Promoção de saúde oral em indivíduos com microcefalia: Relato de experiência

Palavras-chave: Assistência Odontológica, Saúde Pública, Pessoas com Deficiências, Odontologia

Resumo

Um aumento significativo de recém-nascidos com microcefalia ocorreu desde 2015 no Brasil. Este relato descreve ações extensionistas desenvolvidas pelos discentes do curso de Odontologia de uma universidade pública brasileira. De 2017 a 2019, efetuaram-se ações de prevenção de doenças e promoção de saúde bucal, acompanhamento do desenvolvimento dentário/craniofacial e tratamento odontológico em indivíduos com Microcefalia. Foram atendidas 17 crianças e 2 adolescentes. Referente a hábitos alimentares e higiene oral, observou-se dieta pastosa e noturna, ausência de escovação da língua e a dentária, apenas uma vez por dia. Na análise facial, desarmonia e comprometimento funcional orofacial. No exame intraoral, observou-se biofilme visível, interposição lingual anterior atípica, mastigação unilateral, bruxismo dentário e desenvolvimento dentário normal. Realizaram-se abordagens educativas de higiene oral aos familiares, atenciosos ao aprendizado. O atendimento odontológico ocorreu de acordo com as necessidades de risco de cárie, desgastes dentários e doença periodontal. Houve a promoção do conhecimento científico e os benefícios advindos do ensino, pesquisa e extensão destas ações proporcionaram um elo entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

Palavras-chave: Assistência Odontológica; Pessoas com Deficiências; Saúde Pública; Odontologia

Promotion of oral health in individuals with microcephaly: Experience report

Abstract: A significant increase in newborns with microcephaly has occurred since 2015 in Brazil. This report describes extension actions developed by students of the Dentistry course at a Brazilian public university. From 2017 to 2019, actions for preventing oral diseases, monitoring dental/craniofacial development, and dental treatment were made available to individuals with microcephaly by students of the Dentistry course at UESB. Seventeen children and two teenagers were attended. A pasty and nocturnal diet, absence of tongue, and dental brushing were observed only once a day regarding eating habits and oral hygiene. In facial analysis, disharmony and orofacial functional impairment. Visible biofilm, atypical anterior lingual interposition, unilateral chewing, dental bruxism, and normal tooth development were observed in the intraoral examination. Educational approaches on oral hygiene were carried out to family members, attentive to learning. The dental care was following the needs of risk of caries, dental wear, and periodontal disease. Scientific knowledge was promoted. The benefits arising from teaching, research, and the extension regarding these actions link the academic community and society.

Keywords: Dental Care; People with disabilities;  Public Health; Dentistry

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriella Souza Santos Félix, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduanda em Odontologia (UESB)

Maria da Conceição Andrade Freitas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo - Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (2017), docente com dedicação exclusiva da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia no curso de graduação em Odontologia e coordenadora de projetos de pesquisa e extensão principalmente nos temas: Disgenesias dentárias, Fissuras labiopalatinas e Microcefalia. 

Taylline das Mercês Gonçalves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduanda em Odontologia (UESB)

Dara Vit´oria Pereira Lopes Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduanda em Odontologia (UESB)

Fernanda de Carvalho Reis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduanda de Odontologia (UESB)

Felipe Barros Castro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduando em Odontologia (UESB)

Mayana Narde Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduando em Odontologia (UESB)

Matheus Soledade Carvalho Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduando em Odontologia (UESB)

Referências

Carvalho-Sauer, R. C. O., Costa, M. D. C. N., Paixão, E. S., de Jesus Silva, N., Barreto, F. R., & Teixeira, M. G. (2020). Cross-sectional study of the anthropometric characteristics of children with congenital Zika syndrome up to 12 months of life. BMC Pediatrics, 20(1): 1-9.

Devakumar, D., Bamford, A., Ferreira, M. U., Broad, J., Rosch, R. E., Groce, N., ... & Abubakar I. (2018). Infectious causes of microcephaly: epidemiology, pathogenesis, diagnosis, and management. Lancet Infectious Diseases, 18(1): e1-e13.

D’Agostino, É. S., Chagas, J. R. L. P., Cangussu, M. C. T., & Vianna, M. I. P. (2020). Chronology and sequence of deciduous teeth eruption in children with microcephaly associated to the Zika virus. Special Care in Dentistry, 4(1): 3-9.

França, T. L. B., Medeiros, W. R., Souza, N. L., Longo, E., Pereira, S. A., França, T. B. O., & Sousa, K. G. (2018). Growth and development of children with microcephaly associated with congenital Zika virus syndrome in Brazil. International Journal of Environmental Research and Public Health, 15(9): 1990.

Faria, J. K. C., Feitosa, A. L. F., & Canuto, M. S. B. C. (2020). Achados miofuncionais orofaciais em crianças com microcefalia. Distúrbios da Comunicação, 32(3): 462-469.

Gomes, P. N. (2019). Alterações dentárias em crianças com microcefalia associada à Síndrome Congênita do Zika Vírus e outras infecções congênitas (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/28639

Ministério da Saúde. (2016). Diretrizes de estimulação precoce. Crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente de microcefalia. Brasília: Ministério da Saúde. Recuperado de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_estimulacao_criancas_0a3anos_neuropsicomotor.pdf

Ministério da Saúde. (2017). Orientações integradas de vigilância e atenção à saúde no âmbito da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional: Procedimentos para o monitoramento das alterações no crescimento e desenvolvimento a partir da gestação até a primeira infância, relacionadas à infecção pelo vírus Zika e outras etiologias infecciosas dentro da capacidade operacional do SUS. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde. Recuperado de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/orientacoes_integradas_vigilancia_atencao_emergencia_saude_publica.pdf

Pietrovski, E. F., Bronzeri, M. S., Cunha, J. C., Reis, D. R., & Alegre, L. M. P. (2018). A prática extensionista em uma universidade pública federal. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 15(29): 2-19.

Ribeiro, R. A., Mattos, A., Meneghim, M. C., Vedovello, S. A. S., Borges, T. M. D., & Santamaria, M. (2020). Oral and maxillofacial outcomes in children with microcephaly associated with the congenital Zika syndrome. European Journal of Orthodontics, 43(3), 346-352.

World Health Organization. (2002). Global strategies to reduce the health: Care burden of craniofacial anomalies. Geneva: WHO.

World Health Organization. (2016). Assessment of infants with microcephaly in the context of Zika virus - Interim Guidance, Geneva: WHO.

Publicado
16-09-2021
Como Citar
FÉLIX, G.; FREITAS, M. DA C.; GONÇALVES, T.; SILVA, D. V.; REIS, F.; CASTRO, F.; SOUZA, M.; SANTOS, M. Promoção de saúde oral em indivíduos com microcefalia: Relato de experiência. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 3, p. 321-328, 16 set. 2021.
Seção
Artigos