Promovendo o consumo consciente e sustentável de energia elétrica por meio de um projeto de extensão universitária para a educação fundamental

Palavras-chave: Eficiência energética, Escola, Engenharia de Energia, Educação Básica

Resumo

Este trabalho é um relato de experiências obtidas no ano de 2019 durante a execução do projeto “Eficiência Energética na Escola” com uma turma do Segundo Ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em Bagé, Rio Grande do Sul. As ações extensionistas foram promovidas por discentes, docentes e técnicos-administrativos em Educação, vinculados ao Curso de Graduação em Engenharia de Energia da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé. O projeto almejou sensibilizar educandos da Rede de Educação Básica para a concretização de uma cultura voltada ao uso eficiente de energia elétrica. Sob a colaboração dos professores responsáveis pelas turmas, as atividades propostas contemplavam apresentações, discussões, jogos e demonstrações práticas em sala de aula sobre a temática de eficiência e conservação energéticas, e sobre eletricidade aplicada. Este trabalho detalha os procedimentos realizados e as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas, como métodos tutoriais, estudos dirigidos em pequenos grupos e práticas pedagógicas gamificadas. Os resultados são discutidos e detalham principalmente as mudanças de hábitos para um uso mais racional da energia elétrica observadas durante e após a execução das ações extensionistas. Essas ações estimulam o interesse pelo Ensino Superior no ambiente escolar; aprimoram a rede de colaboração entre Universidade e escolas; e apoiam a Rede de Educação Básica. Com isso, fomenta-se a divulgação científica e tecnológica, demonstrando o papel e a importância da Universidade para o desenvolvimento local e regional.

Palavras-chave: Eficiência energética; Escola; Engenharia de Energia; Educação Básica

Promoting conscious and sustainable consumption of electric energy through a university extension project for elementary education

Abstract: This paper aims to report the experience from the project named “Energy Efficiency in the School” with seven-year-old students in a Second Grade classroom in a school located in Bagé, Rio Grande do Sul State, Brazil. In 2019, university extension activities were promoted by students, professors, and technical-administrative employees who work in the education field at the Undergraduate Degree in Energy Engineering at the Federal University of Pampa, Bagé Campus. The project goal is to sensitize Basic Education students to build a culture based on the efficient use of electric energy. In cooperation with the classroom teachers, the proposed activities embrace presentations, discussions, games, and in-class practical demonstrations on energy efficiency and conservation, as well as applied electricity. This paper details the procedures performed by the project team and the learning strategies used in the classroom, such as the tutorial, small-group, and game-based learning techniques. Results are discussed, emphasizing the lifestyle changes for the efficient use of electric energy verified during and after the university extension activities were carried out. This project motivates elementary school students to pursue Higher Education; enhances the collaboration between University and schools; and supports the Basic Education. Thereby, scientific and technological knowledge is disseminated, demonstrating the role played by the University in the local and regional development.

Keywords: Energy efficiency; School; Energy Engineering; Basic Education

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Biografia do Autor

Luiz Fernando Freitas-Gutierres, Universidade Federal de Santa Maria

Luiz Fernando Freitas-Gutierres é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil, lotado no Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência (DESP). Recebeu os graus de Bel., Me., Lic. e Dr. em engenharia elétrica pela UFSM em 2010, 2013, 2013 e 2018 respectivamente. Dedica-se às seguintes áreas de estudo: eletromagnetismo (teoria, modelagem, aplicações e métodos numéricos), análise de transitórios em sistemas elétricos de potência e proteção de redes elétricas de transmissão e distribuição.

Cristiano Corrêa Ferreira, Universidade Federal do Pampa

Cristiano Corrêa Ferreira possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1999), especialização em Gráfica Digital pela Universidade Federal de Pelotas (2012), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia, com ênfase em Fundamentos de Desenho Técnico e Expressão Gráfica e Engenharia do Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Desenho Técnico, Representação do Projeto, Expressão Gráfica, Desenvolvimento do Produto, Produtos Cerâmicos e Informática.

Enoque Dutra Garcia, Universidade Federal do Pampa

Enoque Dutra Garcia é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé, RS, Brasil, lotado no Curso de Engenharia de Energia. Recebeu os graus de Bel. em engenharia elétrica pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) em 2010, Me. e Dr. em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2012 e 2018 respectivamente. Recebeu o grau de Esp. em Gestão de Cooperativas de Infraestrutura de Energia Elétrica pela Universidade do Vale do Taquari (Univates). Dedica-se às seguintes áreas: regulamentação (tarifação, mercado livre, geração distribuída), qualidade de energia, conservação e eficiência energética, e redes elétricas inteligentes.

Larissa Mielke Leitzke, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria e possui graduação em Engenharia de Energia pela Universidade Federal do Pampa (2021). Durante a sua graduação, participou do Diretório Acadêmico do Curso de Graduação em Engenharia de Energia, atuando como Coordenadora de Eventos Acadêmicos (2018) e como Vice-Presidente (2019). Integrou o Grupo de Estudos Avançados em Engenharia de Energia (GrEEn) desde a sua fundação em 2017. De 2019 a 2020 foi bolsista de extensão universitária do projeto “Eficiência Energética na Escola”, atuando em Bagé e Hulha Negra no Rio Grande do Sul. Como experiência profissional, realizou estágio na Cooperativa Regional de Eletrificação Rural Fronteira Sul Ltda. (COOPERSUL) em 2017 e na Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia) em 2020.

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Publicado
16-09-2021
Como Citar
FREITAS-GUTIERRES, L. F.; CORRÊA FERREIRA, C.; DUTRA GARCIA, E.; MIELKE LEITZKE, L. Promovendo o consumo consciente e sustentável de energia elétrica por meio de um projeto de extensão universitária para a educação fundamental. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 3, p. 297-310, 16 set. 2021.
Seção
Artigos