O protagonismo infantil e adulto em uma creche
Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar e analisar algumas situações que evidenciam o protagonismo de crianças e adultos no processo de aprendizagem da cultura humana, vivenciadas em uma Creche, situada em São João del Rei, MG, no âmbito de um programa de extensão denominado CRIAÇÃO – Centro de Respeito às Infâncias e suas Aprendizagens em Ação, da Universidade Federal de São João del Rei, MG. Tal programa tem como objetivo vivenciar na creche experiências multissensoriais e criativas, com diferentes artes, inventando novas possibilidades de viver - por meio da formação, planejamento, intervenção e avaliação efetivados em parceria entre professoras, coordenação da escola e extensionistas (graduandos e professoras universitárias em Teatro, Artes Aplicadas, Educação Física, Música e Pedagogia). Neste artigo, analisamos quatro momentos, vivenciados na creche com professoras, extensionistas e crianças, envolvidos na extensão. Descrevemos algumas atividades realizadas e as analisamos com o aporte teórico dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da abordagem de Reggio Emilia. Ao longo do processo, que incluiu a escrita deste artigo, consideramos a necessidade do protagonismo infantil e adulto. Para as professoras, identificamos a necessidade de planejamento, organização do espaço, tempo e materiais que sejam, de fato, flexíveis, observando e permitindo a participação e protagonismo infantis. Para as crianças, identificou-se a necessidade de tempo, espaço e encorajamento para que ampliem sua autonomia com liberdade, resultando em participação e protagonismo, e consequente aprendizagem e desenvolvimento.
Palavras-chave: Educação Infantil; Participação; Professora; Criança; Extensão Universitária
Child and adult protagonism in a nursery
Abstract: This article aims to present and analyze some situations which highlight the protagonism of children and adults in the process of learning human culture. These situations were experienced in the Nursery Celina Viegas, located in São João del Rei, Minas Gerais, Brazil, in the context of a university extension program called Center of Respect for Childhood and its Learnings in Action, at the University of São João de Rei. Such a program aims to promote multisensory and creative experiences at the nursery, with different arts, inventing new possibilities of living. The Program follows through training, planning, intervention, and evaluation in partnership between teachers, school coordination, and the extension team (undergraduate students and university teachers in Theater, Applied Arts, Physical Education, Music, and Pedagogy). This article analyzes four moments experienced with the extension team, nursery teachers, and children involved in the extension program. To do so, we describe some activities and analyze them with the theoretical contribution of the principles of the Historical-Cultural Theory and the Reggio Emilia approach. Along the process, including the writing of this article, we consider the need for the protagonism of the child and the adult. For teachers, we identify the need for planning and organizing of space, time, and materials that are indeed flexible, observing and allowing participation and child protagonism. For children, we identify the need for time, space, and encouragement to increase autonomy with freedom, thus resulting in participation and protagonism, and as a consequence, learning and development.
Keywords: Child Education; Participation; Teacher; Child; University Extension
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