta de Língua Espanhola na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), onde atua no ensino de língua espanhola para fins acadêmicos e língua espanhola no âmbito das ciências da saúde.

Gisele Orlandi Introíni, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Biologia Celular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desenvolvendo parte de sua investigação doutoral no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Realizou seu Pós-Doutorado e foi vinculada à Universidade Estadual de Campinas como pesquisadora colaboradora entre 2009 e 2012. Tem experiência nas áreas de (1) Biologia Celular, atuando principalmente em (i) Morfologia de Gametas recorrendo-se a Microscopias Eletrônicas de Transmissão/Varredura e (ii) Citogenética de invertebrados; (2) Malacologia, especialmente investigando bivalves marinhos; (3) Patologia, estudando diferentes arranjos metastáticos encontrados em derrames pleurais obtidos de pacientes com histórico de câncer de mama, usando Microscopias de Luz, Eletrônica de Transmissão e Modelagem 3D; (4) Cultura Maker, criando ferramentas pedagógicas e andragógicas que facilitam o Ensinar e Aprender em Biologia Celular/Tecidual com o emprego de softwares de modelagem e impressão 3D. Atualmente é Professora Adjunta III (DE) da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, ministrando aulas teóricas e práticas em disciplinas de Biologia Celular e Histologia. Coordena o Espaço Maker do Centro de Inovação UFCSPA-SANTA CASA, no qual atua o Laboratório de Inovação, Prototipagem, Educação Criativa e Inclusiva (LIPECIN).

Simone Schneider Amaral, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Química (síntese orgânica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e doutorado em Química (síntese orgânica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Realizou estágio pós-doutoral em síntese orgânica no departamento de química orgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009-2011). É professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) desde 2011. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: heterociclos halogenados, caracterização espectroscópica, síntese convergente e síntese altamente regiosseletiva. Atualmente, também trabalha com fabricação digital de objetos para uso pedagógico e andragógico e colabora em projetos para a fabricação de dispositivos médicos utilizando, principalmente, impressão 3D e corte a laser.

Referências

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Publicado
17-03-2022
Como Citar
JARDIM DA SILVA, S.; BORBA DA CUNHA, A.; SALGADO, A.; ORLANDI INTROÍNI, G.; SCHNEIDER AMARAL, S. Jogos pedagógicos produzidos digitalmente para aprimorar a comunicação e a integração de crianças vulneráveis. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 13, n. 1, p. 27-39, 17 mar. 2022.
Seção
Artigos