Experiência de consolidação da Rede de Mutirões Agroecológicos em Viçosa-MG
DOI:
https://doi.org/10.36661/2358-0399.2022v13n3.12445Palavras-chave:
Agroecologia, Extensão Rural, Agricultura FamiliarResumo
A extensão rural agroecológica surge como uma alternativa ao modelo difusionista de assistência técnica convencional, estabelecendo o diálogo entre o saber científico e os conhecimentos populares das comunidades rurais. Este artigo é um relato de experiência de ação extensionista, rural, agroecológica e universitária na Zona da Mata de Minas Gerais, da Rede de Mutirões Agroecológicos da Zona da Mata (REMA-ZM). A REMA é um projeto de extensão universitária, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com a Rede Agroecológica Raízes da Mata e com o Núcleo ECOA/UFV, e tem o objetivo de aproximar os/as estudantes universitários/as de agricultores/as agroecológicos/as da região de Viçosa, MG. O projeto foi criado em março de 2019, e desde sua criação, a REMA tem desenvolvido atividades diversas, especialmente adaptadas durante o período da pandemia, como a elaboração de cartilhas e vídeos, mas o enfoque de atuação da REMA é o trabalho agrícola, e coletivo, em propriedades familiares agroecológicas. Atualmente, avalia-se que as famílias agricultoras que integram as ações da REMA, estabeleceram uma dinâmica de confiança com o coletivo, criando uma forma de “aprender fazendo”, com diálogo e autonomia dos processos práticos e pedagógicos que envolvem a agricultura. Amizade, confiança, respeito, horizontalidade de saberes, na experiência da REMA, não são atributos externos, impostos ao trabalho; mas emergem das experiências, dos laços que agricultores/as e estudantes estabelecem, e constituem-se como pilar central de uma prática extensionista educativa, dialogada entre sujeitos.
Palavras-chave: Agroecologia, Extensão Rural, Agricultura Familiar
Agroecological Mutirões Network consolidation experience at Viçosa-MG
Abstract: The agroecological rural extension emerges as an alternative to the diffusionist model, establishing a dialog between scientific and traditional knowledge of rural communities. This article is an experience report of the extensionist, rural, agroecological, and academic action in the Zona da Mata region in Minas Gerais state, the Project Agroecological Mutirões Network from Zona da Mata (REMA-ZM). REMA is an academic extension project from the Federal University of Viçosa (UFV), in partnership with the Agroecological network Raízes da Mata and the ECOA/UFV center, and has the intent to bring university students into closer contact with agroecological farmers in Viçosa region. The Project was created in March 2019. Since its creation, REMA has developed diverse activities specifically adapted during the pandemic’s remote period, such as the elaboration of booklets and videos. However, REMA’s main field is the agricultural and collective work in familiar agroecological properties. Currently, it is evaluated that the farmers’ families that integrate REMA’s actions have established a collective trust dynamic, creating a way of “learning by doing” with dialogue and autonomy in the practical and pedagogical agriculture processes. Friendship, trust, respect, and knowledge’s horizontality in REMA’s experience are not external attributes imposed on the work. However, they emerge from experiences and bonds between farmers and students and constitute the main point of an educative extensionist practice dialogued between subjects.
Keywords: Agroecology, Rural Extension, Familiar Agriculture
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).