Autocuidado apoiado remoto para pessoas com doença arterial periférica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2358-0399.2021v12n3.11883

Resumo

O projeto de extensão Serviço de Apoio às Pessoas com Doença Arterial Periférica presta assistência fisioterapêutica a indivíduos com Doença Arterial Periférica. Com a pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19), o serviço passou a ser oferecido de forma remota. O objetivo deste artigo é relatar a experiência do programa de autocuidado apoiado remoto do projeto de extensão durante o período de pandemia do coronavírus. Foi desenvolvido um protocolo para o acompanhamento remoto dos pacientes, com a manutenção de exercícios de caminhada e exercícios de resistência muscular. A avaliação foi realizada por meio de instrumento de satisfação para pacientes e discentes, e pela adesão dos pacientes ao protocolo remoto. A experiência foi considerada positiva pelos pacientes e discentes. Porém, a adesão dos pacientes foi <50%. O uso de tecnologias digitais pode ser uma barreira para a adesão ao serviço remoto, embora aqueles que a ultrapassam avaliam a experiência do programa de cuidado apoiado como positiva.

Palavras-chave: Extensão Universitária; Inserção ensino-serviço; Telereabilitação; COVID-19; Educação superior

Remote-supported self-care for people with peripheral arterial disease

Abstract: The extension project Support Service for People with Peripheral Arterial Disease provides physiotherapy assistance to individuals with Peripheral Arterial Disease. With the pandemic caused by Corononavirus (COVID-19), the service started to be offered remotely. The purpose of this article is to report the experience of the remote-supported self-care program of the extension project during the coronavirus pandemic period. A protocol was developed for the remote monitoring of patients, keeping the walking exercises and the muscle resistance exercises. The assessment was carried out using a satisfaction instrument for patients and students and through the patients' adherence to the remote protocol. The experience was considered positive by the patients and students. However, patient compliance was <50%. The use of digital technologies can be a barrier to adhering to the remote service, although those who overcome it assess the experience of the supported care program as positive.

Keywords: University Extension; Teaching-service insertion; Telerehabilitation; COVID-19; Higher education

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Publicado

13-12-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA, Danielle Aparecida Gomes; DE OLIVEIRA, Lídia Cunha; POEIRAS, Priscila Trindade Caetano; NOGUEIRA, Tiago da Silva; FERREIRA, Fabiane Ribeiro. Autocuidado apoiado remoto para pessoas com doença arterial periférica. Revista Brasileira de Extensão Universitária, Brasil, v. 12, n. 3, p. 387–396, 2021. DOI: 10.36661/2358-0399.2021v12n3.11883. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11883. Acesso em: 30 mar. 2025.