A experiência de alunos de graduação e pós-graduação em enfermagem no programa de inclusão universitária

Palavras-chave: Ensino Superior, Inclusão Social, Extensão Universitária, Oratória, Educação Básica

Resumo

Dentre os benefícios oriundos do engajamento dos acadêmicos universitários em projetos de extensão, destaca-se o fortalecimento do papel social e da cidadania, com o aprimoramento de habilidades e competências aprendidas em sua trajetória acadêmica. Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vividas por alunos de graduação e de pós-graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto como monitores de um projeto de extensão universitária denominado “Programa Universitário Por Um Dia”, criado em 2016 mediante parceria da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) com as Pró-Reitorias de Graduação e de Cultura e Extensão Universitária da USP. Diante dos relatos obtidos, os universitários arrolados no Programa tiveram a oportunidade de fortalecer suas habilidades de falar em público, organizar suas apresentações, aprimorar o relacionamento interpessoal com outros alunos, exercitar a capacidade de resolução de problemas, treinar a didática e organização pessoal. Durante a pandemia do COVID-19, as atividades do programa continuaram de maneira remota, onde os monitores colocaram todos seus aprendizados em prática e necessitaram adaptar os conteúdos. Essas atividades e desafios contribuíram para a construção diária das responsabilidades e consolidação profissional dos universitários e futuros docentes. Um dos indicadores de sucesso deste programa foi o ingresso na EERP-USP de três alunos do ensino médio, que visitaram o programa, e se tornaram monitores.

Palavras-chave: Ensino Superior; Inclusão Social; Extensão Universitária; Oratória; Educação Básica

Reports of undergraduate and postgraduate students in nursing from a university inclusion program

Abstract: Among the benefits arising from the engagement of university students in extension projects, the strengthening of the social role and citizenship stands out, with the improvement of skills and competencies learned in their academic trajectory. This paper aims to report the experiences of undergraduate and graduate students at the Ribeirão Preto College of Nursing as monitors of a university extension project called "University for a Day Program," created in 2016 through a partnership with the Ribeirão Preto College of Nursing at the University of São Paulo (EERP-USP) with the Dean of Undergraduate Studies and Culture and University Extension at USP. Based on the reports obtained, the university students enrolled in the Program had the opportunity to strengthen their public speaking skills, organize their presentations, improve their interpersonal relationships with other students, exercise their problem-solving skills, train didactics and personal organization. During the COVID-19 pandemic, the Program's activities continued remotely, where monitors put all their learning into practice and needed to adapt the contents. These activities and challenges contributed to the daily construction of responsibilities and professional consolidation of university students and future teachers. One of the success indicators of this Program was the entry into the EERP-USP of three high school students who visited the Program and became monitors.

Keywords: Higher Education; Social Inclusion; University Extension; Public Speaking; Basic Education

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Biografia do Autor

Julia Peres Martins, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Graduanda em Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP.

Alan Vinicius Assunção-Luiz, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

Doutorando em Ciências, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil,

Natássia Condilo Pitta, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

Doutora em Ciências, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP.

Vitor Hugo Lopes dos Santos, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

Graduando em Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP.

Isabela Fonseca Silva, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

Graduanda em Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP.

João Victor Ferrari dos Santos, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

Graduando em Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP.

Jennifer Thalita Targino dos Santos, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

Doutoranda em Ciências, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP.

Ana Paula Morais Fernandes, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

Professora Associada, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

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Publicado
17-09-2021
Como Citar
MARTINS, J.; ASSUNÇÃO-LUIZ, A.; CONDILO PITTA, N.; LOPES DOS SANTOS, V.; FONSECA SILVA, I.; FERRARI DOS SANTOS, J.; TARGINO DOS SANTOS, J.; MORAIS FERNANDES, A. A experiência de alunos de graduação e pós-graduação em enfermagem no programa de inclusão universitária. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 3, p. 329-337, 17 set. 2021.
Seção
Artigos