Autocuidado apoiado remoto para pessoas com doença arterial periférica
DOI:
https://doi.org/10.36661/2358-0399.2021v12n3.11883Resumo
O projeto de extensão Serviço de Apoio às Pessoas com Doença Arterial Periférica presta assistência fisioterapêutica a indivíduos com Doença Arterial Periférica. Com a pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19), o serviço passou a ser oferecido de forma remota. O objetivo deste artigo é relatar a experiência do programa de autocuidado apoiado remoto do projeto de extensão durante o período de pandemia do coronavírus. Foi desenvolvido um protocolo para o acompanhamento remoto dos pacientes, com a manutenção de exercícios de caminhada e exercícios de resistência muscular. A avaliação foi realizada por meio de instrumento de satisfação para pacientes e discentes, e pela adesão dos pacientes ao protocolo remoto. A experiência foi considerada positiva pelos pacientes e discentes. Porém, a adesão dos pacientes foi <50%. O uso de tecnologias digitais pode ser uma barreira para a adesão ao serviço remoto, embora aqueles que a ultrapassam avaliam a experiência do programa de cuidado apoiado como positiva.
Palavras-chave: Extensão Universitária; Inserção ensino-serviço; Telereabilitação; COVID-19; Educação superior
Remote-supported self-care for people with peripheral arterial disease
Abstract: The extension project Support Service for People with Peripheral Arterial Disease provides physiotherapy assistance to individuals with Peripheral Arterial Disease. With the pandemic caused by Corononavirus (COVID-19), the service started to be offered remotely. The purpose of this article is to report the experience of the remote-supported self-care program of the extension project during the coronavirus pandemic period. A protocol was developed for the remote monitoring of patients, keeping the walking exercises and the muscle resistance exercises. The assessment was carried out using a satisfaction instrument for patients and students and through the patients' adherence to the remote protocol. The experience was considered positive by the patients and students. However, patient compliance was <50%. The use of digital technologies can be a barrier to adhering to the remote service, although those who overcome it assess the experience of the supported care program as positive.
Keywords: University Extension; Teaching-service insertion; Telerehabilitation; COVID-19; Higher education
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista
- Autores têm permissão de distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).