Divulgação Científica sobre o derramamento de óleo no litoral do Brasil

  • Thamires Maria Brito da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Ariane Maria do Nascimento Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) https://orcid.org/0000-0002-5961-0458
  • Ivo Raposo Gonçalves Cidreira-Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) https://orcid.org/0000-0001-9657-9480
  • Regina Célia Macedo do Nascimento Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) https://orcid.org/0000-0001-6320-0817
  • Betânia Cristina Guilherme Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Flávia Carolina Lins da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Palavras-chave: Desastre Ambiental, Ensino Remoto, Plataformas Digitais, Projeto de Extensão

Resumo

Projetos de extensão universitária são um elo fundamental para aproximar a sociedade civil do conhecimento científico. Porém, ao vivenciar momentos atípicos, como o início da pandemia do COVID-19 em 2020, as atividades extensionistas precisaram ser remodeladas para continuar com seu propósito de levar conhecimento às comunidades circunvizinhas à Universidade. Dessa maneira, o presente artigo teve como objetivo a construção de instrumentos de divulgação científica sobre os efeitos decorrentes do derramamento de óleo ocorrido no litoral do Brasil, em especial no Estado de Pernambuco. Tais iniciativas ocorreram no âmbito do projeto de extensão “Do Caos à Lama”, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para sua execução, plataformas disponibilizadas on-line foram utilizadas para a produção e disseminação de conteúdos informativos, como Instagram, Podcast, E-book e Cartilha Informativa. Os resultados apontaram que as ações realizadas pelo projeto obtiveram um bom alcance (> 9 mil acessos), com concomitante engajamento do público, além de atingir outras nacionalidades. Dentre as plataformas, o Instagram obteve uma maior aceitação, seguido dos aplicativos de Podcast, o que salienta a importância e necessidade de se utilizar conteúdos visuais mais atrativos para despertar o interesse do público em geral.  Dessa forma, conclui-se que o uso de diferentes plataformas digitais, atrelado ao uso de uma linguagem adequada ao público, foram fundamentais para que o projeto obtivesse uma boa aceitação dos usuários digitais, além de aproximar os conteúdos científicos abordados na academia com a comunidade civil.

Palavras-chave: Desastre Ambiental; Ensino Remoto; Plataformas Digitais; Projeto de Extensão

Scientific disclosure on the oil spill off on the coast of Brazil

Abstract: University extension projects are a fundamental link to bring civil society closer to the academic sphere. However, when experiencing atypical moments, such as the beginning of the COVID-19 pandemic in 2020, university extension activities needed to be remodeled to continue with their purpose of bringing knowledge to the surrounding communities. In this way, the present article aimed to build scientific dissemination instruments considering the socio-environmental perspective about the oil spill on the coast of Brazil, especially in the State of Pernambuco, through the extension project "Do Caos à Lama" of the Federal Rural University of Pernambuco. For its execution, available online platforms were used, such as Instagram, Podcasts, E-book, and an Information Booklet. The results showed that the actions carried out by the project achieved a sound amplitude (> 9 thousand accesses) and public engagement, besides reaching other nationalities. Among the platforms, Instagram gained greater acceptance, followed by Podcasts, which rescues the importance and need for engaging visual content to arouse the general public's interest. Thus, it is concluded that the use of different digital platforms, coupled with an accessible language, was fundamental for the project to obtain a good acceptance from digital users and bring the contents discussed and approached by the academy closer to the civil community.

Keywords: Environmental Disaster; Remote Teaching; Digital Platforms; Extension Project

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alagoa, M., & Alturas, B. (2013). Podcasts na comunicação das Universidades. In H. Stringoringo, R. M. S. Laureano, & A. A. Rosa (Eds.), Fifth Global Management Conference on Managing Globalization in Times of Economic Crisis (pp. 287-302). Lisboa: ISCTE-IUL Publisher.

Almeida, Z. D. S. (2018). Extensão Universitária: Estamos cumprindo com nosso papel socioambiental? Revista Práticas em Extensão, 2(1), 82-83.

Araújo, M. E., Ramalho, C. W. N., & Melo, P. W. (2020). Pescadores artesanais, consumidores e meio ambiente: Consequências imediatas do derramamento de óleo em Pernambuco, Nordeste do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 36 (1).

Arora, A., Bansal, S., Kandpal, C., Aswani, R., & Dwivedi, Y. (2019). Measuring social media influencer index - Insights from Facebook, Twitter and Instagram. Journal of Retailing and Consumer Services, 49, 86-101.

Bertulino, T.A., Pereira, A. V. S., Couto, M., C. L., & Peixoto, T. R. C. (2020). O Instagram como ferramenta de comunicação e integração entre universidade e comunidade no projeto Pro-mente. Revista de Extensão da Universidade de Pernambuco, 5(1), 19-29.

Bueno, W. C. (2010). Comunicação cientifica e divulgação científica: Aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, 15(1esp), 1-12.

Calderoni, T. L., Lemos, Y. R., Braga, I. R., Silva, L. L., Ribeiro, Y. G., Rodrigues, A. C. C., ..., & Capelli, J. D. C. S. (2020). O uso do Instagram para divulgação das informações de um projeto de extensão sobre alimentação e nutrição de crianças menores de dois anos: O antes e durante a COVID-19. Raízes e Rumos, 8(2), 314-324.

Cerqueira, W. R. P., Batista, R. N., dos Santos, V. O., de Lima Barbarino, J., dos Santos Quaglio, G., & das Mercês Reis, P. H. S. (2020). Registro de petróleo em poríferos e cnidários durante o impacto agudo de derramamento no Nordeste brasileiro em 2019. Scientia Plena, 16(8).

Da Silva Lima, G., & Giordan, M. (2017). Características do discurso de divulgação científica: Implicações da dialogia em uma interação assíncrona. Investigações em Ensino de Ciências, 22(2), 83.

Diniz, E. G. M., Silva, A. M., Nunes, P. H., Franca, W. W. M., Rocha, J. V. R., Silva, D. S. P., ..., & Aires, A. de L. (2020). A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19. Brazilian Journal of Development, 6(9), 72999-73010.

Disner, G. R., & Torres, M. (2020). Os impactos ambientais do derramamento de óleo de 2019 na costa brasileira: Visão geral. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 7(15), 241–255.

Greenpeace Brasil (2015). Desastre no Golfo do México completa cinco anos. Recuperado de https://www.greenpeace.org/brasil/blog/desastre-no-golfo-do-mexicocompleta-cinco-anos/

Guida, H., Hennington, É. A., & Figueiredo, M. (2018). Revisão crítica de publicações científicas sobre acidentes de trabalho fatais na indústria do petróleo e gás. Laboreal, 14(2).

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA (2019). Manchas de Óleo – Localidades Afetadas. IBAMA, Brasília, DF. Recuperado de http://www.ibama.gov.br/phocadownload/ emergenciasambientais

Kawakami, T. T., & Veiga, A. I. M. (2012). A popularização da fotografia e seus efeitos: Um estudo sobre a disseminação da fotografia na sociedade contemporânea e suas consequências para os fotógrafos e suas produções. Projetica, 3(1), 168-182.

Lacerda, F. C. B., & Santos, L. M. (2018). Integralidade na formação do ensino superior: Metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação, 23(3), 611-627.

Leal, L. P. V., Dantas, L. F. S., & dos Santos, H. S. T. (2021). As transmissões ao vivo como movimentos de divulgação científica emergentes em tempos de quarentena. Scientia Naturalis, 3(1), 331-329.

Magris, R. A., & Giarrizzo, T. (2020). Mysterious oil spill in the Atlantic Ocean threatens marine biodiversity and local people in Brazil. Marine Pollution Bulletin, 153.

Martins, S. T. de A. (2021). Dinamizando o ensino de inglês em tempos de pandemia: Experiências de ensino através do Instagram de um projeto de extensão. Fólio - Revista De Letras, 12(2).

Mélo, C. B., Farias, G. D., Nunes, V. R. R., Andrade, T. S. A. B. de, & Piagge, C. S. L. D. (2021). University extension in Brazil and its challenges during the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, 10(3).

Monerat, C. A. A., & Rocha, M. B. (2017). Como as revistas de divulgação científica utilizam os recursos imagéticos em textos sobre Biologia Celular. Acta Scientiae, 19(6).

Monteiro, C. B., Oleinik, P. H., Lopes, B. V., Costi, J., Kirinus, E. D. P., & Marques, W. C. (2018). Modelagem numérica da reprodutibilidade de derrame de óleo bunker durante operação de abastecimento de embarcação. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão, 3(3), 1–26.

Nascimento, F. G. M, Benedetti, T. R., & Santos, A. R. (2020). Uso do Jogo Plague Inc.: Uma possibilidade para o Ensino de Ciências em tempos do COVID-19. Brazilian Journal of Development, 6(5), 25909–25928.

Navas, A. L. G. P., Berti, L., Trindade, E. R. & Lunardelo, P. P. (2020). Divulgação científica como forma de compartilhar conhecimento. Codas, 32(2), 2–4.

Nunes, D. S. (2013). A importância das novas mídias na proteção do meio ambiente em face da crise ambiental. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, 8, 51-59.

Pena, P. G. L., Northcross, A. L., Lima, M. A. G., & Rêgo, R. C. F. (2020). Derramamento de óleo bruto na costa brasileira em 2019: Emergência em saúde pública em questão. Cadernos de Saúde Pública, 36 (2).

Peres G. J., Lúcio U. M., E. (2017). As Tecnologias como agentes de mudança nas concepções de infância: Desenvolvimento ou risco para as crianças? Horizontes, 35(3), 162-174.

Reigota, M. (2017). O que é educação ambiental. 12 ed. São Paulo: Brasiliense.

Rodrigues, A. L. L., Costa, C. L. N. do A., Prata, M. S., Batalha, T. B. S., & Passos Neto, I. de F. (2013). Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno De Graduação - Ciências Humanas e Sociais - UNIT - SERGIPE, 1(2), 141–148.

Serrão, A. C. P. (2020). Em tempos de exceção, como fazer extensão? Reflexões sobre a prática da extensão universitária no combate à COVID-19. Revista Prática em Extensão, 4(1), 47-49.

Tansel, B. (2014) Propagation of impacts after oil spills at sea: Categorization and quantification of local vs regional and immediate vs delayed impacts. International Journal of Disaster Risk Reduction, 7, 1-8.

Telles, A. (2011). Apontamentos sobre métricas em Comunicação e Marketing Digital. In M. Chamusca, & M. Carvalhal (Eds.), Comunicação e marketing digitais: Conceitos, práticas, métricas e inovações. (pp. 85-94). Salvador (BA): Edições VNI.

Valero, P. M., & Pinheiro, L. V. R. (2008). Da comunicação científica à divulgação. Transformação, 20(2), 159-169.

Vieira, M. F. & Silva, C. M. S. (2020). A educação no contexto da pandemia de COVID-19: Uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 1013-1031.

Wu, Y., Manikonda, L., & Kambhampati, S. What we Instagram: A first analysis of Instagram photo content and user types. Proceedings of the Eighth International AAAI Conference on Weblogs and Social Media, 8(1), 595-598.

Xavier, J. L. A., & Gonçalves, C. B. (2014). A relação entre a divulgação científica e a escola. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 7(14), 182–189.

Zacharias, D. C., Gama, C. M., & Fornaro, A. (2021). Mysterious oil spill on Brazilian coast: Analysis and estimates. Marine Pollution Bulletin, 165, 112125.

Publicado
18-03-2022
Como Citar
BRITO DA SILVA, T.; NASCIMENTO, A.; CIDREIRA-NETO, I.; NASCIMENTO, R.; GUILHERME, B.; SILVA, F. Divulgação Científica sobre o derramamento de óleo no litoral do Brasil. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 13, n. 1, p. 63-77, 18 mar. 2022.
Seção
Artigos